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Levando-se em conta o Manual de Redação da Presidência da República e as normas da língua culta no Brasil, as lacunas do memorando são preenchidas CORRETAMENTE por

Com relação ao uso dos pronomes de tratamento na redação oficial, é INCORRETO

afirmar que

Considerando que a redação oficial é a forma pela qual o poder público redige atos normativos

e comunicações e que uma das atribuições do profissional de secretariado é a elaboração desses

documentos, avalie as assertivas seguintes.

I. São características da redação oficial a impessoalidade, o uso de padrão culto da

linguagem, clareza, concisão, formalidade e padronização.

II. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é

“Ilustríssimo Senhor", seguido do cargo respectivo.

III. “Vossa Magnificência" é o vocativo correspondente às comunicações dirigidas aos

Reitores.

IV. A “Vossa Reverência" é o vocativo utilizado nas comunicações destinadas aos Cardeais.

V. O fecho de comunicações “atenciosamente" é para autoridades de mesma hierarquia ou

subordinadas, enquanto que o “respeitosamente" é para autoridades superiores.

Estão CORRETAS apenas:

O emprego do pronome de tratamento Vossa Excelência não é aceito para

Sobre o uso das formas de tratamento, ao dirigir-se a uma determinada autoridade, é correto afirmar que o pronome:

Assinale a alternativa que associa corretamente a forma de tratamento com a autoridade à qual se refere.

Acerca das formas de tratamento, é correto afirmar que se

utiliza Vossa Eminência para

PARA RESPONDER AS QUESTÕES 14 E 15, CONSIDERE O OFÍCIO A SEGUIR:

As lacunas 1, 2 e 3 que aparecem no texto acima estarão corretamente preenchidas pelos seguintes pronomes:

Acerca das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.

Em regra, as comunicações assinadas pelo presidente da República dispensam a identificação do signatário, à exceção da mensagem, cuja redação deve seguir a recomendação do padrão ofício, segundo a qual, em todas as comunicações oficiais, devem constar o nome e o cargo da autoridade remetente abaixo do local de sua assinatura.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir, relativos ao formato e à linguagem de
correspondências oficiais.

Em documentos oficiais destinados aos desembargadores do TJDFT, devem ser empregados o pronome de tratamento Vossa Excelência e o vocativo Senhor Desembargador, à exceção dos encaminhados ao presidente do tribunal, nos quais deve ser empregado o vocativo Excelentíssimo Senhor Presidente.

O uso de pronomes e locuções pronominais de tratamento tem grande tradição na língua portuguesa. O pronome de tratamento "Vossa Excelência" é utilizado para as seguintes autoridades, exceto:

Com relação a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue
os itens a seguir segundo o Manual de Redação da Presidência
da República.

Em comunicações dirigidas a chefes de poder, o vocativo adequado é “Excelentíssimo Senhor”, seguido do nome do cargo correspondente.

Julgue os itens subsequentes, com base no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República.

Por estar de acordo com as regras de concordância do padrão culto da linguagem, a frase Vossa Excelência indicareis a vossa nova secretária seria adequada para compor a redação de documento oficial.

As informações emitidas pelos órgãos públicos devem primar pelo zelo e, assim sendo, a correspondência oficial deve merecer especial atenção. Analise as afirmativas a seguir e marque C (CERTA) ou E (ERRADA). ( ) "Eminência" pode ser abreviada como "Em.5" ou "Ema.".
( ) "Vossa Alteza" é utilizado para referir-se a Reis e Rainhas.
( ) "Desembargador" pode ser abreviado como "Des.".
( ) "Senhor" ou "Senhora" são utilizados para um tratamento informal, especialmente com pessoas mais próximas.
Pode-se afirmar que:

Julgue os itens subsequentes,com base no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República.

Por estar de acordo com as regras de concordância do padrão culto da linguagem, a frase Vossa Excelência indicareis a vossa nova secretária seria adequada para compor a redação de documento oficial.

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