Para responder a próxima questão considere a Lei nº 5.991/1973, que dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e dá outras providências.
Quanto ao receituário, analise as assertivas abaixo:
I. Quando a dosagem do medicamento prescrito apresentar incompatibilidades, o responsável técnico pelo estabelecimento solicitará confirmação expressa ao profissional que a prescreveu.
II. Na ausência do responsável técnico pela farmácia ou de seu substituto, será vedado o aviamento de fórmula que dependa de manipulação na qual figure substância sob regime de controle sanitário especial.
III. O registro dos medicamentos sob regime de controle sanitário especial poderá conter rasuras, desde que o farmacêutico a valide.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa correta. Alguns medicamentos são utilizados com a finalidade de curar, prevenir ou estabilizar uma condição fisiológica. No caso de profilaxia, qual o Fármaco dos citados que é utilizado na pós exposição ao HIV, e que tem como principal reação adversa a insuficiência renal:
Os agentes anti-inflamatórios não esteroidais terapêuticos (AINE) estão entre os agentes terapêuticos mais utilizados no mundo. Em relação aos anti-inflamatórios não esteroidais, assinale a alternativa correta.
A doença trombótica é comum e tem graves consequências, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, trombose venosa profunda e embolia pulmonar. Em relação a farmacologia e farmacoterapia nos distúrbios da coagulação é correto afirmar:
Assinale a alternativa que apresenta um fator que aumenta os níveis de hormônio antidiurético.
Os anti-inflamatórios esteroidais (AIES) são drogas utilizadas na odontologia por seus efeitos analgésicos e anti-inflamatórios efetivos. Porém, seu uso pode desencadear vários efeitos adversos. Assinale a alternativa que não contém um possível efeito adverso dos AIES.
Os fármacos, antes de serem colocados no mercado para consumo, são planejados e testados em uma forma posológica que é administrada por via específica. As vias de administração são escolhidas para que o fármaco seja capaz de atravessar as barreiras apresentadas pelo corpo, tirando, frequentemente, proveito das moléculas de transporte e de outros mecanismos que permitem a entrada do fármaco nos tecidos corporais. Acerca do exposto, pode-se afirmar:
Assinale a alternativa em que está correta a relação entre o analgésico e seu efeito colateral.
Alguns fármacos que atuam no sistema nervoso central são considerados potencialmente inapropriados para idosos.
Analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Amitriptilina tem efeito anticolinérgico e sedativo.
( ) Clonazepam pode exacerbar distúrbios convulsivos.
( ) Zolpidem está associado a aumento do risco de queda.
Assinale a sequência CORRETA.
Assinale a alternativa que apresenta um fármaco anti-inflamatório não esteroide que modifica a COX-1 e COX-2, inibindo de modo irreversível sua atividade cicloxigenase.
A figura abaixo corresponde a uma análise de difração de raios-X (DR-X) de um fármaco (a), de um filme polimérico (b) e da incorporação desse fármaco no filme polimérico (c) em questão.
Com base essa figura, assinale a alternativa CORRETA:
O uso de terapia inalatória é o modo preferido para o tratamento de asma e de doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC). A grande vantagem da inalação é distribuição do fármaco diretamente nas as vias respiratórias inferiores, em doses eficazes e que acarretam menos reações adversas sistêmicas. A associação de broncodilatadores agonistas β -adrenérgico com corticosteroide inalatórios mostra-se 2 bastante eficaz para o tratamento dessas doenças. Assinale a alternativa que apresenta uma associação de agonistas β -adrenérgico 2 inalatórios de longa duração com um corticosteroide inalatório.
O sistema nervoso Autônomo, apesar de sua denominação, não é independente do restante do sistema nervoso. O sistema nervoso autônomo é interligado ao hipotálamo e à formação reticular, responsáveis por coordenar respostas comportamentais e viscerais para garantir a homeostasia do organismo. Sobre as drogas que atuam no sistema nervoso autônomo: I. Os fármacos colinomiméticos, também chamados de parassimpatolítico, atuam como antagonistas muscarínicos, depressores ganglionares e inibidores da colinesterase. II. A neostigmina é um colinomimético de ação indireta, que inibe reversivelmente a enzima acetilcolinesterase, se ligando ao sítio da enzima impedindo a quebra da acetilcolina e consequente aumento da concentração da mesma. III. Os principais fármacos colinomiméticos de ação direta agem sobre um receptor colinérgico e alguns dos seus representantes são o carbacol, a pilocarpina e a Nicotina. IV. A atropina é fármaco parassimpatolítico inibe as secreções nasais, orais, faríngeas e brônquicas e, dessa forma, resseca as mucosas das vias aéreas. Essa ação é especialmente pronunciada se as secreções forem excessivas e constitui-se na base para a utilização da atropina como medicamento pré-anestésico. A sequência que atende ao enunciado da questão é:
A absorção de fármacos e, consequentemente, a biodisponibilidade de um fármaco dissolvido são influenciadas por fatores inerentes ao fármaco. O tipo de forma farmacêutica e seu método de preparação também podem influenciar na biodisponibilidade. Marque a alternativa correspondente a forma farmacêutica que possui a maior biodisponibilidade.
Com relação à farmacodinâmica, divisão da farmacologia que estuda os efeitos de fármacos sobre o corpo, julgue o item que se segue.
A eficácia de um fármaco corresponde à concentração em que esse fármaco produz 50% de sua resposta máxima.