Considerando o diagrama a seguir, responda a questão.
Uma entidade FUNCIONARIO possui um relacionamento denominado SUPERVISIONADO que pode associar diversas ocorrências na mesma entidade FUNCIONARIO. Baseado nas propriedades do diagrama entidade-relacionamento, o conceito desse relacionamento (SUPERVISIONADO) pode ser definido como:
Em relação ao modelo entidade-relacionamento, analise as afirmativas abaixo. I. Uma chave estrangeira é um campo, que faz referência para a chave primária de outra tabela ou da mesma tabela. II. Especialização é uma abstração em que os conjuntos de relacionamentos são tratados como conjuntos de entidades de nível superior e podem participar de relacionamentos. III. No relacionamento 1-para-N (um-para-muitos), a chave estrangeira situa-se na entidade de cardinalidade muitos. IV. Relacionamentos N-para-M (muitos-para-muitos) são mapeados em relações extras contendo uma chave primária criada artificialmente e as chaves primárias das relações envolvidas. É correto afirmar que as afirmativas
As informações de um departamento e de seus colaboradores devem ser organizadas e armazenadas conforme a estrutura mostrada no diagrama precedente. Para isso, serão utilizados os comandos DDL a seguir.
Tendo como referência as informações apresentadas, julgue o próximo item.
A seguir, é apresentado o diagrama entidade-relacionamento correto para os comandos DDL em questão.
Modelo de dados, é também conhecido como Diagrama ER (Entidade-Relacionamento). É uma forma de representação gráfica do conhecimento que se tem sobre o ambiente (realidade) qualquer. Mostra uma visão estática das informações (entidades) de interesse e dos vínculos (relacionamentos) existentes entre elas.
Dentre os tipos de entidade e relacionamento, assinale a alternativa em que o conceito é INCORRETO.
Julgue o item seguinte, a respeito dos conceitos de modelagem de dados e níveis de abstração.
No modelo de entidade-relacionamento, uma entidade se caracteriza por um objeto do mundo real que possui um conjunto de propriedades; os valores de um subconjunto dessas propriedades podem identificar de maneira única a entidade.
Considerando o modelo entidade-relacionamento (ER) precedente, julgue o seguinte item, relativo a banco de dados.
Situação hipotética: Ao analisar o modelo ER em questão, Paulo verificou que há duas chaves identificadas com o mesmo nome: — em
e em
.
Paulo sabe que o conceito de chaves é básico para estabelecer relações entre linhas de tabelas de um banco de dados relacional e que as chaves primárias devem ser únicas.
Assertiva: Nessa situação, Paulo deve invalidar o modelo ER em questão, pois ele está semanticamente errado, já que não pode haver chaves primárias com nomes iguais, ainda que em entidades distintas.
Considere hipoteticamente a existência de empresas que terceirizam o fornecimento de Recursos Humanos a outras empresas. Cada funcionário pode ser cadastrado em várias dessas empresas terceirizadas, nos mesmos cargos ou em cargos diferentes. Um modelo abstrato de dados dessa relação entre "Empresa_Terceirizada_RH" e "Funcionario" é mostrado abaixo.
Para um Analista especializado em Tecnologia da Informação implementar o modelo mostrado na figura, em um Sistema Gerenciado de Banco de Dados relacional, terá que
Acerca de banco de dados, julgue o item que se segue.
Em um diagrama MER, a entidade representa uma coisa concreta do mundo real, enquanto as coisas abstratas são representadas pelo relacionamento entre as entidades.
Analise o diagrama Entidade Relacionamento abaixo.

Com base nesse diagrama, pode-se afirmar que
Em um Modelo Entidade-Relacionamento, assinale o tipo particular de entidade que ocorre quando um atributo identificador de uma entidade inclui o atributo identificador da outra entidade.
Para a modelagem conceitual de um banco de dados, pode-se utilizar o Diagrama Entidade-Relacionamento (DER). No processo de modelagem, o projetista pode identificar atributos cujos valores devem ser obtidos após algum processamento utilizando informações obtidas do próprio banco de dados, sem a necessidade do armazenamento destes valores. Esta é a definição para atributo:
Uma instituição de ensino superior necessita de dados para controlar a apresentação de trabalhos de conclusão de seus alunos. O sistema deve controlar cada aluno, realizando trabalho de conclusão e seu respectivo professor orien-tador. Quando o trabalho for finalizado, deseja-se controlar o agendamento da apresentação do trabalho deste aluno perante uma banca. A banca é sempre presidida pelo professor orientador, e composta por 3 outros professores julgadores.
O sistema necessita controlar:
– os dados dos alunos e o vínculo de orientação com professores da instituição;
– os dados das apresentações dos trabalhos dos alunos, incluindo a formação da respectiva banca por professores da instituição e a nota atribuída ao aluno.
Utilizando o modelo Entidade-Relacionamento (ER), o analista modelou conceitualmente uma base de dados que atende esses requisitos informacionais. Essa base está representada na imagem abaixo, conforme a notação gráfica adotada em Heuser (2009), a qual é baseada na proposta de Peter Chen. Considere que as entidades, seus atributos e identificadores, bem como as cardinalidades dos relacionamentos capturam as restrições do domínio.

A partir da modelagem representada acima, assinale a alternativa que apresenta um ou mais relacionamentos dispen-sáveis, cuja eliminação não acarretaria prejuízo para os requisitos informacionais a serem atendidos pelo banco de dados.
Em relação à modelagem Entidade-Relacionamento, considere as situações abaixo. Em cada situação são dados o nome de um relacionamento e de três enti-dades (identificados em letras maiúsculas), junto com a descrição de uma situação a ser modelada.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) os itens abaixo, no que se refere às situações modeladas adequadamente por um relacionamento ternário entre as três entidades participantes indicadas.
( ) Relacionamento ALOCACAO, entidades FUNCAO, PROJETO, e EMPREGADO: deseja-se registrar sobre cada alocação, além da data de início da alocação e número de horas semanais, o empregado alocado, o projeto e a função a ser executada.
( ) Relacionamento ENVIO, entidades FORNECEDOR, PECA, e CLIENTE: deseja-se registrar sobre cada envio, além da data de envio e custo do envio, o fornecedor que enviou, o cliente e todas as peças enviadas.
( ) Relacionamento TURMA, entidades PROFESSOR, MONITOR, e DISCIPLINA: deseja-se registrar sobre cada turma, além do horário das aulas, a disciplina relativa à turma, o professor responsável e o monitor que faz o acompanhamento.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Com base no esquema de entidade-relacionamento (ER) para o banco de dados de uma empresa, conforme apresentada a figura, assinale a alternativa correta.
Considerando o modelo entidade-relacionamento (ER) precedente, julgue o seguinte item, relativo a banco de dados.
Considerando-se apenas o diagrama apresentado, infere-se que, na aplicação das regras para a transformação do modelo ER em um modelo relacional, é necessário realizar a fusão das tabelas referentes às entidades envolvidas no relacionamento.