Relativamente às formas de tratamento em comunicações cerimoniosas, relacione o tratamento adequado da Coluna 1 com o respectivo destinatário da Coluna 2. Coluna 1 1.Vossa Senhoria. 2.Vossa Excelência. 3.Vossa Excelência Reverendíssima. 4.Vossa Senhoria Reverendíssima. Coluna 2 ( ) Chefe da Casa Civil da Presidência da República. ( ) Delegado Regional da Receita Federal. ( ) Monsenhores e Cônegos. ( ) Chefe da Advocacia-Geral da União. ( ) Vereadores Municipais. ( ) Arcebispos e Bispos. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando o trecho de documento hipotético apresentado anteriormente, julgue o item a seguir.
Considerando-se o emprego dos pronomes de tratamento na referida correspondência oficial, estaria correta a substituição do trecho Convido-o por Convido Vossa Excelência.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, são de uso consagrado “Vossa Excelência” para as seguintes autoridades do Poder Executivo, exceto:
O emprego dos pronomes de tratamento obedece a secular tradição, por isso, vossa excelência é de uso consagrado, EXCETO para:
Considerando a necessidade de enviar correspondência ao Presidente da República, Reitor de determinada Universidade e ao Oficial das Forças Armadas, conforme Manual de Redação Oficial da Presidência da República deverão ser utilizados, respectivamente, os seguintes pronomes de tratamento:
Marque a alternativa incorreta em relação à abreviações das formas de tratamento:
O uso de pronomes de tratamento tem larga tradição na língua portuguesa e comumente devem ser utilizados em correspondências oficiais. Desse modo assinale a alternativa que apresenta uma informação EQUIVOCADA quanto ao emprego do pronome de tratamento:
Julgue o item que se segue, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Informamos a Vossa Senhoria que a liberação dos recursos financeiros solicitados está condicionada à disponibilidade financeira e orçamentária deste órgão.
Segundo o Manual de Redação e Estilo da Apex-Brasil, “Vossa Magnificência” é utilizada no tratamento de
Sobre o uso de pronomes de tratamento na redação oficial, os pronomes de tratamento são:
Para enviar uma correspondência oficial a um cliente da empresa, o redator deve empregar fórmulas de tratamento compatíveis com a situação comunicativa. Qual o pronome de tratamento correto para este caso?
Com relação a forma de tratamento e ao vocativo que devem ser usados para cargos de autoridades, de acordo com as normas de redação oficial, considera-se:
Os pronomes de tratamento representam a forma de tratar as pessoas com quem se fala ou a quem se dirige a comunicação. A forma de tratamento utilizada em uma correspondência oficial para um Cardeal deve ser:
Considere a situação hipotética descrita abaixo:
A ideia da Agenda do Diretor, amplamente aplaudida pelos professores e funcionários administrativos da escola, gerou posteriormente o Manual da Boa Comunicação Escolar, sendo solicitado ao secretário escolar que enviasse o Manual ao Secretário Municipal de Educação e ao Reitor da Universidade local.
Ao se dirigir, respectivamente, ao Secretário e ao Reitor, os pronomes de tratamento indicados de acordo com o cargo e função de cada um correspondem corretamente à alternativa:
A forma de tratamento e vocativo na correspondência oficial deve estar relacionada ao cargo e autoridades a quem a correspondência for dirigida.
Nesse contexto, está correto: