Na oração “Desta maneira, os alunos e as famílias passam a perceber aquele espaço como seu e, assim, não mais depredá-lo, mas valorizá-lo", a palavra em destaque faz parte da mesma categoria de conjunções, EXCETO:
A questão é baseada na seguinte capa de revista:
A capa da revista “VEJA” apresenta a frase: “ela [a minha professora] é boazinha mas”. Lendo com cuidado, pode-se perceber, por trás do elogio, uma crítica à atuação da professora. Por quê?
O sentido do trecho destacado em “MAS, LEITOR AMIGO, ESSE MEIO É MAIS VELHO AINDA DO QUE AS CRÔNICAS, que apenas datam de Esdras.” é construído a partir do seguinte procedimento:
Do ponto de vista da norma culta, a palavra destacada em "Não tem sentido, SE observarmos como a mulher foi considerada no passado" possui valor de:
Segundo Cereja & Cochar (2009), a Intertextualidade é a relação (...) .
Assinale a alternativa correta.
No quarto parágrafo lê-se: “A ordem, em dia de visita, era virar os tambores enferrujados, remendá-los e pintá-los com spray amarelo ou cobri-los com lona para que as câmeras não pudessem filmá-los ou fotografá-los". A sequencia sublinhada indica
“Mas mesmo assim não desistimos, porque viver é mais que um termo acessório, é extremamente integrante, ou melhor, essencial." A palavra destacada pode ser substituída SEM alteração de sentido por:
Observe as conjunções utilizadas na introdução dos períodos a seguir e assinale aquele que apresenta MELHOR redação com concisão e coerência.
Em relação ao emprego da palavra “APESAR", logo no início do texto, podemos afirmar:
Assinale a alternativa em que a palavra em destaque está de acordo com a conjunção proposta entre parênteses.
I) (...) a relação que deveria ser de parceria e assumir papéis complementares na formação do indivíduo acaba, muitas vezes, ganhando contornos de tensão e culpabilização e os pais – que por direito devem conhecer o que ocorre dentro da escola – acabam alienados do processo pedagógico. (Conjunção Subordinativa Concessiva).
II) “A escola tem um papel importante na consolidação da democracia e da cidadania. Logo, é essencial que seja uma referência de experiências participativas, de fato, democráticas. ( Conjunção Coordenativa Conclusiva).
III) Esse envolvimento, portanto, precisa ir além dos processos burocráticos como reuniões semestrais, festas comemorativas e entregas de boletim. Entre estratégias simples que aproximam os familiares do espaço escolar estão estar sempre de portas abertas, manter um canal aberto para o diálogo e sugestões, apresentar a estrutura de funcionários da escola e marcar encontros em horários mais acessíveis. ( Conjunção Subordinativa Conformativa).
IV) “Muitas vezes, principalmente por falta de tempo, deixamos passar alguns aspectos da educação de nossos filhos, mas a ajuda dos familiares os deixa mais motivados para alcançar bons resultados na escola e na vida", coloca. ( Conjunção Coordenativa Adversativa).
No que se refere ao emprego de conectores no texto, assinale a alternativa correta.
Julgue o item subsequente, acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto IV.
Na linha 65, a substituição de “não obstante" por contudo preservaria a correção gramatical e o sentido original do texto.
Em "[...] porque investimos mais nas aparências e convidamos dezenas de pessoas que nem gostamos tanto assim." (nono parágrafo), a conjunção em destaque indica uma
Em relação aos sentidos e aspectos linguísticos do texto, julgue o item a seguir.
O vocábulo “como” (linha 13) introduz, no período, uma expressão de valor comparativo.