Considere o período abaixo para responder às questões
4 e 5.
"Operou o cérebro de uma mulher de 28 anos, grávida de 37
semanas, para retirar um tumor benigno que comprimia o nervo
óptico a ponto de ser improvável que ela pudesse enxergar seu
bebê quando nascesse."(1º§)
A preposição destacada no trecho acima contribui para a coesão do texto introduzindo o valor semântico de:
Trecho 1: “Sem pesquisa não há ciência, muito menos
tecnologia.”
Trecho 2: “Todas as grandes empresas do mundo
atual possuem departamentos chamados “Pesquisa e
Desenvolvimento”.
Se quiséssemos introduzir entre esses dois trechos um
conectivo, o adequado seria escolher a expressão:
Na penúltima frase do texto, a conjunção “como" foi utilizada para introduzir uma oração que exprime:
Leia, com atenção, o texto a seguir, para responder à questão.
O fragmento Mas no Rio de Janeiro, a aristocracia do Segundo Império não saía de casa sem terno, colete e sobrecasaca, todos de espessa casimira inglesa (3º §) estabelece, com o segmento anterior do texto, a relação sintático-semântica de:
Texto
Setenta anos, por que não?
Acho essa coisa da idade fascinante: tem a ver com o
modo como lidamos com a vida. Se a gente a considera uma
ladeira que desce a partir da primeira ruga, ou do começo de
barriguinha, então viver é de certa forma uma desgraceira
que acaba na morte. Desse ponto de vista, a vida passa a ser
uma doença crônica de prognóstico sombrio. Nessa festa sem
graça, quem fica animado? Quem não se amargura?
[...]
Pois se minhas avós eram damas idosas aos 50 anos,
sempre de livro na mão lendo na poltrona junto à janela, com
vestidos discretíssimos, pretos de florzinha branca (ou, em
horas mais festivas, minúsculas flores ou bolinhas coloridas),
hoje aos 70 estamos fazendo projetos, viajando (pode ser
simplesmente à cidade vizinha para visitar uma amiga), indo ao
teatro e ao cinema, indo a restaurante (pode ser o de quilo, ali
na esquina), eventualmente namorando ou casando de novo.
Ou dando risada à toa com os netos, e fazendo uma excursão
com os filhos. Tudo isso sem esquecer a universidade, ou
aprender a ler, ou visitar pela primeira vez uma galeria de arte,
ou comer sorvete na calçada batendo papo com alguma nova
amiga.
[...]
Não precisamos ser tão incrivelmente sérios, cobrar tanto
de nós, dos outros e da vida, críticos o tempo todo, vendo só
o lado mais feio do mundo. Das pessoas. Da própria família.
Dos amigos. Se formos os eternos acusadores, acabaremos
com um gosto amargo na boca: o amargor de nossas próprias
palavras e sentimentos. Se não soubermos rir, se tivermos
desaprendido como dar uma boa risada, ficaremos com a cara
hirta das máscaras das cirurgias exageradas, dos remendos
e intervenções para manter ou recuperar a “beleza". A alma
tem suas dores, e para se curar necessita de projetos e afetos.
Precisa acreditar em alguma coisa.
(LUFT, Lya. In: http://veja.abril.com.br. Acesso em 18/09/16)
No último parágrafo do texto, a repetição da conjunção “Se”, no início de algumas orações, representa uma ênfase ao valor semântico de:
Embora o conceito de juventude seja bem recente, inclusive com definição de faixa etária pela ONU, de 15 a 24 anos de idade, todos convivem e enfrentam dilemas nessa fase de transição para a vida adulta. (linhas 1-3)
No excerto, o termo em negrito expressa
“Há lógica na prática do infanticídio, mas isso não é motivo...” Substituindo a conjunção em destaque por conectivo subordinativo, altera-se a relação lógica existente entre essas orações, ao reescrever o segmento da seguinte forma:
No trecho:
A palavra “mas" pode ser substituída no texto, sem alterar seu sentido, por
Observe a relação de sentido entre os trechos (I ) e (II ), na
passagem – (I ) Os governos taxavam-no a mais não poder,
(II ) de modo que os países rivais, mais parcimoniosos
na decretação de impostos sobre produtos semelhantes,
acabavam, na concorrência, por derrotar a Bruzundanga.
É correto afirmar que
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os seguintes itens.
A conjunção “se” (
“No entanto, como os casos surgem de forma esporádica e imprevisível, vacinar populações inteiras pode ser
proibitivo..." (10º§) O termo sublinhado, de acordo com o contexto, pode ser substituído por:
Releia a passagem e responda: “Quando, porém, se trata de Cuba, a conversa é inteiramente diferente.” A conjunção sublinhada estabelece uma relação de:
“Mas, ninguém conseguirá estabilizar o clima da Terra sozinho. Por isso, não podemos perder a oportunidade dada pelo acordo climático global fechado em Paris...”Os conectivos em destaque iniciam as frases coordenando-as e estabelecem, respectivamente, as seguintes relações de sentido:
Na primeira frase do último parágrafo, a conjunção “contudo" poderia, sem alteração de sentido, ser substituída por: