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Considere o período abaixo para responder às questões

4 e 5.

"Operou o cérebro de uma mulher de 28 anos, grávida de 37

semanas, para retirar um tumor benigno que comprimia o nervo

óptico a ponto de ser improvável que ela pudesse enxergar seu

bebê quando nascesse."(1º§)

A preposição destacada no trecho acima contribui para a coesão do texto introduzindo o valor semântico de:

Trecho 1: “Sem pesquisa não há ciência, muito menos tecnologia.”
Trecho 2: “Todas as grandes empresas do mundo atual possuem departamentos chamados “Pesquisa e Desenvolvimento”.
Se quiséssemos introduzir entre esses dois trechos um conectivo, o adequado seria escolher a expressão:

Na penúltima frase do texto, a conjunção “como" foi utilizada para introduzir uma oração que exprime:

Leia, com atenção, o texto a seguir, para responder à questão.

O fragmento Mas no Rio de Janeiro, a aristocracia do Segundo Império não saía de casa sem terno, colete e sobrecasaca, todos de espessa casimira inglesa (3º §) estabelece, com o segmento anterior do texto, a relação sintático-semântica de:

O verbo haver NÃO É impessoal em:

Texto

Setenta anos, por que não?

Acho essa coisa da idade fascinante: tem a ver com o
modo como lidamos com a vida. Se a gente a considera uma
ladeira que desce a partir da primeira ruga, ou do começo de
barriguinha, então viver é de certa forma uma desgraceira
que acaba na morte. Desse ponto de vista, a vida passa a ser
uma doença crônica de prognóstico sombrio. Nessa festa sem
graça, quem fica animado? Quem não se amargura?
[...]
Pois se minhas avós eram damas idosas aos 50 anos,
sempre de livro na mão lendo na poltrona junto à janela, com
vestidos discretíssimos, pretos de florzinha branca (ou, em
horas mais festivas, minúsculas flores ou bolinhas coloridas),
hoje aos 70 estamos fazendo projetos, viajando (pode ser
simplesmente à cidade vizinha para visitar uma amiga), indo ao
teatro e ao cinema, indo a restaurante (pode ser o de quilo, ali
na esquina), eventualmente namorando ou casando de novo.
Ou dando risada à toa com os netos, e fazendo uma excursão
com os filhos. Tudo isso sem esquecer a universidade, ou
aprender a ler, ou visitar pela primeira vez uma galeria de arte,
ou comer sorvete na calçada batendo papo com alguma nova
amiga.
[...]
Não precisamos ser tão incrivelmente sérios, cobrar tanto
de nós, dos outros e da vida, críticos o tempo todo, vendo só
o lado mais feio do mundo. Das pessoas. Da própria família.
Dos amigos. Se formos os eternos acusadores, acabaremos
com um gosto amargo na boca: o amargor de nossas próprias
palavras e sentimentos. Se não soubermos rir, se tivermos
desaprendido como dar uma boa risada, ficaremos com a cara
hirta das máscaras das cirurgias exageradas, dos remendos
e intervenções para manter ou recuperar a “beleza". A alma
tem suas dores, e para se curar necessita de projetos e afetos.
Precisa acreditar em alguma coisa.


(LUFT, Lya. In: http://veja.abril.com.br. Acesso em 18/09/16)

No último parágrafo do texto, a repetição da conjunção “Se”, no início de algumas orações, representa uma ênfase ao valor semântico de:

Embora o conceito de juventude seja bem recente, inclusive com definição de faixa etária pela ONU, de 15 a 24 anos de idade, todos convivem e enfrentam dilemas nessa fase de transição para a vida adulta. (linhas 1-3)


No excerto, o termo em negrito expressa

“Há lógica na prática do infanticídio, mas isso não é motivo...” Substituindo a conjunção em destaque por conectivo subordinativo, altera-se a relação lógica existente entre essas orações, ao reescrever o segmento da seguinte forma:

No trecho:


A palavra “mas" pode ser substituída no texto, sem alterar seu sentido, por

Observe a relação de sentido entre os trechos (I ) e (II ), na

passagem – (I ) Os governos taxavam-no a mais não poder,

(II ) de modo que os países rivais, mais parcimoniosos

na decretação de impostos sobre produtos semelhantes,

acabavam, na concorrência, por derrotar a Bruzundanga.

É correto afirmar que

Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os seguintes itens.

A conjunção “se” (L.21) introduz uma oração interpretada como a condição para tornar a LRF mais rigorosa.

No entanto, como os casos surgem de forma esporádica e imprevisível, vacinar populações inteiras pode ser

proibitivo..." (10º§) O termo sublinhado, de acordo com o contexto, pode ser substituído por:

Releia a passagem e responda: “Quando, porém, se trata de Cuba, a conversa é inteiramente diferente.” A conjunção  sublinhada estabelece uma relação de:

Mas, ninguém conseguirá estabilizar o clima da Terra sozinho. Por isso, não podemos perder a oportunidade dada pelo acordo climático global fechado em Paris...”Os conectivos em destaque iniciam as frases coordenando-as e estabelecem, respectivamente, as seguintes relações de sentido:


Na primeira frase do último parágrafo, a conjunção “contudo" poderia, sem alteração de sentido, ser substituída por:

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