Para que se efetive em sala de aula uma prática pedagógica interdisciplinar, é preciso instrumentalizar o professor através de vivências práticas, no sentido de que ele possa contemplar diferentes dimensões consideradas estratégicas para o saber fazer interdisciplinar. Sobre o tema, leia as afirmativas. I. O planejamento da atividade interdisciplinar envolve a tríade: necessidade, intenção e cooperação de modo, que o movimento gerado tenha como propósito, a construção da cidadania e exercício da autonomia pessoal. II. A prática interdisciplinar constitui-se de um trabalho coletivo e solidário que exige a descentralização do poder e uma efetiva autonomia do sujeito, seu exercício envolve competências docentes tais como: perceber-se interdisciplinar; contextualizar os conteúdos. III. A intenção gesta do projeto pedagógico da escola, da projeção e planejamento das atividades que possibilitem a construção do conhecimento, e se manifesta na atitude, no refazer, rever, reconstruir em vista de sua característica formadora e científica. Está correto o que se afirma em:
Infere-se do fragmento de texto apresentado anteriormente que
o processo ensino-aprendizagem ocorre exclusivamente pela transdisciplinaridade.
_____ é o conceito da _____ entre duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento para um fim comum. É uma abordagem metodológica que integra conceitos, teorias e fórmulas na tentativa de compreender o objeto de estudo como um fenômeno _____.
Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:
“Há três anos, um apagão obrigou a população a racionar energia e o Brasil a buscar alternativas. A crise, mostrada à exaustão nos noticiários, passou a ser o centro das discussões nas salas de aula. Seis professoras do Colégio Santa Maria, de São Paulo, foram além e se reuniram em torno de um projeto interdisciplinar. Desde então, os alunos estudam fontes alternativas de energia, produzem aquecedores solares e ensinam a população a utilizá-los. O sucesso do projeto se explica principalmente porque os conteúdos de Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, História e Ensino Religioso foram colocados a serviço da resolução de um problema real, de forma integrada."
(Fonte: Revista Nova Escola, março de 2018)
Considerando o exemplo acima, é possível destacar como principal característica de um trabalho pedagógico interdisciplinar:
Sobre interdisciplinaridade é correto afirmar que:
A _____ implica a existência de um conjunto de disciplinas _____ e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Trata-se de um processo _____ que procura solucionar diversos problemas de investigação.
Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:
Na construção e execução de uma proposta pedagógica, a “transposição didática'' é considerada um instrumento através do qual o conhecimento científico pode ser transformado em conhecimento escolar. Segundo teóricos da Educação, significa analisar, selecionar e inter-relacionar o conhecimento científico adequando-o às reais possibilidades cognitivas dos estudantes. Dentre os recursos considerados mais importantes para instrumentalizar a transposição didática encontram-se
Acerca da transposição didática, é correto afirmar que:
Os temas transversais propõem uma nova organização dos conteúdos na estrutura do sistema educacional nacional atual, num caminho que busca transformar a educação escolar nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's. Referem-se, EXCETO:
Ao considerarmos a realidade de ensino
presente nas escolas públicas, sabe-se que o
supervisor escolar encontra, em sua prática
cotidiana, inúmeros desafios. São exemplos de
tais desafios o que se menciona nas alternativas a
seguir, EXCETO pela alternativa:
No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir.
Os eixos transversais no currículo possibilitam o acesso do estudante aos diferentes referenciais de leitura do mundo, com vivências diversificadas e construção/reconstrução de saberes específicos de cada ciclo/etapa/modalidade da Educação Básica.
“Como sabemos, os documentos de orientação pedagógica, na forma de diretrizes, elaborados pelo Governo Federal têm como finalidade direcionar e apresentar caminhos a serem seguidos no ensino como um todo. O interesse político do governo é o de promover diversas estratégias que visem a melhorar e a universalizar o ensino”. Ao ler esta passagem e considerando necessidades que existem para uma melhoria no ensino de língua portuguesa nas escolas, assinale a alternativa que apresenta uma estratégia que vai de encontro com as propostas apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais:
A transversalidade se apresenta nos parâmetros curriculares como, EXCETO:
Em conjunto com outras áreas de conhecimento trabalhadas na escola, na área de Arte pode-se problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber a multiplicidade de pensamentos, ações, atitudes, valores e princípios relacionados à ética; : orientação sexual; saúde; trabalho, consumo e cidadania; comunicação e tecnologia informacional; pluralidade cultural, além de outros temas locais definidos na organização escolar. Para trabalhar os ______________ na área de Arte, deve-se ainda levar em consideração as especificidades da área, procurando nos conteúdos, aspectos que os integrem a ela. É preciso ressaltar, ainda, que a elaboração e apreensão de noções, princípios e valores pelos alunos sobre as práticas de arte e questões emergentes do processo sociocultural se faz na interação com os ___________________.
Complete as lacunas do texto acima, sobre Arte e questões sociais da atualidade, assinalando a alternativa correta:
A manutenção da higiene pessoal e dos espaços de vida privada e pública, podem ser abordados juntamente a investigações sobre as propriedades das substâncias que servem para estes fins. É possível discutir e comparar a atuação dos sabões e de outros produtos, como o álcool, para a remoção de gordura ou graxa e outras sujeiras de diferentes superfícies e materiais, realizando-se experimentos que os próprios estudantes podem planejar sob orientação do professor, como a produção artesanal de sabão e outros. Também poderão proceder à produção artesanal, por exemplo, de sabão seguindo receitas próprias e investigar as relações de diferentes produtos de limpeza comuns com o solo, a água e os seres vivos, discutindo o conceito de biodegradação, em conexão com os estudos sobre os decompositores, apoiados no eixo: