Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8783 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Com relação a aspectos linguísticos e textuais do texto III, julgue o item seguinte.

Com o emprego de construções como “Vistas as coisas de hoje" (l.43) e “Difícil imaginar os motivos" (l.48) e da forma verbal "pensamos" (l.49), o autor confere um tom impessoal ao texto.

Com referência ao texto IV, julgue o item que se segue.

Conclui-se do texto que a maioria dos comerciantes, no Império, não era formada por brasileiros, bem como que o comércio mais lucrativo praticado na época estava associado à economia escravocrata.

Com referência ao texto IV, julgue o item que se segue.

Salienta-se, no texto, a importância da renda como atributo de grande reconhecimento social, o que levou Mauá a vivenciar "uma luta vivaz" (l.50), isto é, um dilema, entre a utilização do capital para fins próprios e o investimento na economia nacional.

A alternativa em que a palavra destacada estabelece sentido de intensidade é:

A partir do uso de elementos linguísticos para a construção da coesão no texto I, analise as afirmações a seguir e assinale a opção CORRETA.

I. Os pronomes de terceira pessoa "eles" (linha 19) e "eles" (linha 20) fazem uma retomada anafórica pronominal de "um grupo de homens";

II. A expressão "A pesquisa" (linha 12) faz uma retomada anafórica lexical de "O novo estudo" (linha 10), referente introduzido no período anterior;

III. As expressões "homem primitivo" (linha 13), "nossos parentes primitivos" (linha 22), "humanos primitivos" (linha 25) e "proto-humano" (linha 33) são utilizadas para fazer referência ao mesmo referente.

No trecho – … pensam que é necessário despertar a atividade desde cedo para garantir o sucesso profissional. – a palavra destacada estabelece sentido de

O texto do último quadrinho revela que Chico Bento era

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.

No período “É um novo tipo de letramento, um processo intuitivo no qual a imagem se sobrepõe à alfabetização tradicional” (linhas de 10 a 12), a forma verbal “É” poderia ser substituída, sem prejuízo da correção gramatical e da coerência textual por Trata-se de. Por outro lado, a substituição de “no qual” por onde prejudicaria a correção gramatical do período.


No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à

literatura brasileira, julgue os itens a seguir.

O verbo “encabrestar” (linha 22) foi empregado no texto em sentido figurado.

Observe a frase: "O que não pode ocorrer é o professor ignorar o fato de a tecnologia digital fazer parte do cotidiano do aluno e cobrar do pupilo interesse pelas aulas': Indique a alternativa que apresenta a substituição possível da palavra cotidiano por um termo sinônimo.

Leia o fragmento.

“A ideia freireana nos mostra uma maneira simples, porém muito significativa da aprendizagem da leitura. O início do processo de alfabetização, a leitura em si, deve estar amplamente envolvido com a história e a experiência individual do educando. É preciso que o aluno aprenda baseando-se no ambiente em que está inserido, nas suas vivências e na cultura que o cerca." (Eliane de Paula Rocha, “Acolhendo a alfabetização dos países em língua portuguesa")

Conforme contexto apresentado, a teoria em questão compreende a leitura e a escrita conforme alternativa:

Sobre o texto não se pode afirmar:

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER A QUESTÃO.

De acordo com o texto, qual o melhor conceito que se pode aplicar à civilidade:

Texto 1 para responder à questão.

De acordo com a leitura compreensiva do texto, é correto afirmar que o (a)

Das afirmações seguintes: I. Os adjetivos CALMO, ASSUSTADO, APAIXONADO e TRISTE se referem ao substantivo HUMOR. II. Em “99% de umidade”, a expressão “de umidade” é adjetivo pátrio. III. De acordo com a personagem Gaturro, o seu humor é expresso pelos bigodes.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282