Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 39 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • Certo
    • Errado

_____ é o conceito da _____ entre duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento para um fim comum. É uma abordagem metodológica que integra conceitos, teorias e fórmulas na tentativa de compreender o objeto de estudo como um fenômeno _____.

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

“Há três anos, um apagão obrigou a população a racionar energia e o Brasil a buscar alternativas. A crise, mostrada à exaustão nos noticiários, passou a ser o centro das discussões nas salas de aula. Seis professoras do Colégio Santa Maria, de São Paulo, foram além e se reuniram em torno de um projeto interdisciplinar. Desde então, os alunos estudam fontes alternativas de energia, produzem aquecedores solares e ensinam a população a utilizá-los. O sucesso do projeto se explica principalmente porque os conteúdos de Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, História e Ensino Religioso foram colocados a serviço da resolução de um problema real, de forma integrada."

(Fonte: Revista Nova Escola, março de 2018)

Considerando o exemplo acima, é possível destacar como principal característica de um trabalho pedagógico interdisciplinar:

Sobre interdisciplinaridade é correto afirmar que:

A _____ implica a existência de um conjunto de disciplinas _____ e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Trata-se de um processo _____ que procura solucionar diversos problemas de investigação.

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

Na construção e execução de uma proposta pedagógica, a “transposição didática'' é considerada um instrumento através do qual o conhecimento científico pode ser transformado em conhecimento escolar. Segundo teóricos da Educação, significa analisar, selecionar e inter-relacionar o conhecimento científico adequando-o às reais possibilidades cognitivas dos estudantes. Dentre os recursos considerados mais importantes para instrumentalizar a transposição didática encontram-se

Acerca da transposição didática, é correto afirmar que:

Os temas transversais propõem uma nova organização dos conteúdos na estrutura do sistema educacional nacional atual, num caminho que busca transformar a educação escolar nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's. Referem-se, EXCETO:

Ao considerarmos a realidade de ensino

presente nas escolas públicas, sabe-se que o

supervisor escolar encontra, em sua prática

cotidiana, inúmeros desafios. São exemplos de

tais desafios o que se menciona nas alternativas a

seguir, EXCETO pela alternativa:

No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir.

Os eixos transversais no currículo possibilitam o acesso do estudante aos diferentes referenciais de leitura do mundo, com vivências diversificadas e construção/reconstrução de saberes específicos de cada ciclo/etapa/modalidade da Educação Básica.

“Como sabemos, os documentos de orientação pedagógica, na forma de diretrizes, elaborados pelo Governo Federal têm como finalidade direcionar e apresentar caminhos a serem seguidos no ensino como um todo. O interesse político do governo é o de promover diversas estratégias que visem a melhorar e a universalizar o ensino”. Ao ler esta passagem e considerando necessidades que existem para uma melhoria no ensino de língua portuguesa nas escolas, assinale a alternativa que apresenta uma estratégia que vai de encontro com as propostas apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais:

A transversalidade se apresenta nos parâmetros curriculares como, EXCETO:

Em conjunto com outras áreas de conhecimento trabalhadas na escola, na área de Arte pode-se problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber a multiplicidade de pensamentos, ações, atitudes, valores e princípios relacionados à ética; : orientação sexual; saúde; trabalho, consumo e cidadania; comunicação e tecnologia informacional; pluralidade cultural, além de outros temas locais definidos na organização escolar. Para trabalhar os ______________ na área de Arte, deve-se ainda levar em consideração as especificidades da área, procurando nos conteúdos, aspectos que os integrem a ela. É preciso ressaltar, ainda, que a elaboração e apreensão de noções, princípios e valores pelos alunos sobre as práticas de arte e questões emergentes do processo sociocultural se faz na interação com os ___________________.

Complete as lacunas do texto acima, sobre Arte e questões sociais da atualidade, assinalando a alternativa correta:

A manutenção da higiene pessoal e dos espaços de vida privada e pública, podem ser abordados juntamente a investigações sobre as propriedades das substâncias que servem para estes fins. É possível discutir e comparar a atuação dos sabões e de outros produtos, como o álcool, para a remoção de gordura ou graxa e outras sujeiras de diferentes superfícies e materiais, realizando-se experimentos que os próprios estudantes podem planejar sob orientação do professor, como a produção artesanal de sabão e outros. Também poderão proceder à produção artesanal, por exemplo, de sabão seguindo receitas próprias e investigar as relações de diferentes produtos de limpeza comuns com o solo, a água e os seres vivos, discutindo o conceito de biodegradação, em conexão com os estudos sobre os decompositores, apoiados no eixo:

O pensar interdisciplinar parte da premissa de que nenhuma forma de conhecimento é, em si mesma, exaustiva. Tenta, pois, o diálogo com outras fontes do saber, deixando-se irrigar por elas. (Fazenda, 2001). Analise as afirmações abaixo com relação à interdisciplinaridade:

I- Os professores apresentam dificuldades para desenvolver a interdisciplinaridade, pois a sua formação foi disciplinar e fechada. A interdisciplinaridade é um conceito que se apresenta à formação de professores, que necessita ser compreendido.

II- A interdisciplinaridade acontece na escola, no momento em que professores não conseguem interligar os conteúdos e os conhecimentos, e não se permitem estabelecer diálogos com os colegas e com as outras áreas do conhecimento.

III- A interdisciplinaridade pressupõe, em primeiro lugar, um intenso diálogo, é através da conversa e da troca que iremos nos conhecer, conhecer nossas práticas e permitir pensar as possibilidades de um trabalho coletivo. A interdisciplinaridade pressupõe coletividade e diálogo.

Está(ão) CORRETA(s)

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem.

Os conteúdos abordados nos eixos transversais dos currículos são organizados em torno de uma determinada ideia ou eixo que indicam referenciais para o trabalho pedagógico a ser desenvolvido por professores e estudantes, de forma interdisciplinar, integrada e contextualizada.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282