
Com relação a aspectos linguísticos e textuais do texto III, julgue o item seguinte.
Com o emprego de construções como “Vistas as coisas de hoje" (l.43) e “Difícil imaginar os motivos" (l.48) e da forma verbal "pensamos" (l.49), o autor confere um tom impessoal ao texto.

Com referência ao texto IV, julgue o item que se segue.
Conclui-se do texto que a maioria dos comerciantes, no Império, não era formada por brasileiros, bem como que o comércio mais lucrativo praticado na época estava associado à economia escravocrata.

Com referência ao texto IV, julgue o item que se segue.
Salienta-se, no texto, a importância da renda como atributo de grande reconhecimento social, o que levou Mauá a vivenciar "uma luta vivaz" (l.50), isto é, um dilema, entre a utilização do capital para fins próprios e o investimento na economia nacional.
A alternativa em que a palavra destacada estabelece sentido de intensidade é:
A partir do uso de elementos linguísticos para a construção da coesão no texto I, analise as afirmações a seguir e assinale a opção CORRETA.
I. Os pronomes de terceira pessoa "eles" (linha 19) e "eles" (linha 20) fazem uma retomada anafórica pronominal de "um grupo de homens";
II. A expressão "A pesquisa" (linha 12) faz uma retomada anafórica lexical de "O novo estudo" (linha 10), referente introduzido no período anterior;
III. As expressões "homem primitivo" (linha 13), "nossos parentes primitivos" (linha 22), "humanos primitivos" (linha 25) e "proto-humano" (linha 33) são utilizadas para fazer referência ao mesmo referente.
No trecho – … pensam que é necessário despertar a atividade desde cedo para garantir o sucesso profissional. – a palavra destacada estabelece sentido de
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.
No período “É um novo tipo de letramento, um processo intuitivo no qual a imagem se sobrepõe à alfabetização tradicional” (linhas de 10 a 12), a forma verbal “É” poderia ser substituída, sem prejuízo da correção gramatical e da coerência textual por Trata-se de. Por outro lado, a substituição de “no qual” por onde prejudicaria a correção gramatical do período.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à
literatura brasileira, julgue os itens a seguir.
O verbo “encabrestar” (linha 22) foi empregado no texto em sentido figurado.
Observe a frase: "O que não pode ocorrer é o professor ignorar o fato de a tecnologia digital fazer parte do cotidiano do aluno e cobrar do pupilo interesse pelas aulas': Indique a alternativa que apresenta a substituição possível da palavra cotidiano por um termo sinônimo.
Leia o fragmento.
“A ideia freireana nos mostra uma maneira simples, porém muito significativa da aprendizagem da leitura. O início do processo de alfabetização, a leitura em si, deve estar amplamente envolvido com a história e a experiência individual do educando. É preciso que o aluno aprenda baseando-se no ambiente em que está inserido, nas suas vivências e na cultura que o cerca." (Eliane de Paula Rocha, “Acolhendo a alfabetização dos países em língua portuguesa")
Conforme contexto apresentado, a teoria em questão compreende a leitura e a escrita conforme alternativa:
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER A QUESTÃO.
De acordo com o texto, qual o melhor conceito que se pode aplicar à civilidade:
Texto 1 para responder à questão.
De acordo com a leitura compreensiva do texto, é correto afirmar que o (a)
Das afirmações seguintes: I. Os adjetivos CALMO, ASSUSTADO, APAIXONADO e TRISTE se referem ao substantivo HUMOR. II. Em “99% de umidade”, a expressão “de umidade” é adjetivo pátrio. III. De acordo com a personagem Gaturro, o seu humor é expresso pelos bigodes.