Com relação à diálise com circulação extracorpórea, julgue o item subsequente.
Em UTI, os métodos dialíticos contínuos possibilitam o manejo de pacientes hemodinamicamente instáveis.
A respeito de infecção em serviços de diálise, julgue o item que se segue.
Os dialisadores podem ser utilizados para o mesmo paciente por, no máximo, dez vezes, após esse dialisador ser submetido ao processamento automático, observando-se a medida mínima permitida do volume interno das fibras.
No que se refere à assistência de enfermagem ao paciente com lesão renal aguda (LRA), julgue o próximo item.
Pressão arterial média maior que 65 mmHg viabiliza a perfusão renal.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. Representa um exemplo de doença desse tipo:
Com relação às intervenções preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde para doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, julgue o item subsequente.
Terapia hormonal com estrógenos e progesterona é uma medida de prevenção cardiovascular recomendada a mulheres.
A probabilidade de apresentar diabetes ou um estado intermediário de glicemia depende da presença de fatores de risco. Assinale a alternativa que indica o público-alvo para o rastreamento do Diabetes Mellitus.
As pessoas com fatores de risco para Diabetes Mellitus deverão ser encaminhadas para uma consulta de rastreamento e solicitação do exame de glicemia. Casos de tolerância diminuída à glicose, glicemia de jejum alterada ou diabetes gestacional prévia, podem ser testados
Diabetes mellitus é um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que apresenta em comum a hiperglicemia, a qual é o resultado de defeitos na ação da insulina, na secreção de insulina ou em ambas. Os critérios diagnósticos para o pré-diabetes ou risco aumentado de diabetes tipo 2 incluem a positividade de qualquer um dos parâmetros diagnósticos dos exames de
Segundo o Manual do pé diabético do Ministério da Saúde (2016), a medida de maior impacto para a saúde da pessoa com Diabetes Mellitus (DM) é:
A asma brônquica é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias que provoca hiper-reatividade das vias respiratórias, edema de mucosa e produção de muco, sendo os 3 sintomas mais comuns:
A parada cardiorrespiratória (PCR) é a cessação abrupta das funções cardíaca, respiratória e cerebral.
São sinais de PCR em adulto:
As doenças respiratórias têm uma elevada prevalência em nosso meio. O trato respiratório representa uma opção ideal para a administração de medicamentos. O fármaco que dissolve as secreções do aparelho respiratório facilitando sua eliminação é chamado de:
O cuidado integral com Diabetes Mellitus e suas complicações é um desafio para a equipe de saúde, especialmente no sentido de ajudar a pessoa a conviver com essa doença crônica, que requer mudanças de modo de viver, envolvendo a vida de seus familiares e amigos, na casa e no ambiente de trabalho. Em relação aos fatores indicativos de maior risco ao diabetes tipo 2 NÃO é correto afirmar:
Em relação à condição crônica da hipertensão arterial, dados os fatores predisponentes,
I. Herança genética.
II. Estresse.
III. Sedentarismo.
IV. Aumento da longevidade.
Verifica-se que estão corretos:
A pressão arterial é consequência da força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo sistema circulatório. A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Nos adultos maiores de 18 anos, a pressão arterial pode ser classificada da seguinte forma: