A malária é reconhecida como um grave problema de saúde pública no mundo. O enfrentamento adequado dessa endemia também é fundamental para consolidar o processo de descentralização das ações de epidemiologia e controle da doença, bem como a integração com as atividades da atenção básica. Nessa doença,
Sobre o manejo da Hanseníase, analise as afirmativas abaixo:
I. Para os casos diagnosticados, deve-se utilizar a classificação operacional de caso de hanseníase, visando definir o esquema de tratamento com poliquimioterapia, que se baseia no número de lesões cutâneas
II. O resultado negativo da baciloscopia exclui o diagnóstico clínico da hanseníase.
III. Os casos que apresentarem mais de um nervo comprometido, desde que devidamente documentado pela perda ou diminuição de sensibilidade nos respectivos territórios, a unidade de referência deverá tratar como multibacilar (MB), independentemente da situação de envolvimento cutâneo.
O número de afirmativas INCORRETAS corresponde a:
Sobre o modo de transmissão de doenças infecciosas, assinale a resposta CORRETA.
Em relação às Meningites Virais, analise as afirmativas abaixo:
I. Em geral, os casos evoluem com complicações.
II. Tem distribuição universal. A frequência de casos se eleva no final do inverno e começo da primavera.
III. O sistema nervoso central pode ser infectado por um variado conjunto de vírus, mas, independente do agente viral, o quadro clínico caracteriza-se por aparição súbita de cefaleia, fotofobia, rigidez de nuca, náuseas, vômitos e febre.
IV. É de notificação obrigatória, assim como as demais meningites.
O número de afirmativas corretas corresponde a:
A bronquiolite é uma infecção viral aguda que ocorre usualmente em crianças de 2 a 12 meses, tendo como uma das características predominantes:
Considere o quadro descrito abaixo:
Doença Infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, podendo afetar outros órgãos. A transmissão ocorre quando o doente estiver eliminando bacilo ao tossir, espirrar ou falar. Causa rápido emagrecimento e os locais fechados, como asilos e presídios são os mais prováveis de haver surtos. O quadro acima corresponde corretamente à alternativa:
De acordo com o Ministério da Saúde, as melhores medidas de prevenção e de controle da tuberculose são o diagnóstico precoce e o tratamento do paciente até a cura. Outras medidas de prevenção importantes incluem
A tuberculose (TB) é a principal causa de óbito por doença infecciosa em pessoas vivendo com HIV (PVHIV) e, por isso, deve ser pesquisada em todas as consultas, pois a infecção pelo HIV eleva o risco de desenvolvimento de TB em indivíduos com a infecção latente (ILTB), sendo o mais importante fator de risco. Portanto, todas as PVHIV, mesmo que assintomáticas para tuberculose, devem realizar, para o diagnóstico da ILTB,
A hepatite viral é uma infecção viral sistêmica, em que a necrose e a inflamação das células hepáticas produzem um conjunto característico de alterações clínicas, bioquímicas e celulares. São exemplos de hepatites virais com transmissão via fecal-oral:
Julgue os itens subsequentes em relação às atribuições do enfermeiro segundo as normas do Ministério da Saúde para atenção à saúde e consulta de enfermagem.
É necessário esclarecer, no aconselhamento pós-teste anti-HIV com resultado negativo, que pode ser uma ocorrência da “janela imunológica”, lembrando que este resultado não significa imunidade, e discutir estratégias de redução dos riscos e adoção de práticas seguras.
A partir de junho de 2017, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacina HPV quadrivalente para meninos e passa a disponibilizar essa vacina para a população masculina de:
A tuberculose é uma doença grave, porém curável em praticamente 100% dos casos novos, desde que obedecidos os princípios da moderna quimioterapia. O tratamento deve ser desenvolvido sob regime ambulatorial, supervisionado, com pelo menos três observações semanais da tomada dos medicamentos nos primeiros dois meses e uma observação por semana até o seu final. A supervisão pode ser realizada de forma direta na unidade, no local de trabalho e na residência do paciente por meio de visitador sanitário ou agente comunitário de saúde. A unidade de saúde pode identificar líderes comunitários ou responsáveis familiares que auxiliem na supervisão do tratamento. Dadas as afirmativas em relação a quaisquer esquemas de tratamento da tuberculose, I. A medicação é de uso diário e deverá ser administrada de preferência em uma única tomada. II. Atenção especial deve ser dada ao tratamento dos grupos considerados de alto risco de toxicidade, constituído por pessoas com mais de 60 anos, em mau estado geral, alcoolistas, infectadas pelo HIV, em uso concomitante de drogas anticonvulsivantes e pessoas que manifestem alterações hepáticas. III. Em crianças menores de cinco anos, que apresentem dificuldade para ingerir os comprimidos, recomenda-se o uso das drogas em forma de xarope ou suspensão. verifica-se que está(ão) correta(s)
Julgue os itens subsequentes em relação às atribuições do enfermeiro segundo as normas do Ministério da Saúde para atenção à saúde e consulta de enfermagem.
As mulheres portadoras de HIV e seus recém-nascidos
devem ser isolados das outras mulheres para evitar a
contaminação da maternidade e do berçário.
Julgue os itens subsequentes em relação às atribuições do enfermeiro segundo as normas do Ministério da Saúde para atenção à saúde e consulta de enfermagem.
Deve-se orientar o paciente acerca do tratamento com dose única de medicação endovenosa específica e recém-desenvolvida para casos de hanseníase 666.
A respeito da tuberculose pulmonar assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, ao agente infeccioso e ao tipo de precaução recomendado.