A Educação Física escolar tem um papel importante no desenvolvimento infantil. Freire (2009) critica a padronização de movimentos, pois percebe que os movimentos são construídos pelos sujeitos, em cada situação. Assim, ao falar sobre os movimentos no desenvolvimento infantil, o autor constata a manifestação de:
O Coletivo de Autores (2012) critica a “perspectiva da Educação Física escolar que tem contribuído historicamente para a defesa dos interesses da classe no poder, mantendo a estrutura da sociedade capitalista” (p.37). Tal perspectiva apoia-se na pedagogia tradicional influenciada pela tendência biologicista e quer educar o homem para ser forte e ágil. Essa perspectiva, na área da Educação Física escolar, tem como objetivo desenvolvera:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O basquetebol é jogado com uma bola, e o objetivo é inseri-la no cesto fixo que está localizado no centro da quadra.
II. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos passa pela interação do sujeito com o meio.
Marque a alternativa CORRETA:
É sugerido que a dança para a 7ª e 8ª série do ensino fundamental II seja:
Em um jogo de iniciação ao futsal, o professor percebe que as crianças de sua turma passam a bola somente para dois colegas. O jogo fica monótono, pois a maioria dos alunos fica sem contato com a bola. Nesse caso, o professor deve tomar a atitude de
"A Educação Física escolar deve dar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos". (PCN, p.29). Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, é tarefa da Educação Física escolar, garantir aos alunos o acesso a práticas corporais da cultura:
"O pensar e agir interdisciplinar se apoiam no princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é em si mesma completa e que, pelo diálogo com as outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade de sua representação" (Ferreira, 2006).
Segundo os pressupostos que norteiam o trabalho interdisciplinar referentes aos conteúdos desenvolvidos na Educação Física, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
( ) Nas aulas de Educação Física podem-se ser ampliados os estudos referentes a convivência humana.
( ) Por meio da Educação Física integrada a disciplinas como o Português e Arte, poderão ser abordados temas referentes a ética e a cidadania.
( ) A ação mental, exemplificada pelas quatro operações matemáticas, são ações específicas da disciplina de matemática, já que na Educação Física não existe espaço para serem desenvolvidos conteúdos que envolvam o raciocínio lógico.
( ) Os estudos referentes a hábitos alimentares, composição dos alimentos, cadeia alimentar, gasto energético são conteúdos que podem ser abordados de uma forma interdisciplinar na Educação Física.
A sequência correta é:
Leia as afirmativas a seguir: I. O professor de Educação Física deve respeitar o tempo de aprendizagem de cada aluno, pois as pessoas são diferentes. II. O professor de Educação Física deve adotar uma conduta estimulante perante os alunos. III. Em Educação Física, todo aprendizado deve ser recreativo, lúdico, prazeroso, fazendo a criança tomar gosto pelo esporte. IV. A complexidade dos exercícios deve ser adequada aos objetivos e à faixa etária do grupo de estudantes. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmações abaixo
I. Composta por planejamento, execução e avaliação, a didática fornece importantes elementos para a melhoria da prática educativa, embora não esteja relacionada ao ato pedagógico propriamente dito.
II. Na relação entre didática e prática educativa os processos de ensino e de aprendizagem devem ocorrer de forma dialética entre professor, aluno e conhecimento.
III. Entendendo a aprendizagem como uma construção da qual cabe ao aluno tornar-se sujeito, ao professor compete o papel de melhorar sua prática didática, identificando e transmitindo os conhecimentos que o aluno deve receber para atingir os objetivos de ensino. IV. A boa interação entre didática e prática ocorre quando as finalidades educativas contemplam, além de pressupostos teóricos ou programas disciplinares, as relações entre os atos de ensinar e aprender, propiciando condições e estratégias que permitam a construção do conhecimento. Mediante as afirmações apresentadas, é correto afirmar que:
No aspecto didático e pedagógico, o planejamento deve orientar o professor a responder alguns questionamentos relevantes. Em relação à pergunta: “ Para que vou ensinar?”, a mesma corresponde aos:
Quanto à importância de atividades lúdicas para a aprendizagem, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que o jogo descrito, implica na organização técnico-tática e no julgamento de valores sobre as regras do mesmo:
Para o ensino da dança, em todos os ciclos, são sugeridos a abordagem em relação ao conteúdo expressivo. NÃO é um tema relacionado ao conteúdo expressivo:
São exemplos de estímulo ao fomento da autonomia dos alunos, EXCETO:
Leia as afirmativas a seguir: I. O professor de Educação Física deve conduzir as aulas práticas de sem perder de vista os objetivos estabelecidos. II. No contexto das aulas de Educação Física, o professor deve planejar-se para garantir que toda prática deva ter motivação. III. O professor de Educação Física não deve tentar despertar em cada aluno uma vontade maior de aprender e descobrir as possibilidades do próprio corpo. IV. O professor de Educação Física deve explicar os exercícios de forma precisa e compreensível, através da palavra e da demonstração. Marque a alternativa CORRETA: