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Em trabalho de pesquisa, um pesquisador questionou sobre as desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho, definiu a abordagem teórica do objeto de estudo e projetou uma pesquisa de caráter qualitativo em empresas privadas que possuem programas de equidade de gênero. Num outro momento, ele estabeleceu o diálogo da construção teórica sobre o problema de estudo com a realidade concreta, levantou material documental e realizou entrevistas com mulheres nas empresas selecionadas. 
Essas fases do ciclo da pesquisa correspondem, respectivamente, às fases

Os princípios e as práticas de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (DEIA) estão cada vez mais presentes nos discursos acadêmicos, na pesquisa científica e na agenda das políticas públicas. Eles envolvem a discussão das dimensões das desigualdades, abordando aspectos étnicos, raciais, geracionais, sexuais, de gênero, classe, dentre outros, que interagem em níveis múltiplos e, muitas vezes, simultâneos. Tais princípios são permeados pela compreensão de que aspectos das identidades sociais e políticas se combinam para criar diferentes formas de discriminação e, também, de privilégios.

Essa compreensão expressa uma perspectiva

O texto apresentado a seguir faz a crítica a uma percepção que atravessa o imaginário cultural brasileiro e marca, de forma profunda, a construção identitária de uma parcela da população brasileira, bem como as relações sociais no Brasil.

É importante chamar a atenção para isso, porque o texto, de modo geral, é a reprodução do preconceito de não haver preconceito, como disse o Florestan Fernandes, e de tomar sempre os Estados Unidos como modelo: nos Estados Unidos é que tem racismo; aqui não tem, os negros mesmo dizem isso, e, sabemos, existe aí de montão.
Portanto, essa cidadania a que estamos nos referindo aqui no decorrer destes debates, a cidadania do negro é uma cidadania estraçalhada, é uma cidadania dilacerada [...]

GONZALES, L. A cidadania e a questão étnica. In: RIOS, F.; LIMA, 
M. (org). Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. p. 232-241. 
Adaptado.

 A crítica citada se refere à ideia de 

Assinale a alternativa que apresenta o conceito desenvolvido por Antonio Gramsci (1891-1937) correspondente ao domínio político e moral de uma classe sobre as classes subalternas, levando em conta o consentimento e a não violência.

Em relação aos conceitos de instituição social, estrutura social e estratificação social elaborados pela Sociologia, NÃO é correto afirmar:

A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a "descoberta das comunidades quilombolas", devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.

Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Internet: (com adaptações).

Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que se segue.

A antropologia brasileira incorporou o debate acerca das interseções de gênero, raça e classe surgido no âmbito do feminismo negro norte-americano da década de 70, época em que o movimento negro brasileiro começou a redescobrir as comunidades quilombolas.

Considerando que a mobilidade urbana se caracteriza como um grande problema das cidades brasileiras, julgue o próximo item.

O aumento excessivo de carros nas cidades é um indicador da ascensão de parcela significativa da população a novas faixas de consumo.

Mobilidade social é um campo de estudo da Sociologia utilizado para a compreensão das formas pelas quais os grupos de indivíduos se diferenciam entre si em função da dinâmica social, isto é, a partir de mudanças na condição social e econômica de uma dada população.

Em relação ao conceito de mobilidade social, identifique com V ou F as proposições a seguir, conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) O conceito de mobilidade social pretende explicar as vias e as possibilidades de troca, ascensão e rebaixamento que são colocadas aos indivíduos pelo meio social em que estabelecem suas relações.

( ) Na sociedade capitalista, a questão da mobilidade social é tida como inexistente, uma vez que, devido à estrutura de classes, a posição social dos indivíduos jamais se altera ao longo de suas existências.

( ) A mobilidade social foi amplamente observada nas sociedades feudais, onde clérigos, nobres, servos e vassalos dispunham de variadas posições sociais ao longo de suas vidas, concorrendo entre si e disputando posições nas camadas de maior status e poder.

( ) Na era moderna, a disseminação dos valores liberais transformou a mobilidade social em uma meta política para as nações guiadas por princípios democráticos.

( ) Não se pode restringir a concepção de mobilidade social somente às variações das condições materiais dos indivíduos, pois, em algumas sociedades, a posição social de seus membros pode estar atrelada à família ou a algum papel político ou religioso desempenhado.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

“[O conceito de classe social] é designado para aplicar o arranjo societário inerente ao sistema de produção capitalista. Neste sentido, a classe social só aparece onde o capitalismo avançou suficientemente para associar, estrutural e dinamicamente, o modo de produção capitalista ao mercado como agência de classificação social e à ordem legal que ambos requerem, fundada na universalização da propriedade privada, na racionalização do direito e na formação de um Estado nacional formalmente representativo." FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

Com base nas reflexões trazidas por Florestan Fernandes sobre o conceito de classe social, avalie as seguintes afirmações:

I. Classe social está associada ao avanço do modo de produção capitalista e à restrição da propriedade privada sob a hegemonia da dinâmica do poder de mercado sobre o Estado.

II. Um modelo de estruturação social diretamente associado ao modo de produção capitalista, com fundamento legal no direito à propriedade privada, na dinâmica do mercado e na formação de um Estado nacional.

III. Possui uma estratificação típica, na qual a situação econômica regula o privilegiamento positivo ou negativo dos diferentes estratos sociais, condicionando assim, direta ou indiretamente, os processos de concentração social da riqueza, do prestígio e do poder

É correto o que se afirma em

A educação é um tipo de processo social mais elementar no que tange à preparação para o convívio social. BOTTOMORE, T: 1978; 248, diz que "A função da educação no preparo da criança para um determinado meio na sociedade significa o seu preparo para a participação:

“A distância entre aqueles que possuem muito e aqueles que possuem pouco, mas cada vez mais, não mudou. Mas multiplicaram-se os graus intermediários, que de algum modo aproximam os extremos. Dirigentes dirigidos, a um mesmo centro de mediocridade. Ser rico consiste hoje em dia em possuir um grande número de objetos pobres". (VANEIGEM, 2002, p. 77)

Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.

Um dos autores que discutiu a diferença entre as classes sociais, foi, segundo Montano; Duriguetto (2011) Max Weber. Weber construiu o conceito de estratificação social, compreendendo-o com base em três dimensões. Selecione, dentre as afirmativas abaixo, a que indica, corretamente, as dimensões contidas na análise de Weber sobre estratificação social. I.Dimensão do Capital. II.Dimensão da Riqueza. III.Dimensão do Poder. IV.Dimensão do Lucro. Estão corretas as afirmativas:

Ao analisar a situação do negro no Brasil durante a década de 50 do século XX, Florestan Fernandes demonstrou que a:

A obra de Jessé Souza tem inspirado as pesquisas recentes sobre a nova estrutura de classes da sociedade brasileira. Dada a perspectiva adotada pelo autor, essas pesquisas têm criticado:

No que diz respeito à estratificação e à mobilidade social, julgue os itens subsecutivos.

As estratificações sociais são sistemas de classificação não universalizantes e representados por distribuição assimétrica entre direitos e obrigações.

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