De acordo e para o efeito da Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, o documento que aponta situações de risco e descreve as estratégias e ações definidas pelo serviço de saúde para a gestão de risco visando à prevenção e à mitigação dos incidentes, desde a admissão até a transferência, a alta ou o óbito do paciente no serviço de saúde é chamado de plano
Sobre a transmissão do Sars-CoV-2 (Covid19), assinale a afirmativa INCORRETA:
Considerando as orientações para a coleta de exames da gestante e do recém-nascido em caso de suspeita de infecção pelo Zika vírus, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
( ) Deve ser coletado de 2 a 5 ml de sangue (sem anticoagulante) do cordão umbilical do RN no momento do nascimento.
( ) Não é mais recomendado coletar fragmentos da placenta nem amostra de líquor do recém-nascido após o parto.
( ) Orienta-se coletar cerca de 10 ml de sangue, sem anticoagulante, da mãe, até 3 a 5 dias após o início dos sintomas.
A sequência correta é:
A Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. O monitoramento dos incidentes e eventos adversos será realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente - NSP.
Consoante dispõe o citado ato normativo, as atividades de: I - monitorar os dados sobre eventos adversos notificados pelos serviços de saúde; II - divulgar relatório anual sobre eventos adversos com a análise das notificações realizadas pelos serviços de saúde; III - acompanhar, junto às vigilâncias sanitárias distrital, estadual e municipal as investigações sobre os eventos adversos que evoluíram para óbito; competem
A Resolução do Conselho Nacional de Saúde - CNS nº 553/2017 dispõe sobre a carta dos direitos e deveres da pessoa usuária da saúde.
De acordo com o mencionado ato normativo
A Portaria Nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, do Ministério da Saúde, define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. Analise as doenças e/ou agravos abaixo, de acordo com a periodicidade da notificação, e coloque I para Imediata e S para Semanal.
( ) Acidente de trabalho com exposição a material biológico
( ) Hanseníase
( ) Botulismo
( ) Cólera
( ) Malária na região extra amazônica
Assinale a alternativa com a sequência correta:
O Calendário Nacional de Vacinação abrange não só crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) previne as formas graves de tuberculose, principalmente miliar e meníngea. Assinale a indicação a ser ministrada em dose única.
As causas externas ocupam o primeiro lugar na mortalidade de adolescentes e jovens e são determinadas por:
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta como é definido um caso suspeito de zika.
A alternativa que corresponde a um exemplo de prevenção secundária é:
A detecção precoce de emergências de saúde pública, surtos e epidemias ocorre quando o sistema de vigilância epidemiológica local está bem estruturado, com acompanhamento constante da situação geral de saúde e da ocorrência de casos de cada doença e agravo sujeito à notificação.
Sobre essa prática, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com o Manual de Ouvidorias do SUS (2014), sobre a importância do sigilo e da ética no funcionamento das Ouvidorias do SUS, analise as assertivas a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A Ouvidoria do SUS deve ter sua autonomia assegurada para manter a confidencialidade de denunciantes quando isso for necessário.
( ) Em nome da transparência, deve haver publicidade sobre a identidade de servidores que sejam objeto de manifestação, a fim de garantir que o processo de investigação transcorra sem privilégio e especulação.
( ) A Ouvidoria do SUS deve manter o sigilo da fonte quando o interessado solicitar a preservação de sua identidade. Porém, deve-se esclarecer ao(à) cidadão(ã) sobre a possibilidade da quebra do sigilo por seu consentimento ou por determinação judicial.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
“A disponibilidade de informação apoiada em dados válidos e confiáveis é condição essencial para a análise objetiva da situação sanitária, assim como para a tomada de decisões baseadas em evidências e para a programação de ações de saúde" (BRASIL, 2018, p. 1). Os chamados indicadores de saúde possuem papel fundamental neste cenário.
Em relação aos indicadores de saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A mensurabilidade de um indicador se refere à sua capacidade de medir o que se pretende.
( ) A confiabilidade de um indicador se relaciona à sua capacidade de detectar somente o fenômeno analisado.
( ) Os indicadores de saúde devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde.
( ) As informações geradas pelos indicadores de saúde contribuem para o estabelecimento de políticas e prioridades melhor ajustadas às necessidades de saúde da população.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
As variações no comportamento de uma doença, observadas em longo período de tempo, geralmente 10 anos ou mais, são denominadas:
Um sistema de notificação eficiente é condição essencial para que a vigilância epidemiológica atinja seus objetivos. Assim, deve-se fazer a notificação dos casos: