A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.
Moralmente, a educação se constitui a partir dos polos da heteronomia (própria da imaturidade) e da autonomia (própria da maturidade).
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a respeito da concepção kantiana acerca da ética, da autonomia da razão e da dignidade.
De acordo com a teoria moral kantiana, embora seja naturalmente livre, o ser humano se submete à orientação de outrem por medo, preguiça, comodismo ou covardia.
Considerando o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, acerca do ensino de filosofia.
Um professor que assume uma perspectiva filosófica em sua atividade docente impele os alunos a assumirem determinados valores em vez de estimular uma prática reflexiva.
Leia o texto a seguir:
“Perguntando se o livre-arbítrio vem de Deus, conclui que sim, sendo que quando se age mal é porque se fez a escolha errada. Santo Agostinho procura assim dar conta da relação entre a natureza humana criada por Deus, a vontade livre que Deus deu ao homem e a possibilidade de o homem escolher entre fazer o bem e o mal. Sem a vontade livre o ser humano não seria responsável por seus atos" (MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética. RJ: Zahar, 2007. p.53-54. Adaptado).
Segundo o texto acima, para Santo Agostinho, é fundamental que os homens tenham livre-arbítrio, para que Deus não
A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.
Os problemas éticos da atualidade podem ser resolvidos com a educação ética individual, sendo desnecessário, portanto, um projeto político de ação social nesse sentido.
Aos seus alunos, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“Em ética e na moral, é o estado ou posição do homem degradado a um grau de baixeza moral, ética e axiológica; portanto uma desvalorização."
No contexto da Filosofia, o fragmento acima conceitua:
Sobre a licitude ou ilicitude de matar qualquer ser vivente, conforme o entendimento de Santo Tomás de Aquino na obra Tratado da Justiça, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A vida e a morte de plantas e animais não está subordinada ao homem.
( ) Poderia por vezes ser bom matar um pecador quando se tenha degradado até o nível do animal.
( ) Quem por ordem divina mata um inocente não peca, como também não peca Deus.
( ) Para o homem é lícito tirar a vida dos animais somente para fins de legítima defesa.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.
Por meio da educação e da cultura e do acesso às demais produções tecnológicas e intelectuais desenvolvidas pela humanidade ao longo de sua trajetória civilizatória, o ser humano tem a oportunidade de constituir uma personalidade moral.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a respeito da concepção kantiana acerca da ética, da autonomia da razão e da dignidade.
Em relação à moral, o homem deve servir-se de si mesmo quando se autoimpõe a condição de menoridade.
No campo da esfera privada dos indivíduos, mesmo havendo divergências, há consensos morais que valorizam ações generosas, leais, corajosas e humildes, entre outras. No campo da esfera pública, no entanto, parece que a prática dessas virtudes fundamentais não garante a retidão da conduta dos agentes responsáveis por decisões políticas. Por exemplo, o que fazer se a lealdade a um amigo é incompatível com um dever público ou quando uma decisão política a favor do bem comum acaba por prejudicar alguém da própria família?
Considerando as dificuldades de conciliar conduta virtuosa e dever cívico dos agentes públicos, assinale a alternativa correta.
A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.
A ética e a moral são conceitos correlacionados, complementares e dependentes, restringindo-se a moral à questão ética em um ambiente de ação democrática.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da relação entre ética e felicidade na filosofia aristotélica.
Segundo Aristóteles, a felicidade independe da interveniência das virtudes, devendo ser um objetivo em si mesma.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a respeito da concepção kantiana acerca da ética, da autonomia da razão e da dignidade.
Para Kant, a menoridade está diretamente ligada ao desenvolvimento cognitivo e à idade do sujeito.
Leia o texto a seguir:
“A ética é a reflexão filosófica que visa fazer com que, diante da necessidade de decidir sobre como proceder em determinadas circunstâncias, a pessoa aja de modo correto; bem como servir de parâmetro para avaliar um determinado ato realizado por outro indivíduo como sendo ou não eticamente correto. Porém, a ética não pode ser vista dissociada da realidade sociocultural concreta. Os valores éticos de uma comunidade variam de acordo com o ponto de vista histórico e dependem de circunstâncias determinadas" (MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 9-10. Adaptado).
No texto acima, Marcondes afirma que a ética é a reflexão filosófica que avalia as regras de comportamento humano. Isto significa que o comportamento humano NÃO é determinado
Pode-se compreender a violência como um ato ético? Para avaliar o problema ético da revolução, será necessário compreender a relação entre meios e fins; será necessário compreender a relação de reciprocidade entre o imperativo categórico e o hipotético. A máxima “Os fins justificam os meios" pode ser considerada coerentemente ética se
I. os meios repressivos determinarem por si, a qualidade dos fins.
II. os fins estiverem operando nos meios repressivos para atingi-los.
III. a qualidade dos fins for negligenciada pela lógica dos meios.
IV. os meios repressivos não traírem a qualidade dos fins.
Estão corretas somente as complementações contidas em