O Soro antirrábico de uso humano (SAR) é indicado para profilaxia da raiva humana, após exposição ao vírus rábico, e sua indicação depende da natureza da exposição e das condições do animal agressor. No caso de ferimentos profundos e dilacerantes, principalmente quando há necessidade de sutura, existe a indicação de infiltração de SAR no local do ferimento. Sobre essa indicação, analise as orientações abaixo.
Das orientações, estão corretas
Sobre a febre amarela, é incorreto afirmar que:
Acerca das práticas de biossegurança aplicadas ao processo de cuidar, julgue o próximo item.
As precauções universais, atualmente denominadas precauções básicas, são medidas de prevenção que devem ser utilizadas na assistência a todos os pacientes, independentemente do diagnóstico definido ou presumido de doença infecciosa.
Com relação à saúde da mulher, da criança e do idoso, julgue o item.
Quanto ao acometimento osteomuscular, na dengue, os sintomas musculares, como a mialgia, são importantes, ao contrário da chikungunya, em que as articulações são mais acometidas.
Homem, 62 anos, apresenta diagnóstico confirmado para hanseníase. Durante anamnese e exame físico, o(a) enfermeiro(a) constata sinais e sintomas. Dentre os achados relacionados a seguir, assinale a alternativa correta de acordo com essa patologia.
Os testes rápidos (TR) constituem imunoensaios de execução simples, que podem ser realizados em até 30 minutos e não necessitam de estrutura laboratorial, embora, a depender da amostra trabalhada, sejam necessários cuidados de biossegurança. Os TR utilizados para o diagnóstico da hepatite B são realizados com sangue total colhido por punção da polpa digital ou por punção venosa, com soro ou com plasma. Esses testes permitem a detecção do
A verminose que apresenta como modo de transmissão a penetração de larvas infectantes na pele, geralmente pelos pés, causando dermatite característica, é:
O Brasil tem colecionado êxitos importantes no controle e monitoramento de doenças infecciosas e transmissíveis. Um dispositivo importante para avanços nessa área é a compreensão sobre o modelo de vigilância em saúde.
Sobre a vigilância em saúde, assinale a alternativa INCORRETA.
A respeito de agentes infecciosos e parasitários, julgue o item subsecutivo.
A classe Trematoda, representada pelo Schistosoma mansoni, e a classe Cestoda, representada pela Taenia solium, ambas do filo platelminto, são importantes parasitos humanos, capazes de causar doenças como a esquistossomose e a cisticercose, respectivamente.
A respeito da coqueluche, é correto afirmar que:
Os medicamentos usados na terapia antirretroviral (TARV) pertencem a seis classes de fármacos, que interferem na replicação do HIV em seis pontos diferentes do processo.
Associe corretamente as três colunas com o nome do medicamento, o ponto de ação no processo de replicação do vírus e os possíveis efeitos adversos, respectivamente.

Assinale a alternativa correta.
No contexto das arboviroses no Brasil, a prova do laço tem como objetivo buscar manifestações hemorrágicas espontâneas ou provocadas e deve ser
Sobre a Dengue, é INCORRETO afirmar que:
A respeito de agentes infecciosos e parasitários, julgue o item subsecutivo.
Os protozoários que parasitam o homem podem habitar diferentes tecidos ou órgãos, como o Trypanosoma cruzi, presente no sangue, a Giardia lamblia, no intestino, ou as Trichomonas, nos genitais e nas vias urinárias.
Julgue o próximo item, relativo aos meios de transmissão das hepatites virais.
A transmissão do vírus da hepatite A (HAV) ocorre majoritariamente por via parenteral, por isso o risco de transmissão é maior entre pessoas que compartilham seringas, agulhas e outros instrumentos para uso de drogas.