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Émile Durkheim e Max Weber são identificados como dois

verdadeiros clássicos da investigação sociológica, autores que

lançaram as bases teóricas e metodológicas de uma genuína ciência

empírica da vida coletiva. Em suas obras encontram-se importantes

contribuições para melhor compreender as origens e estruturas da

sociedade moderna.

Tendo como referência o texto anterior, julgue os itens que se

seguem, a respeito das investigações desses sociólogos.

Encontram-se na obra sociológica de Max Weber importantes

contribuições para o estudo da organização burocrática que, de

acordo com o autor, seria uma das características distintivas do

mundo moderno.

O sociólogo e antropólogo Marcel Mauss foi, ao lado de seu tio

Émile Durkheim, um dos fundadores da chamada escola francesa de

sociologia. Mestre de toda uma geração de consagrados

antropólogos contemporâneos como Claude Levi-Stráuss e Louis

Dumont, Mauss realizou pesquisas fundamentais sobre magia e

religião. Considerando essas observações, julgue os itens

subsequentes, com base na obra de Marcel Mauss.

Segundo Mauss, existem fenômenos sociais que podem ser

chamados de totais, pois neles são expressas, ao mesmo tempo

e de uma só vez, todas as instituições sociais.

Analise os fragmentos a seguir. I. Explica o mundo moderno pela racionalização, considerada a essência da atividade social e pautada em dois tipos ideais de racionalidade: a ação racional com relação a valores e a ação racional com relação a fins.
II. Funda uma nova ciência dos fatos sociais e suas leis, possuidora de um método próprio, que estuda os modos de socialização como, por exemplo, a passagem de uma solidariedade mecânica para uma solidariedade orgânica.
Os fragmentos identificam duas linhagens conceituais da reflexão sociológica e estão referidos, respectivamente, a

Émile Durkheim e Max Weber abordaram, em seus escritos

metodológicos, o problema da possibilidade, ou não, de o sociólogo

manter, em suas pesquisas, a mais completa neutralidade diante dos

valores morais e políticos do seu meio social. Tanto Durkheim

como Weber ofereceram respostas claras e explícitas a esse

importante problema metodológico. A respeito desse assunto,

julgue os próximos itens.

A sociologia compreensiva de Max Weber, centrada na ideia

de interpretação dos sentidos da ação social, implica a rejeição

do monismo naturalista, mas não a rejeição da neutralidade

axiológica associada a esse monismo.

Émile Durkheim e Max Weber são identificados como dois

verdadeiros clássicos da investigação sociológica, autores que

lançaram as bases teóricas e metodológicas de uma genuína ciência

empírica da vida coletiva. Em suas obras encontram-se importantes

contribuições para melhor compreender as origens e estruturas da

sociedade moderna.

Tendo como referência o texto anterior, julgue os itens que se

seguem, a respeito das investigações desses sociólogos.

Conforme Durkheim, o fenômeno social da anomia, um estado

de crise dos valores e normas que ordenam a vida coletiva,

pode resultar das súbitas expansões do poder e da riqueza que

ocorrem nas sociedades industriais.

Émile Durkheim e Max Weber abordaram, em seus escritos

metodológicos, o problema da possibilidade, ou não, de o sociólogo

manter, em suas pesquisas, a mais completa neutralidade diante dos

valores morais e políticos do seu meio social. Tanto Durkheim

como Weber ofereceram respostas claras e explícitas a esse

importante problema metodológico. A respeito desse assunto,

julgue os próximos itens.

Em Ciência como vocação, Max Weber defendeu a

necessidade de o sociólogo renunciar a toda neutralidade,

subordinando assim as conclusões sociológicas obtidas aos

valores morais e políticos de sua preferência.

Émile Durkheim e Max Weber abordaram, em seus escritos

metodológicos, o problema da possibilidade, ou não, de o sociólogo

manter, em suas pesquisas, a mais completa neutralidade diante dos

valores morais e políticos do seu meio social. Tanto Durkheim

como Weber ofereceram respostas claras e explícitas a esse

importante problema metodológico. A respeito desse assunto,

julgue os próximos itens.

Segundo Émile Durkheim, cabia aos sociólogos tratar os

fenômenos sociais como realidades exteriores e independentes

da subjetividade humana. Assim, ficariam garantidas a

objetividade e a neutralidade da investigação sociológica.

Émile Durkheim e Max Weber abordaram, em seus escritos

metodológicos, o problema da possibilidade, ou não, de o sociólogo

manter, em suas pesquisas, a mais completa neutralidade diante dos

valores morais e políticos do seu meio social. Tanto Durkheim

como Weber ofereceram respostas claras e explícitas a esse

importante problema metodológico. A respeito desse assunto,

julgue os próximos itens.

Em virtude de suas divergências acerca da natureza do

conhecimento sociológico, Durkheim e Weber também

divergem quanto à necessidade da neutralidade do sociólogo

na pesquisa.

Émile Durkheim e Max Weber são identificados como dois

verdadeiros clássicos da investigação sociológica, autores que

lançaram as bases teóricas e metodológicas de uma genuína ciência

empírica da vida coletiva. Em suas obras encontram-se importantes

contribuições para melhor compreender as origens e estruturas da

sociedade moderna.

Tendo como referência o texto anterior, julgue os itens que se

seguem, a respeito das investigações desses sociólogos.

Segundo Durkheim, a moderna sociedade industrial

caracteriza-se pela predominância da solidariedade mecânica

que resulta da divisão do trabalho social.

Considerando que os métodos sociológicos contemporâneos se

cristalizaram após as interpretações de Karl Marx, Émile Durkheim

e Max Weber, por meio do diálogo com as suas reflexões, que

ficaram conhecidas como teoria sociológica clássica, julgue os

próximos itens.

O método sociológico da teoria dos sistemas de Talcott

Parsons é considerado um desenvolvimento lógico e

consequente do método sociológico de Émile Durkheim.

“Para Durkheim, a sociedade seria muito parecida com um imenso e complexo organismo em busca de equilíbrio. A consciência coletiva para ele revelaria o tipo psíquico da sociedade, ao constituir uma espécie de forma moral entre seus componentes. Assim, a consciência coletiva não seria um somatório das consciências individuais e particulares de cada um, mas uma consciência exterior a todas as pessoas e imposta de fora.” (Durkheim, 2004, p. 50)
Dentro dos conceitos de Durkheim, em alguns casos, há inadequação ou ausência de regras que regulam as situações de interação social, característica principalmente das sociedades modernas de base urbano-industrial. Ao enfraquecimento ou supressão das normas numa dada sociedade, ele denominou:

Segundo Durkheim (s/d.), “Éuma ilusã o acreditar que podemos educar nossos fi lhos como queremos”. Para o autor, o que determina o tipo de educação em cada sociedade:

Para Durkheim, “Não há povo em que não exista certo número de ideias, sentimentos e práticas que a educação deve inculcar a todas as crianças, indistintamente, seja qual for a categoria social a que pertençam”. Émile Durkheim é considerado um pensador preocupado com a questão da ordem social. Em seus estudos sobre Educação, destaca que a importância desta, em relação à vida social, é de ter uma função:

Em termos da metodologia das ciências sociais, a proposição de Durkheim para o estudo dos fenômenos sociais é analisá-los como:

Raymond Aron (2002), ao apresentar a obra “Da divisão do Trabalho Social“, de Émile Durkheim, chama a atenção para a distinção entre os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica, que corresponderiam à duas formas extremas de organização social. Para caracterizar os dois tipos ele utiliza, respectivamente, os termos:

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