Aparecida Maria é técnica da área de monitoramento de
políticas públicas do Ministério da Ação Social. Recebeu
a incumbência de verificar em todos os projetos qual
seria a medida do grau de atendimento dos objetivos que
orientaram a constituição de todos os Programas, tendo
como referência os seus impactos na sociedade. Essa
avaliação se refere ao aspecto de
A respeito das funções da administração, julgue os itens a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso).
(__) Planejar quer dizer estabelecer os objetivos da organização e por quais caminhos ela percorrerá para atingi-los, afinal, nada deve ser decidido de improviso.
(__) Dirigir diz respeito a definir de que maneira será realizado determinado projeto, como será feito, e, principalmente, como distribuí-lo entre as
sessões da organização e os seus colaboradores, sendo necessário ter uma espécie de jogo com a produtividade e eficiência.
(__) Organizar é uma função administrativa que quer dizer liderar, sendo considerado como capacidade de mobilizar os recursos humanos para que os resultados desejados sejam atingidos.
Assinale a alternativa CORRETA.
O administrador ao estabelecer padrões de desempenho que demonstram a evolução e qualidade do trabalho de acordo com os objetivos de longo prazo, monitorando o desempenho dos colaboradores por meio da coleta de dados e fornecendo para as pessoas feedback a respeito do seu progresso identificando os erros para correção, são atitudes pertinentes à função da administração denominada________. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Assinale a alternativa correta no que diz respeito as funções administrativas:
A Avaliação 360º representa a inclusão de todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente com o avaliado, pois é uma avaliação envolvente e circular da qual participam o executivo, os subordinados do avaliado, os fornecedores, os clientes internos e externos, bem como os pares de sua equipe de trabalho. A avaliação 360° também é conhecida como ______. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Uma organização enfrentou, recentemente, problemas na qualidade dos serviços prestados, perda de produtividade e até um número anormalmente alto de pedidos de demissão de funcionários. A alta direção da organização considera importante aprimorar os sistemas de controle, adotando controles preventivos, simultâneos e posteriores, a fim de evitar que os problemas se repitam e que as melhorias necessárias sejam adequadamente planejadas.
São formas de controle preventivo, simultâneo e posterior, respectivamente:
Em uma organização, a primeira e a segunda fase de execução da função administrativa de controle são, respectivamente,
O controle é um conceito que pode ser aplicado a diferentes níveis organizacionais. Para cada um desses níveis, existem atividades e processos que devem ser monitorados e avaliados. Acerca dos níveis organizacionais, assinale a afirmativa incorreta.
Administrar, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, significa: gerir, governar, dirigir (algo próprio ou não). Verifica-se que a administração é uma tarefa presente no dia a dia, da mesma forma que uma casa, as empresas também precisam de controle. O Controle é uma das funções administrativas desenvolvidas pelo francês Henri Fayol. Assinale a alternativa correta que trata da importância do Controle.
Avaliar o desempenho dos colaboradores é um desafio para as organizações, pois serão verificados, analisados e comparados se os padrões de desempenho desejados pela gestão foram alcançados. Assinale a alternativa que apresenta as características do processo de desenvolver pessoas.
Em relação a assuntos inerentes ao processo administrativo, julgue o item a seguir.
Na função administrativa, o objetivo fundamental do controle é coibir execuções ou comportamentos indesejados, e a melhor maneira de exercê-lo está circunscrita no nível departamental.
Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos. Sobre administrar, analise as afirmativas abaixo.
I. Administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, execução e controle.
II. Os quatro processos principais da administração: planejamento, organização, execução e controle são também chamados funções administrativas ou funções gerenciais.
III. Há processos ou funções em administração que são importantes como coordenação, direção, comunicação e participação e contribuem para a realização dos processos principais da administração que são: planejamento, organização, execução e controle.
Estão corretas as afirmativas:
Na Câmara Municipal, um administrador está desenvolvendo atividades de controle, assim, é correto afirmar que ele está realizando a seguinte ação:
No que diz respeito ao controle, julgue:
O controle burocrático possui ênfase no alto desempenho e uma orientação dinâmica para o mercado e as recompensas são baseadas no resultado do grupo ou da organização.
Quanto às funções administrativas, julgue o item.
Controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho da empresa, das pessoas e dos recursos para assegurar que os objetivos da empresa sejam amplamente atingidos.