As metas de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas destacam a necessidade de aumentar a participação de energias renováveis na matriz energética global. O Brasil tem avançado, em maior proporção, na geração de um tipo de energia elétrica sustentável que apresenta menor risco de ocorrência de danos e desastres ambientais. Trata-se da produção de energia:
Depois de gastar R$ 40 bilhões para erguer Belo Monte, a concessionária Norte Energia, dona da hidrelétrica, quer agora autorização para construir usinas térmicas, informa o Estadão.
Internet: <www.oantagonista.com>.
Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre a questão energética no País, julgue o item.
A autorização solicitada foi concedida pela Aneel em novembro último, sob protestos dos ambientalistas e de lideranças indígenas.
A matriz energética mundial e a matriz energética brasileira apresentam significativas diferenças, como pode ser visto na figura a seguir.
Figura 1- Matriz energética mundial

Figura 2 – Matriz energética brasileira

Fonte: EPE, 2018.
Tendo essas diferenças como parâmetros interpretativos e, baseando-se em seus conhecimentos, identifique os itens certos e os itens errados, sobre as afirmações expostas.
( ) O Brasil, de certa forma, não apresenta dependência estratégica de fontes fósseis de energia, ao contrário do resto do mundo.
( ) O incentivo em relação à energia de biomassa é definitivamente um potencial pouco explorado nas recentes gestões governamentais brasileiras.
( ) O petróleo é uma commodity em franca decadência no mundo e no Brasil.
( ) O investimento em energia nuclear deveria ser uma prioridade na agenda política brasileira para favorecer ainda mais a nossa matriz energética.
Assinale a alternativa correspondente à sequência correta:

O texto descreve o avanço da energia
O consumo de energia é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida de qualquer sociedade. Ele reflete tanto o ritmo de atividade dos setores industrial, comercial e de serviços, quanto a capacidade da população para adquirir bens e serviços tecnologicamente
mais avançados, como automóveis (que demandam combustíveis), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (que exigem acesso à rede elétrica e pressionam o consumo de energia elétrica).
Fonte: BRASIL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. 3ed. Brasília: Aneel, 2008.
Observe o gráfico a seguir:

Sobre as características dos países e regiões do mundo a partir dos dados do gráfico, é procedente afirmar que
Bento Costa Lima Leite, novo ministro de Minas e Energia, recebeu o cargo do ex‐titular da pasta Moreira Franco, no dia 2 de janeiro de 2019, na sede do MME. Também defendeu maior protagonismo da mineração no desenvolvimento do País e menos preconceito dos brasileiros
em relação à energia nuclear.
Com base nas ideias expressas no texto acima e em temas correlatos, julgue o item.
O “preconceito dos brasileiros em relação à energia nuclear” se explica por ser essa fonte tida como uma das maiores emissoras de gases de efeito estufa.

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e analisando temas correlatos, julgue o item
O risco de rompimento de barragens em Minas Gerais provocou, em fevereiro, o fechamento de importantes rodovias do País, como a BR‐381, que liga a capital mineira a São Paulo, e a BR‐356, que liga Belo Horizonte a Ouro Preto.
Uma das formas mais limpas para se gerar energia elétrica é através de usinas eólicas, o Brasil está entre os dez maiores geradores desta matriz energética do mundo. Qual Região é a maior geradora de energia através de usinas eólicas em nosso país?
A energia nuclear é um recurso estratégico e ao mesmo tempo controverso quanto a sua utilização. Contudo, continua sendo um importante recurso que apresenta, dentre suas limitações,
Acerca do assunto abordado nesse fragmento de texto, bem como de múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
Os rios navegáveis das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil fazem que o transporte aquaviário seja de importância primordial para a exportação brasileira de commodities.
Acerca do assunto abordado nesse fragmento de texto, bem como de múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
O projeto de transposição do rio São Francisco é uma política pública que objetiva gerar mais energia hidráulica para o produtor rural do sertão nordestino.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é considerada a maior do mundo em potência geradora de energia. Em relação à sua história e funcionamento, assinale a alternativa INCORRETA.
As chamadas "Outras Fontes" (ou "fontes alternativas de energia", termo que começa a cair em desuso) aumentaram em 500% a sua participação na matriz energética mundial, segundo a Key World Energy Statistics da IEA (International Energy Agency), edição de 2008. Uma variação que só foi superada pelo parque nuclear, que registrou expansão de 589% no período.
Internet: <www2.aneel.gov.br> (com adaptações).
Tomando o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item a seguir.
No grupo “Outras fontes de energia”, estão presentes o vento, o sol, o mar, o petróleo, o esgoto, o lixo e dejetos animais, entre outros.
A energia é um bem fundamental à vida do homem e ao desenvolvimento da sociedade global. Dentre os recursos naturais energéticos renováveis estão as energias
Acerca do assunto abordado nesse fragmento de texto, bem como de múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
A energia elétrica brasileira é gerada, majoritariamente, por força hidráulica.