A Taxa de mortalidade neonatal precoce – C.1.1 (Coeficiente de Mortalidade Neonatal Precoce) objetiva analisar variações populacionais, geográficas e temporais da mortalidade neonatal precoce, identificando tendências e situações de desigualdade que demandem ações e estudos específicos.
(BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância em Saúde: volume único. 2017)
Considerando os indicadores básicos de saúde no Brasil, a taxa de mortalidade neonatal precoce é calculada pelo:
Analise as afirmativas abaixo, identificando-as com V (se verdadeiras) ou F, (se falsas).
( ) A Vigilância à Saúde do Trabalhador busca identificar e analisar os riscos presentes nas atividades produtivas e a ocorrência de acidentes e agravos à saúde relacionados ao trabalho, com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenções visando ao cuidado dos trabalhadores e à eliminação ou minimização das exposições para proteção da saúde, em parceria com os trabalhadores.
( ) A Vigilância Ambiental busca conhecer e detectar os riscos e perigos para a saúde e seus determinantes presentes no ambiente, com a finalidade de propor medidas de prevenção e controle de doenças e outros agravos à saúde, observado o princípio da precaução.
( ) A Vigilância Sanitária busca conhecer a distribuição das doenças e dos agravos à saúde e identificar os fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle adequados.
( ) A Vigilância Epidemiológica busca identificar riscos à saúde e intervir para eliminá-los ou minimizar a exposição e prevenir problemas de saúde decorrentes da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Em um estudo realizado em um município brasileiro, foi medida a taxa de incidência de acidente vascular cerebral em 118.539 mulheres com idade entre 30-55 anos que, em 2001, não tinham histórico de doença coronariana, acidente vascular cerebral ou câncer. Um total de 274 casos de acidente vascular cerebral foi observado ao longo de oito anos de acompanhamento (908.447 pessoas/ano). A taxa de densidade de incidência de acidente vascular cerebral para toda a população foi de 30,2 por 100 mil pessoas/ano de observação. Nessa situação, a Taxa de incidência cumulativa ou risco para acidente vascular cerebral, no período de oito anos, por mil habitantes, corresponde à
Nos últimos meses temos assistido a epidemia de febre amarela em diversos municípios brasileiros.
A respeito da vacina da febre amarela, é INCORRETO afirmar que:
Também de acordo com a Portaria 204, de 17 de fevereiro de 2016, a ocorrência de um caso de Febre Amarela demanda a notificação em até quanto tempo às autoridades de saúde?
São atividades que devem ser realizadas na Sala de Vacinas, diariamente, ao término do expediente, EXCETO:
Sobre a Investigação Epidemiológica de Casos, Surtos e Epidemias, todas as alternativas estão corretas, exceto:
A respeito do SUS e do papel do enfermeiro na vigilância em saúde, julgue o item seguinte.
A morbimortalidade causada pelas doenças crônicas não transmissíveis é maior na população mais rica, o que exige uma atenção especial da enfermagem para esse grupo, buscando, por exemplo, realizar intervenções para o tratamento das disfunções metabólicas e cardiovasculares.
A respeito do SUS e do papel do enfermeiro na vigilância em saúde, julgue o item seguinte.
Embora as taxas de mortalidade por diabetes e certos tipos de câncer estejam subindo, nota-se uma queda na mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis, o que representa uma grande conquista para a saúde no Brasil.
A Vigilância Epidemiológica desencadeia suas atividades a partir da ocorrência de um evento sanitário de caso suspeito ou confirmado de doença sob vigilância. São fontes de dados para a suspeição de casos de Doenças de Notificação Compulsória, EXCETO:
Acerca das doenças de interesse da saúde pública, julgue o item a seguir.
O eletrocardiograma e a radiografia de tórax de um portador de infecção por Trypanosoma cruzi podem apresentar resultados normais.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A vigilância epidemiológica apresenta poder de polícia sanitária.
II. O Mapa da Saúde de uma determinada Região deve conter as informações sobre as ações e serviços de saúde ofertados exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Marque a alternativa CORRETA:
Sobre a vigilância epidemiológica de surtos e agravos, é correto afirmar que:
A situação epidemiológica da dengue no país permanece caracterizada pelo número crescente de casos graves e óbitos nos últimos dez anos. Nesse sentido,
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) propôs, em 2017, medidas de prevenção de infecção relacionada à Assistência à Saúde, com a finalidade de reduzir a incidência de infecções em Serviços de Saúde, a partir da disponibilização de medidas preventivas práticas adequadas à realidade brasileira.
As alternativas estão corretas com relação às medidas de prevenção de infecção, EXCETO: