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Os currículos são o conjunto de saberes culturais que, em dado momento, os responsáveis políticos e os especialistas em educação concordam que seja preciso trabalhá-los na escola para formar pessoas que vivem em um contexto social e cultural. Com relação às crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos, Bassedas et alii (1999) afirmam que a existência de um currículo para essa etapa escolar é

Conforme o Parecer CNE/CEB n° 20/2009, as instituições de Educação Infantil devem assegurar a educação em sua integralidade, entendendo

Na Educação Básica, é necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua _________, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua _________, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana. Com base no art. 6o da Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do texto.

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2013) remetem para a necessidade de propostas curriculares que contemplem o percurso formativo das crianças e adolescentes num processo articulado e sequencial, o que exige um olhar e diálogo horizontal e vertical do currículo. Na educação infantil, a organização do tempo e do espaço com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças requer análise cuidadosa do planejamento de atividades que atendam às especificidades da faixa etária, promovendo assim seu desenvolvimento integral. Assim, ao organizarmos os espaços e os tempos na educação infantil, devemos:

Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta:

I- Promover um modelo pedagógico que exija que todas as crianças façam as mesmas coisas no mesmo espaço e tempo, com os mesmos materiais.

II- Organizar rotinas heterogêneas, esquemas de ações em que as crianças possam fazer escolhas e tomar iniciativas a partir da oferta de diferentes espaços, diferentes interações, brinquedos e materiais, linguagens e brincadeiras.

III- Possibilitar espaços diferenciados, situações diversificadas, que possibilitem a criança exercitar a autonomia, a liberdade, a iniciativa dentro de uma proposta que respeite sua individualidade.

IV- Organizar um planejamento didático e segui-lo rigorosamente, com uma rotina de atividades organizadas no espaço e no tempo. Essas rotinas não devem ser modificadas, pois a sequência organizada pelo professor facilita gerir o trabalho na sala de aula.

V- Organizar o espaço físico, a fim de identificar as características e os ritmos homogêneos das crianças, considerando a brincadeira, o lúdico, as interações e as trocas entre as crianças como aspectos secundários que facilitam a apropriação do conhecimento.

Considerando as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica –Volume II, analise as atribuições abaixo e identifique a(s) que compete(m) ao Currículo e Educação:

I- Os documentos oficiais sinalizam o currículo como o coração das práticas educativas, por isso, precisa levar em conta as características da comunidade escolar e, sobretudo, o multiculturalismo. As implicações curriculares na visão do multiculturalismo do pensamento pós-crítico estão ligadas à produção das diferenças que não podem ser reduzidas ao determinismo (sempre foi assim), por isso, precisam ser analisadas constantemente.

II- De acordo com o art. 9º, inciso II, da Resolução nº04/2010, o objetivo é de avançar nos conceitos de currículo, garantindo a qualidade da escola que adota como centralidade a criança/aluno e a aprendizagem, levando em consideração “[...] a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade”. (BRASIL, 2010).

III- O currículo é visto como o modelador da construção das identidades e constrói as relações de poder da sociedade, sendo o fio da trama social. Com base nesse pressuposto, o professor deve ser rígido, seguir o currículo de forma efetiva, sem desviar do assunto e conteúdo proposto no início do ano escolar.

IV- Assim, pode-se afirmar que a necessidade de flexibilização curricular supõe a quebra de rigidez de práticas culturalmente construídas, pelas quais os atores sociais da escola estabelecem novas conexões e constroem aprendizagens significativas. Por aprendizagem significativa, entendese aquela carregada de sentido para o sujeito e caracterizada pela interação entre novos conhecimentos relevantes. (MOREIRA, 2003).

Assinale a alternativa correta:

Tendo como referência a legislação nacional, o Decreto nº 22.766/2002 estabeleceu que ao Conselho de Educação Física, Desporto e Lazer do Distrito Federal – CEFDL/DF, compete o planejamento, a normatização, a fiscalização e a coordenação da educação física, do desporto e do lazer esportivo naquele território da federação, a mesma norma fixou que aquele coletivo terá onze membros, com as representações contidas no Quadro abaixo:

Sobre a composição do CEFDL/DF é correto afirmar que

Considerando as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica –Volume II, analise os itens abaixo e identifique a(s) que compete(m) à Arte e Educação e diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se não for:

( ) A arte é disciplina obrigatória nas escolas, conforme determinação da Lei de Diretrizes e Bases 9.394, no Artigo 26: “§ 2o “O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvi-mento cultural dos alunos”. (BRASIL, 1996).

( ) Em seus objetivos gerais, o ensino da arte articula ações que oportunizam aos alunos se reconhecerem como seres humanos em sua integridade; que possam conhecer e vivenciar arte não apenas no fazer artístico, mas dando ênfase à reflexão sobre o produto artístico, fazer arte e pensar sobre ela.

( ) O ensino da arte, aqui apresentado, defende as quatro linguagens da arte, portanto, os arte-educadores devem ser professores polivalentes e que trabalhem as Artes Visuais, Dança, Música e Teatro de ma-neira efetiva e constante, resgatando uma educação plural e tradicionalista.

( ) Outro objetivo da arte na escola é conhecer a produção artística que é concebida em seu entorno, possibilitando aos alunos se perceberem como parte neste processo e se identificarem com o meio ao qual pertencem. Quando crianças e adolescentes se percebem inseridos na arte que é produzida em sua cidade, no seu país, eles se sentem valorizados, fortalecendo a autoestima e estabelecendo conexões entre o particular e universal.

( ) O ensino de Arte deve considerar, ainda, a diversidade e a pluralidade cultural, considerando classe social, raça, etnia, gênero, religião, opção sexual, exceto à educação especial. Quanto a este último, não há parâmetros legais, pedagógicos e artísticos para alunos portadores de necessidades educacionais especiais a serem oportunizados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A questão se refere ao disposto na Resolução CME nº 31 de 8 de dezembro de 2015 – Diretrizes Gerais para Organização e Funcionamento do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul.

Os três anos iniciais do Ensino Fundamental são considerados como um ciclo sequencial não passível de interrupção, voltado para ampliar a todos os estudantes as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas, imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos e, portanto, devem assegurar:

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

( ) a alfabetização e o letramento.

( ) o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, da Ciência, da História e da Geografia.

( ) a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica – DCN - estabelecem que o respeito aos estudantes e a seus tempos mentais, socioemocionais, culturais, identitários, deve se constituir

Para Brasil (2010) a universalização da educação básica trouxe consigo maior diversidade de alunos nas escolas, evidenciando-se a diversidade como característica constituinte das diferentes sociedades e da população. Nesse sentido:

Sobre o Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), é correto afirmar que

De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, no ensino fundamental a avaliação do aluno, a ser realizada pelo professor e pela escola, é redimensionadora da ação pedagógica e deve assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica.
Assinale a alternativa CORRETA sobre avaliação contínua:

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, assinale a alternativa correta que completa as lacunas do parágrafo a seguir.

Art. 31 Do_______ ao ______ ano do Ensino Fundamental, os componentes curriculares Educação Física e Arte poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes.

Sobre as atribuições do pedagogo na Educação Básica, compete a ele:

I. Atuar como profissional especializado em estudos e ações relacionados com a ciência pedagógica e problemática educativa.

II. Atuar em sala de aula, revelando domínio no trato com os conhecimentos específicos das disciplinas curriculares.

III. Atuar em diferentes campos onde houver uma prática educativa com caráter de intencionalidade.

IV. Atuar em diferentes campos, atividades e ações educativas escolar e extraescolar.

V. Atuar preparando atividades para serem aplicadas em sala de aula pelo professor, centralizando as decisões sobre aprovação e reprovação.

Estão corretas as afirmativas:

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica A entrada de crianças de 6 (seis) anos no Ensino Fundamental implica assegurar-lhes garantia de aprendizagem e desenvolvimento pleno, atentando para a grande diversidade social, cultural e individual dos alunos, o que demanda espaços e tempos diversos de aprendizagem. Sendo assim os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar: EXCETO:

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