Considere os aspectos relacionados à vigilância epidemiológica e assinale a alternativa correta
Em uma unidade de terapia intensiva para adultos, entre outros elementos aplicados para avaliação da qualidade da assistência, é utilizado o indicador “incidência de úlcera de pressão – UP”, preconizado pelo Núcleo de Apoio à Gestão Hospitalar (NAGEH), obtido por meio da aplicação da seguinte fórmula:

Para o período de interesse, para a obtenção do indicador a partir da aplicação da fórmula apresentada, deve-se utilizar como
Qual das doenças abaixo NÃO é uma doença de notificação compulsória no território
nacional?
São duas doenças que exigem notificação compulsória semanal:
A Vigilância Epidemiológica das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) “é a observação ativa, sistemática e contínua de sua ocorrência e de sua distribuição entre pacientes, hospitalizados ou não, e dos eventos e condições que afetam o risco de sua ocorrência, com vistas à execução oportuna das ações de prevenção e controle”. Nesse processo é realizada, também, a vigilância da Resistência Microbiana (RM) e do consumo de antimicrobianos. Os indicadores monitorados em âmbito nacional, que são definidos e divulgados anualmente pelos órgãos competentes, devem ser obrigatoriamente notificados à Anvisa, pelas CCIH dos serviços de saúde brasileiros:
A Vigilância Epidemiológica tem por finalidade promover a detecção e prevenção de doenças e agravos transmissíveis à saúde e seus fatores de risco, bem como a elaboração de estudos e normas para as ações de vigilância epidemiológica. Assinale a afirmativa incorreta sobre as competências da vigilância epidemiológica.
Acerca da infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV), assinale a alternativa correta.
A história natural das doenças corresponde à evolução de uma doença no indivíduo através do tempo, na ausência de intervenção. No período conhecido como pré-patogênico ocorre a inter-relação dos componentes da tríade epidemiológica. Estes componentes são:
"A dinâmica do perfil epidemiológico das doenças, o avanço do conhecimento científico e algumas características da sociedade contemporânea têm exigido não só constantes atualizações das normas e procedimentos técnicos de Vigilância Epidemiológica, como também o desenvolvimento de novas estruturas e estratégias capazes de atender aos desafios que vêm sendo colocados" (BRASIL/MS, 2009).
Considerando a PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO Nº 4, DE 28 DE SETEMBRO DE 2017, que dispõe sobre consolidação das normas sobre os sistemas e os subsistemas do Sistema Único de Saúde. É INCORRETO afirmar que:
A Influenza tipo B infecta:
A vigilância epidemiológica tem como propósito fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças ou agravos, bem como
Um enfermeiro analisou um conjunto de valores de idades de um grupo de pacientes. Foram 9 pacientes e suas idades eram: 76, 78, 82, 84, 86, 90, 90, 90 e 98 anos.
Para esse conjunto de dados, o valor da moda é
Para as ações de vigilância epidemiológica, os indicadores fornecem informações necessárias ao diagnóstico, controle e avaliação da situação de saúde, além de calcular agravos e riscos para a população.
Para a epidemiologia, a Taxa de
Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que:
Os acidentes de trabalho com exposição a material biológico são de notificação compulsória de acordo com a Portaria Nº 204, de 17 de fevereiro de 2016. O instrumento utilizado para notificar esses acidentes junto ao Sistema de Notificação de Agravos de Notificação é a ficha de investigação de acidente de trabalho com exposição a material biológico. Nessa ficha, são variáveis a serem coletadas: