Os gestores de Governança, Risco e Compliance (GRC) desempenham um papel fundamental na gestão integrada da organização, assegurando a harmonização dos objetivos estratégicos e metas com as melhores práticas e normas internacionais de governança, risco e compliance. Nesse contexto, a matriz de riscos emerge como uma ferramenta indispensável, permitindo a avaliação e priorização dos riscos em projetos e oferecendo uma visão clara e estruturada dos potenciais impactos e probabilidades de ocorrência.
O termo utilizado para fazer referência a eventos que têm probabilidade de ocorrência muito baixa mas efeitos altamente impactantes ou catastróficos é:
Em relação à administração direta e indireta, julgue o item
Sociedade de economia mista é a entidade criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam, em sua maioria, à União ou à entidade da administração indireta.
Vide a seguinte norma, extraída do Decreto-lei no 200/1967, que ainda hoje baliza vários dos institutos da Administração Pública brasileira:
“Art. 10. A execução das atividades da Administração Federal deverá ser amplamente LL I .
§ 1o A LL
II será posta em prática em três planos principais:
a) dentro dos quadros da Administração Federal, distinguindo-se claramente o nível de direção do de execução;
b) da Administração Federal para a das unidades federadas, quando estejam devidamente aparelhadas e mediante convênio;
c) da Administração Federal para a órbita privada, mediante contratos ou concessões”.
Preenchem correta e respectivamente as lacunas I e II do texto acima: