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Folha de respostas:

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    • Errado

Acerca dos princípios e conceitos da arquivística, julgue os itens subsecutivos.

Um documento é identificado como pertencente a uma instituição ou empresa se mantiver relação direta ou indireta com a missão dessa organização.

Quando percorrem numa linha contínua, sem sofrer qualquer tipo de alteração, o trajeto que vai da entidade produtora ao seu legítimo sucessor, os documentos de arquivo são presumivelmente autênticos. Tal condição é conhecida como

Segundo Fonseca ( 2005 ), o marco fundador ou inaugural da disciplina arquivística foi em:

Arquivo é um conjunto de documentos, organicamente acumulados, produzidos ou recebidos por pessoa física e instituições públicas ou privadas, em decorrência do exercício de atividade específica, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza do documento.

Identifique, a seguir, qual não é a função do arquivo.

A relação natural entre documentos de um arquivo é dada pela sua

Assinale a afirmativa que apresenta o conceito correto de arquivo.

Com relação à gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

O processo de classificação pode ser dividido em duas partes: a intelectual, que é a atribuição de classes aos documentos, e a de ordenação, que é a organização dos documentos nas classes atribuídas.

Com relação aos procedimentos adotados na gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

Na composição do arquivo impresso estão inseridos, além das publicações e periódicos internos, os documentos que foram adquiridos por doação.

Com relação aos procedimentos adotados na gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

Na terminologia arquivística, o termo janela refere-se ao espaço destinado, na projeção da guia, para introdução da tira de inserção.

Considerando os conceitos da arquivologia e a legislação relacionada a essa área, julgue os itens subsecutivos.


Nos processos de trabalho, independentemente da natureza do negócio, as organizações públicas ou privadas produzem e ecebem informações que, registradas, tornam-se documentos de arquivo.

Considerando os conceitos da arquivologia e a legislação relacionada a essa área, julgue os itens subsecutivos.


Para que sirva como prova, o documento de arquivo deve preservar a característica de verdadeiro, não havendo, nesse caso, necessidade de autenticidade.

Acerca dos princípios e conceitos da arquivística, julgue os itens subsecutivos.

O documento de arquivo pode se distinguir dos demais existentes no ambiente organizacional pela característica da autenticidade.

Atenção: Para responder às questões de números 22 a 25 considere a polissemia da palavra memória, como se pode verificar nas frases seguintes:

I. O desembargador publicou a memória do Tribunal Regional do Trabalho, destacando seus principais fatos desde 1986.

II. Com o telhado do arquivo nestas condições, a memória do Tribunal corre o risco de se perder.

III. O Tribunal fará uma sessão em memória do seu ex-presidente Dr. Luiz Carlos de Araújo.

IV. Será que este computador tem memória suficiente?

V. O secretário foi encarregado de fazer a memória da reunião.

VI. O acesso a estes documentos pode contribuir para denegrir a memória da instituição.

VII. A futura sede do Tribunal terá 2.000 m2 de área construída, conforme se vê na memória descritiva em anexo.

VIII. Em suas memórias ele deixou de mencionar fatos importantes.

Nas frases II e VI, os melhores substitutos para a palavra memória são, respectivamente,

A sequência de atos prescritos para o andamento de um processo configura

Considerando os conceitos da arquivologia e a legislação relacionada a essa área, julgue os itens subsecutivos.


O material de referência ou informação não orgânica, utilizado nos setores de trabalho, é considerado documento de arquivo.

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