A concordância verbal é permitida com o verbo no plural ou no singular em:
Substituindo-se o segmento sublinhado pelo que está entre parênteses, sem que nenhuma outra modificação seja feita, a frase que permanece correta está em:
A respeito das relações de sentido estabelecidas pelas classes de palavras empregadas no texto, assinale a alternativa correta.
No que se refere à concordância padrão, a frase correta é:
Assinale a alternativa em que a frase “embora haja um ceticismo evidente acerca de suas afirmações...” (linha 13) está reescrita conforme a norma padrão.
Substituindo-se o segmento sublinhado pelo que se encontra entre parênteses, o verbo que deve ser flexionado no plural está em:
Assinale a alternativa correta. Em “Chegam na consulta antes da hora.” (7º§), de acordo com a norma padrão, percebe-se um desvio de:
As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:
No que se refere às normas da concordância nominal e verbal, analise as afirmações a seguir.
I. No trecho: "As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo." (1º parágrafo), a forma verbal destacada indica que a concordância foi feita com o pronome "nós". Se fosse feita com a expressão "a gente", o verbo deveria ficar no singular ("passa").
II. No trecho: "São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas." (1º parágrafo), o plural da palavra destacada indica que ela está qualificando ambos os termos que a antecedem: "mesmice" e "dureza".
III. No trecho: "A presunção, o medo são a dura casca do milho que não estoura." (6º parágrafo), a forma verbal no plural indica que o sujeito é composto.
IV. No trecho: "No entanto, o destino do piruá é triste, já que ficará duro a vida inteira." (6º parágrafo), o termo destacado está na forma singular e masculina porque modifica o termo "piruá", que está implícito no enunciado.
Estão CORRETAS:
Leia o texto para responder à questão.
A eletricidade produzida a partir da luz do sol, ou energia fotovoltaica, aparece como a grande estrela do relatório “Renováveis 2017 – Análise e Previsões para 2022”, da Agência Internacional de Energia (AIE). E a maior responsável por isso, mais uma vez, é a China.
A geração solar foi a que mais cresceu entre as energias renováveis, alcançando quase a metade (45%) dos 165 gigawatts de capacidade adicionada em 2016, excluídas fontes de origem fóssil (carvão, petróleo e gás natural) e nuclear.
O Brasil instalou 7,8 GW de renováveis no ano passado – de um total de 9,5 GW no país –, repartidos entre usinas hidrelétricas (5,2 GW) e eólicas (2,6 GW). Mantém uma das matrizes de geração mais limpas, mas contribui com menos de 5% do crescimento verde mundial.
Já a China responde por 40% da capacidade renovável adicionada em 2016, e a maior parte disso provém da energia solar. O governo de Pequim incentiva essa fonte limpa na tentativa de minorar a poluição do ar gerada por termelétricas a carvão, grave problema de saúde pública e inquietação social.
Sob esse estímulo, o país asiático já representa 50% da demanda global por painéis fotovoltaicos e manufatura 60% desses equipamentos.
Salta aos olhos a irrelevância do Brasil no que respeita à energia solar fotovoltaica. Algumas grandes centrais começam a ser instaladas, mas o investimento nacional na mais dinâmica fonte alternativa é desprezível, em termos mundiais.
O país só se destaca, no relatório da AIE, na seara das fontes renováveis para o setor de transporte. Embora o noticiário se concentre na voga dos veículos elétricos, o estudo ressalta que os biocombustíveis – como etanol e biodiesel – permanecerão como opções mais viáveis.
Sim, o Brasil conta com a matriz elétrica mais limpa entre nações de grande porte e liderança inconteste em álcool combustível. O futuro, no entanto, é solar.
(Editorial. Império do sol. Folha de S.Paulo, 10.10.2017. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a concordância está de acordo com a norma-padrão.
Julgue os itens seguintes em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto.
A sequência “Novos letramentos são exigidos” (linha 14) poderia ser reescrita, de acordo com a prescrição gramatical e com o sentido original do texto, da seguinte forma: Exige-se novos letramentos.
A concordância verbal é permitida com o verbo no plural ou no singular em:
A concordância verbal é permitida com o verbo no plural ou no singular em:
“A solidariedade entre o verbo e o sujeito, que ele faz viver no tempo, exterioriza-se na concordância..." (Celso Cunha e Lindley Cintra).
De acordo com as normas de concordância verbal, assinale a alternativa incorreta:
Considere as concordâncias verbais a seguir segundo a variedade padrão da língua:
Assinale a alternativa incorreta: