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Segundo entendimento de Moreira e Candau (2007), o currículo não está limitado ao conjunto de disciplinas desenvolvidas pela instituição escolar. Nesse contexto, dadas as respeito do currículo escolar, 

I. O currículo deve ser entendido como a síntese do programa de formação estudantil, concebido e projetado pelas secretarias e colegiados municipais, a fim de construir padrões de qualidade em torno de comportamentos e desenvolvimento intelectual desejados para cada nível de formação. 

II. O currículo representa um conjunto de práticas que propiciam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidade sociais e culturais. 

III. O currículo pode indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. 

verifica-se que está/ão correta/s

Considere e analise as seguintes asserções:

I.O desafio de construir um currículo escolar inclusivo que atenda a todos/as os/as alunos/as a partir da reflexão sobre o que ensinamos e como ensinamos pressupõe "reverter uma situação que não conseguimos resolver inteiramente: mudar o mundo e torná-lo mais humano" (Mantoan, 2015).

ALÉM DISSO,

II.Para que a inclusão se torne, efetivamente, possível na escola, é necessário melhorar as condições da escola, as práticas de ensino, adquirir novos saberes, olharmos e valorizarmos a diversidade e a diferença de nossos/as alunos/as, encontrar outras maneiras de resolver problemas e de avaliar a aprendizagem, buscar outras formas de ensinar de modo que nela se possam formar gerações mais preparadas para viver a vida na sua plenitude, sem preconceitos e sem barreiras.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Segundo a perspectiva conceitual de Tomaz Tadeu da Silva (1999), o currículo escolar deve ser entendido como parte fundamental da ação da escola no processo de formação estudantil. A respeito do currículo, é correto afirmar:

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) delineia o currículo com o(s) seguinte(s) entendimento(s):

I.Situa o currículo como atemporal.

II.Compreende o currículo como processo.

III.Delineia o currículo com a concepção de currículo prescrito.

É correto o que se afirma em:

O currículo é um desdobramento necessário do projeto pedagógico que materializa intenções e orientações previstas no projeto em objetivos e conteúdos, sendo muito importante que esteja totalmente alinhado e direcionado apenas à escola específica para o qual foi criado.

Sobre as relações entre currículo, conhecimento e cultura, pode-se afirmar que:

Acerca da relação currículo e cultura, dadas as afirmativas,

I. Na sua atuação, a escola precisa acolher, criticar e colocar em contato diferentes saberes, diferentes manifestações culturais e diferentes óticas. A contemporaneidade requer culturas que se misturem e ressoem mutuamente, que convivam e se modifiquem; modificando, assim, outras culturas por meio da convivência pacífica e respeitosa.

II. O currículo não é um veículo que transporta algo a ser transmitido e absorvido, mas sim um lugar em que, ativamente, em meio a tensões, produz-se e se reproduz a cultura. Currículo se refere, portanto, à criação, a recriação e à contestação da produção cultural. 

III. O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.

verifica-se que está/ão correta/s

A crítica apresentada no texto questiona uma reivindicação na análise do currículo escolar relacionada a

Ao longo da história da educação no Brasil, diferentes concepções e tendências pedagógicas nortearam o processo de ensino e aprendizagem nos espaços escolares, currículos e documentos norteadores. A respeito dessas tendências, assinale a alternativa correta:

Tendo como referência a literatura atual sobre currículo, considere:


I. A finalidade do currículo prescrito é permitir que o professor escolha conteúdos, competências e habilidades que serão ensinados em aula, de acordo com a realidade dos alunos.
II. O currículo prescrito é o documento oficial obrigatório que determina o que deve ser trabalhado com os alunos, sem adaptações, no cotidiano da sala de aula.
III. O currículo prescrito é uma lista de temas e conteúdos publicada em forma de legislação para determinar o que o professor deve ensinar em sala de aula.
IV. O currículo prescrito é um conjunto de decisões normativas, fundamentadas por princípios educativos valorizados em um determinado sistema de ensino.

Está correto o que se afirma APENAS em

O currículo do ensino fundamental – anos finais, do Espírito Santo, possui seis temas integradores, dentre eles, o tema Gênero, Sexualidade, Poder e Sociedade. A escolha deste tema [...] decorre de o fato da sociedade brasileira carregar uma marca autoritária: já foi uma sociedade escravocrata, além de ter uma larga tradição de relações políticas paternalistas e clientelistas, com longos períodos de governos não democráticos. Até hoje é uma sociedade marcada por relações sociais hierarquizadas e por privilégios que reproduzem um altíssimo nível de desigualdade, injustiça e exclusão social.

Especificamente sobre as questões de gênero, a importância de a escola debater esta questão relaciona-se ao fato de

O currículo é um dos fatores que estruturam o processo educativo, pois não pode ser visto como um conceito abstrato. Dessa forma, para entender como a construção curricular deve ocorrer na escola, é necessário ressaltar que:

O texto abaixo representa uma concepção de currículo, defendida por Lucíola Santos.


Currículo [são] as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. Currículo associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.

Desse excerto depreende-se que o currículo

O currículo não é neutro, pois ele é um território de conflitos onde as decisões são tomadas para excluir ou incluir as pessoas na trajetória escolar. De acordo com Sacristan (2013), é importante dar suporte às pesquisas feitas com e sobre os professores a respeito do desenvolvimento do currículo como estratégia para a melhoria dele. O currículo representa e apresenta aspirações, interesses, ideais e formas de entender sua missão em um contexto histórico e as influências sofridas por ele, o que evidencia a não neutralidade, as
desigualdades entre os indivíduos e os grupos. É de fundamental relevância conceituar currículo antes de discutir a noção de planejamento, ainda que estes estejam interligados no processo do aprendizado.
(...) Planejamento é a organização metodológica dos conteúdos a serem transmitidos pelos professores, pois o educador deve ter clareza dos objetivos que pretende atingir com seu trabalho, não estamos nos referindo aos objetivos tecnicistas, mas de objetivos que estão inseridos em um determinado contexto da vida do educando. (...)

(MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Currículo, cultura e sociedade. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1995. PACHECO, J. A. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.)

Sobre “Currículo”, marque a alternativa coerente com o conceito de currículo.

São componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental, expressamente previstos na Resolução nº 7, DE 14 de dezembro de 2010:

  1. Língua Portuguesa; Língua Materna, para populações indígenas; Língua Estrangeira moderna Arte e Educação Física.
  2. Matemática; Ciências biológicas e Ciências Humanas.
  3. História; Geografia e Ensino Religioso.

É CORRETO o que se afirma em:

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