Segundo Dermeval Saviani e tendo por bases suas influências marxistas, a pedagogia que segue uma sistematização tradicional na transmissão de conteúdos pode perpetuar não só um sistema pedagógico desinteressante, mas que irá:
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“A escola deve ser percebida como um espaço que ______________________ a discussão dos conhecimentos históricos acumulados pela sociedade. É através dessa construção coletiva que teremos uma organização capaz de efetivar uma educação de qualidade, gratuita e para todos, além de formar cidadãos _____________________ capazes de transformar a sua realidade. Dessa forma, podemos concluir que o Regimento Escolar é essencial para uma instituição escolar que busca a qualidade do ensino numa perspectiva _____________________."
Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir.
Os métodos de ensino devem ser pautados por processos de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas.
Qual a tendência pedagógica que concebe a aprendizagem como receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade?
Contrapondo o típico ensino tradicional, cabe ao professor despertar interesses, fomentar atitude reflexiva, apoiar o desenvolvimento, estimular o ambiente rico em experiências ou interações e promover a ação pedagógica facilitadora para a elaboração de novas ide ias, concepções e hipóteses. Nessa perspectiva, é possível estabelecer algumas frentes de trabalho pedagógico não exclusivas, todas elas fundamentais para a conquista da língua escrita, por exemplo:
Dermeval Saviani é idealizador da Pedagogia por ele denominada de:
As opções a seguir apresentam princípios sobre os quais o ensino será ministrado, à exceção de uma. Assinale-a.
No desenvolvimento humano, encontramos três grandes correntes, a saber: a inatista, a ambientalista e a sócio-histórica. Leia atentamente os itens a seguir e depois assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
I. Abordagem ______________. Pautada nas ideias empiristas e positivistas de Francis Bacon (1561-1626), John Locke (1632-1704) e Augusto Comte (1798-1857), essa abordagem atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das características e capacidades humanas, destacando a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento.
II. Abordagem______________. Está fundamentada nas ideias racionalistas e tem como base as filosofias de René Descartes (1596-1650), Baruch Espinoza (1632-1677) e Immanuel Kant (1724-1804). Privilegia a razão, em detrimento da experiência, como a única forma de se chegar ao conhecimento e considera que tudo existe a priori.
III. Abordagem ______________. Entendendo o homem como um ser construído pelas forças históricas e sociais, fruto da sociedade e da cultura em que está inserido, essa abordagem tem como fundamento os princípios do materialismo dialético de Karl Marx (1818-1883) e Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831).
Assinale a alternativa CORRETA. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno, trata-se da tendência pedagógica:
De acordo com os PCNs, a análise das tendências pedagógicas no Brasil deixa evidente a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressa as especificidades de nossa história política, social e cultural, a cada período em que são consideradas.
Pode-se identificar, na tradição pedagógica brasileira, a presença das seguintes tendências:
Dentre as teorias de educação, quais delas são consideradas Teorias não críticas?
1.Tradicional
2.Nova
3.Histórico-cultural
4.Tecnicista
5.Libertária
Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.
Na pedagogia renovada o aluno é visto como:
Embora se reconheçam as dificuldades do estabelecimento de uma síntese das diferentes tendências pedagógicas, Libâneo as classifica em dois grupos: “liberais" e “progressistas".
Classifique cada uma das tendências pedagógicas abaixo como Liberal (L) ou Progressista (P).
( ) tradicional;
( ) libertadora;
( ) renovada progressivista;
( ) tecnicista;
( ) crítico-social dos conteúdos.
A sequência correta é:
A entrevista de matrícula pode ser usada para apresentar informações sobre o atendimento oferecido, os objetivos do trabalho, a concepção de educação adotada. Esse momento também é uma boa oportunidade para que os educadores conheçam a família e questões referentes às crianças, como, por exemplo:
Visões mais atualizadas sobre a instituição familiar propõem que se rejeite a ideia de que exista um único modelo. Enfoques teóricos mais recentes procuram entender a família como uma criação humana de característica: