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No primeiro parágrafo do texto IV, utilizam- se várias estratégias linguísticas que visam a uma aproximação com o leitor. Assinale a única que não foi utilizada em tal parágrafo.

A representação da Monalisa identificada como “after mantém com a obra fonte, uma relação de:

Norma jurídica x realidade política

No avanço do processo de democratização do Estado brasileiro, com o consequente aumento da transparência dos atos públicos, a imprensa vem derramando nos ouvidos da sociedade uma verdadeira enxurrada de denúncias (fundadas ou não) de conduta ilícita ou reprovável por parte de agentes públicos. Isso tem resultado no profundo descrédito da classe política, que regularmente se mantém flagrante, até que uma notícia de grande repercussão desvie as atenções do povo das acusações e ações contra Senadores, Deputados, Ministros, lobistas de todo tipo. (Mas esse fenômeno ocorre só por pouco tempo: passada a perplexidade com a notícia calamitosa, volta-se logo ao lugar-comum da corrupção, do favoritismo, do enriquecimento ilícito por desvio de recursos públicos.) Tornou-se comum ouvir em entrevistas com populares expressões de descrença na classe política, ao lado de reclamações por "uma lei que proíba isso". Sabe-se que isso não é solução. [...] Os recursos de integração hermenêutica, disponíveis ao aplicador contemporâneo, são suficientes para exigir, dos agentes públicos, a conduta politicamente virtuosa e constitucionalmente positivada que se espera deles. Além disso, verifica-se no Brasil um conjunto de fatores comuns a países de democratização tardia, que saíram de regimes autocráticos. Inclui-se entre esses fatores a falta de maturidade democrática de boa parcela da população, que simplesmente outorga ao agente público seu voto, sem exigir dele prestação de contas de seu mandato, ou mesmo qualquer ação política efetiva. Os motivos para tal inércia têm sede na própria história e tradição brasileira, como se houvesse uma aceitação na não participação ativa nas decisões de governo, no referendo tácito a oligarquias locais, numa forma de clientelismo patológico, de troca de votos por cestas de alimentos. Tais fenômenos guardam mais relação com o desconhecimento da lei e dos meios de controle político, à disposição de qualquer cidadão, do que com uma tradição consciente de passividade.

(Maluf, Emir Couto Manjud. O desafio da justiça eleitoral face à crise de moralidade política. Revista de monografias: concurso de monografias do TRE/MG. nº 1 (2010). Belo Horizonte: TRE/MG, 2010.)

Pode-se inferir, com base no texto, que o desconhecimento da lei em relação à política gera na população

Observe a charge a seguir.

Com relação à charge e à Lei Seca, considere as afirmativas a seguir.

I. A charge explora a incapacidade do jovem de perceber a situação em seu entorno, pois a bebida em excesso provoca efeitos colaterais tais como sonolência, lentidão nos reflexos e falta de coordenação motora mais acentuada.

II. O jovem da charge seria multado em R$ 650,00 pelo fato de ter sido flagrado em uma blitz dirigindo alcoolizado. No caso de reincidência, o valor dobraria para R$ 1.300,00, e ele perderia o direito de dirigir por dois anos.

III. Se o jovem da charge tivesse ingerido até uma dose de whisky ou um lata de cerveja, estaria isento de qualquer sanção em virtude da previsão legal, que estabelece quantidade mínima de álcool igual ou superior a oito decigramas por litro de sangue.

IV. Caso o jovem da charge se recuse a fazer o teste do bafômetro, outras formas podem ser utilizadas para provar a embriaguez do motorista, a exemplo de testes clínicos, fotos, vídeos e o próprio depoimento policial.

Assinale a alternativa correta.

Leia o texto, a seguir, e responda à questão.

A partir do fragmento “... fazendo crescer o obscurantismo em torno das matrizes da violência", assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o sentido expresso pelo termo em destaque.

Leia o texto, a seguir, e responda à questão.

Acerca dos recursos morfossintáticos do texto, considere as afirmativas a seguir.

I. No fragmento “mesmo que o motorista parado nas blitze da lei seca tenha bebido menos de um copo de cerveja", a expressão destacada pode ser substituída, sem prejuízo do sentido original, por “uma vez que".

II. No trecho “terá de pagar multa por infringir a lei – que aumentou para R$ 1.915,40 no fim de 2012", a ambiguidade do pronome em destaque se desfaz pela substituição desse termo por “a qual".

III. Em “Ela regulamentou as mudanças aprovadas pelo Congresso Nacional, que foram sancionadas pela presidenta", o pronome em destaque pode ser substituído pelo termo “as quais", pois se refere à expressão “as mudanças aprovadas".

IV. Em “... e passaram, por exemplo, a aceitar testemunhos de embriaguez como prova de que o motorista cometeu infração", o termo em destaque é formado pelo processo de derivação sufixal.

Assinale a alternativa correta.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.


Assinale a alternativa correta com relação ao texto.

Leia o texto abaixo e responda à questão.

Em “Pois o cronista sabe que não está escrevendo só naquele momento, naquele dia, para aquela rápida publicação no jornal ou revista, mas está falando para um leitor que, na maioria das vezes, voltará a ele, QUE o acompanhará, somando dentro de si as crônicas lidas [...]” § , o elemento de coesão destacado retoma, no texto, o termo:

Leia o texto abaixo e responda à questão proposta.

A respeito do texto, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto se volta para um retrato objetivo da realidade e se constitui em importante instrumento de denúncia.

II. O texto dá ênfase aos problemas sociais: à seca e à miséria provocada por ela.

III. Predomina a linguagem coloquial, distante da norma-padrão da língua portuguesa.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Ao concluir o texto “Talvez seja esse o jeito de escrever sobre a alma em cuja memória se encontram as coisas eternas, que permanecem...”, o autor apresenta um(uma):

Nos dois textos, os autores exploram o mesmo tema: a primeira posição na largada do Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil. Comparando-os, pode-se afirmar que:

Leia o texto a seguir, para responder à questão.

“Poxa, logo num texto sobre educação!” (§ 7). O autor faz essa declaração, considerando o pesadelo que teve, por quê?

Observe, a seguir, textos inseridos em pesquisa acadêmica.

A análise do corpus, segundo a pesquisa, revela que os falantes:

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Assinale a alternativa correta com relação ao texto.

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