Com relação ao uso das estruturas linguísticas ou da grafia das palavras, assinale o trecho em que o texto adaptado de Júlio Miragaya, Desindustrialização e baixo crescimento econômico (Correio Braziliense, 23 de abril de 2012), foi transcrito corretamente.
Leia o seguinte texto para responder às questões 7 e 8.
Assinale a opção que fornece uma continuidade gramaticalmente correta e coerente para a argumentação do texto.
Por um desses quiproquós da vida cultural, a tradicionalização, ou a referência à tradição, tornou-se um tema dos mais presentes na poesia contemporânea brasileira, quer dizer, a que vem sendo escrita desde meados dos anos 80.
O fragmento em que o elemento por (ou pelo/pela) estabelece a mesma relação semântica do elemento por do fragmento acima é
Atenção: As questões de números 6 a 11 baseiam-se no texto abaixo. 

A referência ao que diz o ex-ministro Delfim Netto
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER A QUESTÃO.
No fragmento: “ ...triste posição de campeões da desigualdade...", o termo “campeões" expressa:
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER A QUESTÃO.
Quem fez o trabalho foi:
“Quando o pleonasmo nada acrescenta à força da expressão, quando resulta apenas da ignorância do sentido exato dos termos empregados, ou de negligência, é uma falta grosseira." (Cunha, Celso, Ed. Nova Fronteira, 1985)
Em qual alternativa não ocorre o pleonasmo como falta grosseira?
Quando isso ocorre, termina a eleição e todas as abelhas, mesmo a rainha, partem para o local escolhido e começam a construir a nova colmeia. (L.39-41)
Assinale a alternativa em que a alteração do período acima foi realizada em respeito à norma culta e às possibilidades de pontuação.
É verdade que muitas vezes ouvimos discursos nos quais o candidato derrotado decreta que "decidido o pleito, vamos trabalhar juntos pela proposta vencedora", mas na maioria das vezes isso não passa de retórica. (L.91-96)
Na frase acima, a palavra "retórica" só NÃO pode ser substituída por
“Ao final do período de vigência da NOB SUS 01/96, mais de 99% dos municípios brasileiros estavam habilitados a uma das condições de gestão da referida norma, sendo 89% em Gestão Plena da Atenção Básica e 10,1% em Gestão Plena do Sistema Municipal. A maior parte dessas habilitações ocorreu ainda em 1998, no primeiro ano de implantação da NOB/96. Entretanto, o percentual de municípios habilitados em cada uma dessas condições de gestão é bastante variável entre os estados, sugerindo a existência de diferentes ritmos e modelos de descentralização. Cabe lembrar que o processo de habilitação depende da iniciativa dos gestores subnacionais. Conforme já mencionado, os estados e municípios voluntariamente se submetem ao processo de habilitação, assumindo responsabilidades e fazendo jus ao repasse de recursos e responsabilidades a partir do cumprimento dos requisitos definidos nas Normas Operacionais.”
Levando-se em consideração as características da maioria dos municípios brasileiros, pode-se concluir, em relação ao descrito no texto, que:
Apesar de terem uma rainha, as abelhas tomam decisões usando um processo democrático, que envolve a formação de opiniões individuais e a construção de um consenso coletivo. (L.l-5)
A respeito do período acima, analise as afirmativas a seguir:
Assinale
É verdade que muitas vezes ouvimos discursos nos quais o candidato derrotado decreta que "decidido o pleito, vamos trabalhar juntos pela proposta vencedora", mas na maioria das vezes isso não passa de retórica. (L.91-96)
Tomando o trecho acima como discurso direto, assinale a alternativa em que se tenha feito corretamente a passagem para o indireto.
O uso da linguagem figurada pelo autor em “...quem não gostar pode descer do bonde.” permite-nos inferir que:
Assinale a alternativa em que, do ponto de vista da transitividade, o verbo destacado encontra-se corretamente classificado, de acordo com as informações contidas nos parênteses.