Planejamento Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares. Sobre o tema, é incorreto afirmar que
O currículo escolar se apresenta como elemento central do projeto pedagógico, por isso é preciso considerar em sua construção a complexidade dos saberes e das diferentes áreas presentes no contexto atual. Nesse sentido, pensar a organização do currículo escolar implica em:
Nilma Gomes, em Indagações sobre o currículo: diversidade
e currículo, questiona: como a diversidade se
faz presente nas escolas, nos currículos e nas políticas
educacionais? Na busca da resposta ao questionamento
feito, a autora analisa propostas e documentos oficiais
brasileiros e, após análise, conclui e defende que
Os estudos acerca do currículo escolar indicam que ele não é neutro, nem estático, pois se encontra em constante construção. Assim, de acordo com o contexto em que se insere, o currículo adquire diferentes sentidos e serve a diferentes propósitos, dentre os quais temos:
Moreira e Candau (2007) se propõem a discutir o tema
do currículo com profissionais de educação em geral, na
perspectiva da promoção de uma educação de qualidade
para todos e todas, democrática, relevante do ponto
de vista da construção do conhecimento escolar e multiculturalmente
orientada. Entendem currículo como as
experiências escolares que se desdobram em torno do
conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem
para a construção das identidades de nossos/as
estudantes. Além disso, salientam que a palavra currículo
tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados
na escola, que não estão explicitados nos planos e
nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente
percebidos pela comunidade escolar.
Segundo os autores, trata-se do chamado currículo
O currículo tem relação direta com o poder e se situa no nível da superestrutura, sendo visto como instrumento de dominação da classe dominante sobre a classe dominada, constituindo-se, deste modo, em um “conhecimento comprometido”, ou seja, uma expressão da vontade e dos interesses da classe detentora do poder político. Essa é uma formulação do currículo utilizada por teóricos ligados à concepção:
Atualmente, os currículos escolares, em sua maioria, abordam questões de identidade, alteridade, diferenças, subjetividade e multiculturalismo. De acordo com as teorias de currículo, essas categorias estão incluídas nas teorias:
Na obra Educação Escolar: políticas, estrutura e organização, organizada por José Carlos Libâneo afirma-se: “... tão importantes quantos as aprendizagens formais são as aprendizagens não formais, informais e espontâneas, ..., resultante das relações vividas na família, na comunidade, nas mídias”. Na citação, o autor se refere ao currículo
Com o objetivo de substituir o modelo único de currículo do Ensino Médio por um modelo diversificado e flexível, a Lei n° 13.415/2017 alterou a LDB, estabelecendo no Art. 36 algumas modificações nos itinerários formativos. Quanto a modificação nos itinerários formativos marque a alternativa FALSA.
Em termos de currículo, a Resolução CNE/CEB n. 02/2001 (BRASIL, 2001) preconiza que as classes hospitalares e o atendimento em ambiente domiciliar devem
Analise as proposições e coloque V ou F para falsa, em relação aos conceitos de alfabetização e letramento.
( ) Alfabetização se refere ao ensino das habilidades de “codificação" e “decodificação".
( ) O sujeito letrado é aquele que está inserido em práticas diferenciadas de leitura e escrita e é capaz de vivenciá-las sem precisar da mediação de outras pessoas que sabem ler e escrever.
( ) O termo letramento está relacionado ao ensino da leitura e da escrita. Desenvolvido com o apoio de material pedagógico, prioriza a memorização de sílabas e/ou palavras e/ou frases soltas.
( ) Letramento é o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e a escrever.
Marque a alternativa que preenche a sequência CORRETA.
Analise as alternativas abaixo e assinale a opção correta para o conceito de currículo, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013):
Com base no livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, indique a alternativa que não corresponde à ideia da autora Delia Lerner:
Segundo Guiomar Namo de Mello, ______________________ é “[...] tudo aquilo que uma sociedade considera necessário que os alunos aprendam ao longo de sua escolaridade. Como quase todos os temas educacionais, as decisões sobre ______________________ envolvem diferentes concepções de mundo, de sociedade e, principalmente, diferentes teorias sobre o que é o conhecimento, como é produzido e distribuído, qual seu papel nos destinos humanos. Pode-se agrupar essas teorias em duas grandes vertentes: o ___________________________ centrado no conhecimento e o _______________________ centrado no aluno".
(OBS: as lacunas apresentadas acima tratam-se da mesma palavra).
A educadora se refere à(ao):
“Para evidenciar o que seja a ______________, introduzindo o leitor no “espírito da coisa", cumpre esclarecer, como o faz Bonder, a ideia de que, entre os frutos (“graça maior concedida pelo reino vegetal"), existem quatro categorias, as duas primeiras representando os extremos, os polos “opostos" e as duas seguintes representando o “centro", nem sempre considerado nas reflexões em busca da síntese".
(EDLER, Rosita - Educação Inclusiva com os Pingos nos Is, p. 42).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta: