No que tange aos dados e informações que alimentam o sistema de vigilância epidemiológica, correlacione a COLUNA I com a COLUNA II.
COLUNA I
1.Dados de morbidade
2.Dados de mortalidade
3.Dados demográficos, ambientais e socioeconômicos
COLUNA II
( ) Permitem quantificar grupos populacionais, com vistas à definição de denominadores para o cálculo de taxas. A disponibilidade desses indicadores é primordial para a caracterização da dinâmica populacional e das condições gerais de vida, as quais se vinculam os fatores condicionantes da doença ou agravo sob vigilância.
( ) Permitem a detecção imediata ou precoce de problemas sanitários. Tratam-se, em geral, de dados oriundos da notificação de casos e surtos, da produção de serviços ambulatoriais e hospitalares, das investigações epidemiológicas, da busca ativa de casos, dos estudos amostrais e dos inquéritos, entre outras fontes.
( ) São de fundamental importância como indicadores da gravidade do fenômeno vigiado. A base que fornece esses dados apresenta variáveis graus de cobertura entre as regiões do país, algumas delas com elevada subenumeração. Há proporção significativa de registros sem causa definida, o que impõe cautela na análise dos dados.
Assinale a sequência CORRETA.
Os levantamentos odontológicos, também chamados de inquéritos ou estudos seccionais, são estudos do tipo transversal que têm por objetivo coletar informações referentes a um determinado problema em uma população. Com relação aos levantamentos epidemiológicos em Odontologia, é correto afirmar que
Epidemiologia é a ciência que estuda os fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas. Em relação aos conceitos epidemiológicos, é correto afirmar que:
É uma doença de Notificação Compulsória:
Conforme disposições do Ministério da Saúde, a notificação compulsória pode ser imediata ou semanal. De acordo com essa classificação estabeleça a relação entre a coluna I e a coluna II .
Coluna I
1- Notificação imediata
2- Notificação semanal
Coluna II
( ) hanseníase
( ) febre amarela
( ) tuberculose
( ) dengue (óbitos)
( ) hepatites virais
A sequência correta é:
Entre as doenças e agravos de notificação compulsória definidas pelo Ministério da saúde estão as(os):
Em relação à hantavirose é correto afirmar:
Quando se realiza campanhas de vacinação ou orientação sobre alimentação saudável, está sendo praticado o seguinte tipo de prevenção:
A alternativa que corresponde a uma doença endêmica em Ji-Paraná é:
A incidência de doenças transmissíveis como febre amarela e hepatite B, são exemplos de indicadores de:
Os agentes causadores de doenças são denominados:
Com base na história natural e prevenção de doenças, analise as afirmativas a seguir
I. A prevenção primária se faz com a intercepção dos fatores pré-patogênicos, sendo uma de suas formas a promoção da saúde.
II. Segundo Leavel & Clark são estágios do período de patogênese a interação estímulo-hospedeiro e a doença precoce discernível.
III. O isolamento de um paciente para evitar a propagação de uma doença é um exemplo de prevenção terciária.
Está correto apenas o que se afirma em:
Qual o nível de Atenção do Sistema Único de Saúde correto, em que estão inseridos os Programas de Hanseníase e Tuberculose?
Em relação aos conceitos de endemia, epidemia e pandemia, marque a alternativa correta:
O mosquito transmissor da febre amarela é um exemplo de: