Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 207 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Esta Tendência Pedagógica prepara intelectualmente e moralmente os alunos para assumirem seus papeis na sociedade. Os conteúdos são conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. Os métodos utilizados são de exposição e demonstração verbal da matéria e /ou por meio de modelos. O professor autoritário exige atitude receptiva do aluno, A aprendizagem é receptiva e mecânica. O texto refere-se a:

Acerca das três ideias sobre a aprendizagem: Inatismo, Empirismo e Construtivismo, analise as assertivas e relacione as colunas corretamente:

1 Inatismo

2 Empirismo

3 Construtivismo

(___) Seu precursor foi Platão. Defende que as pessoas nascem com saberes adormecidos que precisam ser organizados para se tornar conhecimentos verdadeiros. O professor só auxilia o aluno a acessar as informações.

(___) Seu precursor foi Aristóteles. Sustenta que o conhecimento está na realidade exterior e é absorvido por nossos sentidos. O professor é quem detém o saber. O aprendizado é obtido por meio da cópia, seguida de memorização.

(___) Seu precursor foi Jean Piaget. Estabelece que a capacidade de aprender é desenvolvida e construída nas ações do sujeito por meio do contato ativo com o conhecimento, que é facilitado pelo professor.

Respectivamente temos:

Segundo Gadotti (1999), pode-se dizer, sinteticamente, que o pensamento pedagógico brasileiro tem sido definido por duas tendências gerais: a liberal e a progressista. Os teóricos da educação progressista defendem:

Leia o trecho abaixo.

A corrente pedagógica abordada é a:

A tendência pedagógica da Educação Física escolar que aborda os temas atividade física e saúde é denominada como:

Preencha a lacuna corretamente.

“Após as grandes guerras, o modelo americano denominado _________ fixou raízes, notadamente no discurso da educação e especificamente da Educação Física, influenciado pelo educador Dewey e em oposição a escola tradicional".

As ideias do norte-americano Carl Rogers (1902-1987) para a educação são uma extensão da teoria que desenvolveu como psicólogo. Nos dois campos sua contribuição foi muito original, opondo-se às concepções e práticas dominantes nos consultórios e nas escolas. Em que tendência pedagógica Carl Rogers melhor expõe suas concepções sobre a temática educação?

A abordagem construtivista pressupõe que nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento. A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno, nesta perspectiva, depende:

A alfabetização não é um processo individual, pressupõe a interação com o outro, uma vez que a criança interage com outras crianças e com o professor, que tem o papel de planejar e mediar à aprendizagem. Essa afirmação trata de uma perspectiva:

Leio texto a seguir:

Sabendo que houve um período da história da educação brasileira onde a tendência pedagógica descrita no texto foi amplamente aplicada, assinale a alternativa que apresenta a tendência pedagógica correta e a década correspondente à lacuna do texto:

“O método Paulo Freire de alfabetização advoga o uso de ___________________ para estimular o debate entre adultos frequentando classes de alfabetização. Para tanto, estas devem apresentar conteúdos ou situações familiares, próximas à vivência dos adultos que, dessa forma, podem se conscientizar de sua relevância (hoje denominada de usos sociais) [...]." (CAPOVILLA, Fernando C. (org.). Os novos caminhos da alfabetização infantil, p. 61, adaptado).

O que é usado no método Paulo Freire?

As novas concepções de educação e cuidado apontam para a necessidade de que as instituições de Educação Infantil incorporem, de maneira integrada, as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais e as instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. Sobre essa afirmativa, é correto afirmar o que está descrito na alternativa:

Uma das questões em destaque no livro Rumo a uma nova Didática de Candau (2013) é a questão da didática numa perspectiva multidimensional. Considerando a multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem, muitos autores advogam pela articulação consistentemente das dimensões, EXCETO:

A concepção construtivista reúne uma série de princípios que permitem compreender a complexidade dos processos de ensino-aprendizagem e que se articulam em torno da atividade intelectual implicada na construção do conhecimento. Em relação aos princípios da concepção construtivista, analise as afirmativas abaixo, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) Os esquemas de conhecimento se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado da sua existência, sobre algum objeto de conhecimento.

( ) Os esquemas de conhecimento são revisados, modificados, tornam-se mais complexos e adaptados à realidade, mais ricos em relações.

( ) A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno depende de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.

( ) A situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, de revisão, e de construção de esquemas de conhecimento sobre os conteúdos escolares.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

De acordo com os preceitos constitucionais, cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas com deficiência é de competência

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282