Sobre a formas de Tratamento em comunicações oficiais, assinale a alternativa INCORRETA:
Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical do trecho apresentado e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Vimos agradecer a prestimoza colaboração de Vossa Senhoria no seminário de abertura da Semana de Odontologia realizado no mês de fevereiro desse ano.
No envelope, o endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades tratadas por Vossa Excelência, terá a seguinte forma:
É a expressão de tratamento de nível mais elevado, usada na redação oficial para, entre outros, o Presidente da República, o Presidente do Congresso Nacional e o Presidente do Supremo Tribunal Federal:
A forma de tratamento empregada para Reitores das Universidades é:
Dentre as exigências das normas para a redação de ofícios, atas, exposições de motivos, declaração, atestado, relatório e memorandos internos e outros expedientes, o pronome de tratamento Vossa Excelência será dirigido às seguintes autoridades, EXCETO
Referente ao Manual de Redação da Presidência da República, CAPÍTULO II, As Comunicações Oficiais, assinale a alternativa INCORRETA:
Uma abreviação muito comum usada em cartas e documentos oficiais é a sigla V.S.a. Seu significado é:
Ainda sobre o uso dos pronomes de tratamento em textos oficiais, é importante ressaltar que um redator deve possuir conhecimentos de linguagem técnica oficial que lhe permita, por exemplo, saber empregar os pronomes de tratamento essenciais para utilizá-los de maneira adequada no processo de comunicação escrita nesses gêneros de textos. Assim, marque a alternativa em que os pronomes de tratamento têm correspondência com as respectivas autoridades: Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Secretários-Executivos de Ministérios, Cônegos e superiores religiosos, Embaixadores:
A abreviação do pronome de tratamento Vossa Senhoria é:
Com relação às formas de tratamento em correspondências oficiais, considere as seguintes afirmativas:
1.Por denotar respeito, a forma de tratamento “doutor" pode ser empregada mesmo no caso de o destinatário não ter
obtido esse grau em curso universitário.
2.O fecho de uma comunicação cujo destinatário é autoridade hierarquicamente superior é “respeitosamente".
3.O vocativo a ser empregado em comunicações endereçadas a deputados federais e senadores é “Excelentíssimo
Senhor".
Assinale a alternativa correta.
Os pronomes de tratamento na redação oficial, por seguirem uma tradição secular de uso estabelecido, são empregados em conformidade com o cargo das autoridades a que se referem (civis, eclesiásticos e militares), com respeito e distinção. Dado o exposto, marque a alternativa em que o uso do pronome de tratamento se adequa.
Segundo o Manual de Redação Oficial, o emprego dos pronomes de tratamento obedece a secular tradição. É de uso consagrado Vossa Excelência para as seguintes autoridades:
I- Do Poder Executivo
II- Do Poder Legislativo
III- Do Poder Judiciário
IV- Todas as autoridades que tenham cargos de chefia
Está (ão) CORRETA(s) apenas
Os pronomes de tratamento são utilizados na Redação Oficial com certas especificidades. Mesmo que façam referência à segunda pessoa gramatical, a concordância sempre será em terceira pessoa, uma vez que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução e não com o pronome. Com base nessa afirmação, assinale o item de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República:
No uso correto dos pronomes em documentos oficiais, o termo “vossa excelência” é utilizado nas seguintes situações, EXCETO: