NÃO constitui um princípio básico do controle interno da administração pública:
Com relação ao exercício do controle na administração pública,
julgue os itens subsequentes.
As gerências regionais de controle interno existentes nos diversos estados brasileiros não integram a estrutura dos órgãos setoriais de controle interno.
Na área pública, o controle interno tem o objetivo de ser, simultaneamente, um mecanismo de auxílio ao administrador público e um instrumento de proteção e defesa do cidadão. O controle contribui para que os objetivos da organização pública sejam alcançados e que as ações sejam conduzidas de forma econômica, eficiente e eficaz, resultando na salvaguarda dos recursos públicos contra o desperdício, o abuso, os erros, as fraudes e as irregularidades.
(Castro, D. P. Auditoria e Controle Interno na Administração Pública. Paulo: Atlas, 2008)< i>b>
Considerando as formas de controle interno, pode-se afirmar que o disposto no Art. 60 da Lei nº 4.320/64 e suas alterações posteriores (normas de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos públicos): É vedada a realização de despesa sem prévio empenho, constitui-se em um exemplo de controle
A respeito de normas relativas ao controle interno administrativo,
julgue os itens seguintes.
Em relação ao ciclo entre a preparação da folha de pagamentos e o respectivo pagamento, é recomendável que as pessoas que elaboram a folha sejam as mesmas que procedem à entrega aos beneficiários dos envelopes com o numerário e que, sendo o caso, as pessoas que assinam os cheques sejam as mesmas que expedem a comunicação/autorização ao banco para crédito aos beneficiários.
A respeito de normas relativas ao controle interno administrativo,
julgue os itens seguintes.
A caracterização de uma deficiência significativa de controle não é de competência nem responsabilidade do auditor, dependendo exclusivamente do julgamento dos administradores e responsáveis pela governança da entidade.
Com relação a diretrizes, princípios, conceitos e normas técnicas
para a atuação do sistema de controle interno, julgue os itens que se
seguem.
A criticidade é uma das variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle, caracterizada como um aspecto de vulnerabilidade, de risco. A criticidade pode ser exemplificada pelo fato de que a maior parte dos serviços de responsabilidade de determinada administração está sendo contratada com fundações de direito privado, que não estão sendo fiscalizadas pelo Ministério Público.
O responsável pelo controle interno de uma entidade pública jurisdicionada ao Tribunal de Contas, ao proceder o seu acompanhamento no setor do almoxarifado daquela entidade, constatou a ausência física de 8 (oito) unidades de computadores, já que de acordo com o registro efetuado naquele setor, estes equipamentos deveriam estar ali armazenados, causando assim uma divergência na ordem de R$ 10.000,00 (dez mil reais) entre os controles e a existência real dos equipamentos. Diante desse fato, marque a opção correta.
Segundo a NBC TA 265, que trata de deficiência de controle interno,
Considerando os conceitos e as aplicações da auditoria, julgue os itens de 105 a 114.
As atividades precípuas do Sistema de Controle Interno não se restringem à verificação das despesas, estendendo-se às renúncias de receitas. A caracterização da renúncia implica a adoção de tratamento diferenciado, como, por exemplo, a concessão de isenção ou a redução de tributo em circunstâncias especiais ou especificamente para determinado grupo de contribuintes.
Considerando os conceitos e as aplicações da auditoria, julgue os itens de 105 a 114.
As agências executivas e reguladoras não estão sujeitas a controle interno, sujeitando-se apenas ao controle exercido pela jurisdição dos tribunais de contas.
A alternativa que apresenta as principais limitações do controle interno, conforme Marcelo Cavalcanti Almeida, é:
Acerca dos sistemas de controle interno, é incorreto afirmar:
Uma das finalidades do Sistema de Controle Interno prevista na Constituição Federal é
Dentre as limitações inerentes dos controles internos, EXCLUI-SE a
Considerando os conceitos e as aplicações da auditoria, julgue os itens de 105 a 114.
As avaliações efetuadas pelo Sistema de Controle Interno se apoiam em um conjunto de indicativos e indicadores que podem aferir a eficiência, a eficácia e a economicidade da gestão. A economicidade, configurada na relação entre benefício e custo, traduz-se na busca de uma minimização dessa relação, por meio da utilização do máximo de recursos disponíveis para a obtenção do mínimo desejável de produto.