A Pedagogia tem passado por muitas inovações e mudanças no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem, em relação ao que se compreende hoje sobre o que é o campo do currículo, em relação aos métodos e técnicas de ensino.
Algumas questões exemplificam essas afirmações:
1. começam a ser conhecidas e praticadas as propostas de trabalhos por projetos;
2. os estudos curriculares apontam que é preciso problematizar a hierarquização linear dos conteúdos;
3. há uma reflexão sobre o uso das tecnologias em educação, ao preço da escola se distanciar da vida concreta dos estudantes.
No que se refere à hierarquização linear dos conteúdos, faz-se uma crítica quanto à
O texto abaixo se refere a um dos aspectos que são desejados pelos alunos virtuais de um curso.
Os cursos on line não existem isoladamente; são parte de um currículo ou de um programa de treinamento e ministrados, na maior parte das vezes, no campus de uma universidade ou de um ambiente corporativo. Assim, da mesma forma que precisam ter a sensação de estarem em uma comunidade, os alunos virtuais precisam sentir-se conectados à instituição que patrocina o curso. (Palloff e Pratt, 2004)
Os demais aspectos que os estudantes de cursos on line procuram podem ser enumerados da seguinte forma:
I. um programa de curso baseado na capacidade de atender às necessidade de alunos não tradicionais;
II. foco no aluno e não no professor;
III. tecnologia barata de forma a melhorar o custo-benefício;
IV. fácil navegação e transparente para o usuário;
V. baixa expectativa na interação professor/tutor e aluno.
Estão corretas apenas as afirmações
Tradicionalmente compreendemos o conteúdo escolar como informações, fatos e conceitos relacionados às áreas de conhecimentos como ciências, matemática, história, geografia, etc. e o currículo como a programação dessas disciplinas. Entretanto, hoje a ideia de currículo é outra e compreende-se que ele é um elemento propiciador de construção de conhecimentos e que tais conhecimentos não se restringem às disciplinas, mas que tudo que é suscetível de ser aprendido pode ser considerado conteúdo de aprendizagem na escola.
Partindo das afirmações acima, podemos dizer que os conteúdos de aprendizagem são abrangentes e referem-se a conteúdos
A incorporação, no currículo, de questões tais como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural, segundo os PCNs (1997) deve ser realizada a partir de
A teoria curricular apresenta diferentes conceitos que ajudam a definir o termo currículo que tanto pode ser entendido como curso, carreira, quanto designar as várias atividades educativas por meio das quais os conteúdos são desenvolvidos. Dentre as possíveis definições, o termo currículo oculto significa que
O currículo tem um papel tanto de conservação quanto de transformação e construção dos conhecimentos historicamente acumulados. A perspectiva teórica que trata o currículo como um campo de disputa e tensões, pois o vê implicado com questões ideológicos e de poder, denomina-se
Que tipo de planejamento apresenta a seguinte definição: é a previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante um certo período de tempo, geralmente durante o ano ou semestre letivo?
O documento introdutório dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/1997) propõe um desenvolvimento curricular em quatro níveis de concretização. O primeiro nível de concretização do currículo corresponde aos próprios PCNs que se constituem em uma referência nacional; o segundo diz respeito às propostas curriculares dos

Se considerarmos o conhecimento como a matéria prima do currículo, este pode ser entendido como um conjunto de experiências de conhecimento que permite aos estudantes apreenderem a complexidade de variáveis na leitura de mundo. No interior dessa discussão, pode-se inferir que:
I. Em uma sociedade da informação, o conhecimento surge como um capital essencial na interpretação de um novo cenário social complexo, em que estão emergindo novas áreas do conhecimento e novas dimensões de empregabilidade.
II. As relações sociais estabelecidas no interior da escola e na sua integração com a comunidade, ao longo do desenvolvimento curricular, são reconhecidas pela teoria curricular crítica que tem, desde a década de 70, tentado entender como se processam as relações de poder nos currículos ofcial, oculto e em ação.
III. Na sociedade da informação, a educação tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, ao longo da vida, como uma forma de usar o conhecimento na perspectiva dos quatro pilares da educação e preparar o cidadão para a uma transformação dos paradigmas culturais existentes.
IV. No sistema educacional, o novo paradigma emergente de apreensão de mundo diz respeito à complexidade relacionada a uma visão fragmentada do conhecimento, tendo em vista uma leitura sistêmica de realidade.
Estão CORRETAS as afrmativas:
Do ponto de vista etimológico, a palavra Currículo deriva da palavra latina curros (carros, carruagem) e de suas variações. Começou a ser empregada na literatura geral norte-americana em meados do século XIX, para designar processo de vida e desenvolvimento. Segundo Vilar (1998), o currículo pode assumir os significados seguintes:
Faça a associação correta.
1. Currículo prescrito.
2. Currículo apresentado.
3. Currículo trabalhado.
4. Currículo traduzido.
5. Currículo concretizado.
( ) Conjunto dos meios elaborados por diferentes instâncias com o objetivo de apresentar uma interpretação do currículo prescrito.
( ) Conjunto das tarefas escolares que corporizam as decisões curriculares, anteriormente assumidas.
( ) Consiste na planificação curricular no âmbito da escola, configuram os significados e conteúdos das decisões e propostas.
( ) Consiste no conjunto de efeitos cognitivos, afetivos, morais, sociais etc.
( ) Trata-se do resultado das decisões assumidas pela administração do sistema educativo.
Assinale a sequência correta, de cima para baixo
Assinale V onde for verdadeiro e F onde considerar falso.
( ) O currículo é um processo educativo, não uma etapa programada.
( ) O currículo é um programa de estudos onde existem relações pessoais.
( ) O currículo propicia uma transformação que na esfera pessoal chamamos de desenvolvimento.
( ) O sentido principal do currículo é levar as pessoas a aprender em saberes, valores, competências e habilidades.
Assinale a sequência correta, de cima para baixo
Para construir um currículo intertranscultural como fundamento da educação integral propõe-se:
I. Dar ênfase à diversidade cultural na organização de toda ação educativa, e essa diversidade carregar em si mesma diferentes divergências e múltiplas semelhanças.
II. Aplicar a prática do pragmatismo, ensinando os alunos um conceito de ciência que implica respostas certas e precisas, tanto nas práticas escolares quanto para a investigação empírica dos fatos que cercam estas mesmas práticas.
III. Ter uma visão de totalidade das ações propostas nos processos educativos, mesmo reconhecendo a complexidade dos mesmos, tendo como ponto de partida as pessoas, os coletivos humanos e as relações que se estabelecem entre si e com o mundo em que vivem.
IV. Educar e tentar superar as dicotomias que resultam da desinformação, do fundamentalismo de todo tipo, das incertezas ou das certezas absolutas no campo das ciências, das artes, da religião e da política.
Estão corretas apenas as afirmativas: