Os textos argumentativos podem apoiar-se em tipos diferentes de argumentos.
Assinale a opção em que o argumento empregado pelo enunciador é apoiado na intimidação do receptor.
Leia com atenção o pequeno texto abaixo:

Nesse texto, a crítica realizada é a de que os impostos
Numa magnífica crônica intitulada Eu sei, mas não devia, a escritora Marina Colasanti diz o seguinte:
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez vai pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra. Uma das características básicas da textualidade é a necessidade de coesão.
Assinale a frase que não mostra relação temática com os segmentos anteriores.
“Aquele candidato estava mexendo no celular; vou tomar a prova dele!”
Essa é uma afirmação de um fiscal de prova, que é formulada, passando de uma premissa diretamente a uma conclusão, assumindo como verdadeira uma ideia intermediária.
Assinale a opção que indica corretamente a ideia intermediária omitida.
De acordo com o texto, apoiar projetos de educação voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional de jovens carentes de comunidades vizinhas pode fazer parte do Código de Ética de uma empresa por ser um exemplo de ação de
Julgue os itens a seguir, acerca dos sentidos veiculados no texto 1A1-I.
I O autor defende que as pessoas leigas tenham acesso à metodologia de produção do conhecimento científico em vez de apenas memorizarem seus conteúdos.
II Depreende-se do texto que o conhecimento científico proporciona benefícios para a humanidade porque, entre outras razões, fornece verdades absolutas sobre o universo.
III Infere-se do texto que admirar a ciência relaciona-se à compreensão dos princípios do conhecimento científico.
Assinale a opção correta.
Textos argumentativos são tipicamente polifônicos – isto é, eles nos permitem “ouvir a voz” de diferentes atores e grupos sociais, e não apenas a do seu autor.
A alternativa em que a posição expressa NÃO pode ser atribuída ao autor do texto 1 é:
Com base no texto, todas as seguintes extrapolações podem ser feitas, EXCETO:
O texto explica que o empreendedorismo social se diferencia do conceito de negócio social porque o primeiro procura
Leia as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O açaí é uma fruta venenosa.
( ) A polpa do açaí não deve ser consumida fora das regiões Norte e Nordeste.
( ) O protozoário Trypanosoma cruzi é o causador da doença de Chagas.
( ) O Estado do Pará exporta açaí.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Considerando os elementos semântico-textuais e as informações apresentadas, é possível aferir que, principalmente, a autora tem por objetivo
Dadas as afirmativas sobre a charge,
I. Há, na imagem, um processo intertextual que obriga o interlocutor a fazer inferências e a construir analogias, elementos sem os quais a compreensão textual ficaria comprometida.
II. Na charge, há uma crítica social apresentada na fala do menino: o discurso, não concretizado, de que a escola é o futuro para as crianças.
III. Por meio de elementos visuais e verbais, o gênero textual em questão tem o objetivo de estabelecer uma opinião crítica e de persuadir o leitor, influenciando-o criticamente.
IV. Nas entrelinhas da charge, não se pode afirmar que exista qualquer tipo de comentário crítico, pois essa tem apenas a função de entreter o leitor.
V. O quadrinho constitui um gênero textual que apresenta, em primeiro plano, uma imagem do que seria a escola e uma faixa escrito “GREVE! ”.
verifica-se que estão corretas apenas
Um escritor de humor registrou a seguinte observação: “A mosca é o termômetro da higiene”. Isso significa que
Assinale a opção que mostra uma frase em que o deslocamento de termos modifica o seu sentido original.

Com base nas ideias veiculadas no texto CG1A1-I, julgue os itens a seguir.
Infere-se do texto que seus autores corroboram a explicação de James Tully acerca do direito de propriedade aplicado às terras colonizadas.