Com relação às ideias do texto 11A3AAA, julgue o item que se segue.
Depreende-se do texto que, apesar de exímio conhecedor da gramática da língua portuguesa, Seu Borjalino não relacionava adequadamente, em sua redação, estilo de linguagem e gênero textual.
Dado seu tema central, o recurso linguístico utilizado para promover a progressão temática do texto é a
O Texto 3 representa a imagem da sociedade, ao passo que o Texto 4 representa a imagem de uma parcela da sociedade, o eleitorado. Há uma distinção substancial entre as duas imagens. Essa distinção é dada
No Texto 2, os termos “massa” e “gado” adquirem um sentido semelhante a “rebanho”, no Texto 1. Essa semelhança de sentido deve-se
Considerando as ideias expressas no texto CB1A1AAA e a sua tipologia, julgue o item a seguir.
O autor do texto defende que os professores não realizem atividades de formação continuada.
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue o item que se segue.
Segundo o autor, os alfabetizandos devem ser sujeitos de sua aprendizagem, considerando-se a responsabilidade e a capacidade criativa que dedicam ao processo.
De acordo com o autor do texto Lastro e o sistema bancário, a reserva fracional foi criada com o objetivo de
Julgue o seguinte item, relativo aos sentidos e às ideias do texto CB4A1AAA.
Depreende-se do texto que o debate acerca da justiça organiza-se em torno de parâmetros básicos, mas que não há consenso quanto ao conceito de justiça e às formas concretas para alcançá-la entre filósofos e cientistas políticos do século XX.
Julgue o seguinte item, relativo aos sentidos e às ideias do texto CB4A1AAA.
Depreende-se do texto que o debate acerca da justiça organiza-se em torno de parâmetros básicos, mas que não há consenso quanto ao conceito de justiça e às formas concretas para alcançá-la entre filósofos e cientistas políticos do século XX.
Com base no texto CB1A1CCC, escrito por uma juíza acerca de casos de violência doméstica, julgue o item a seguir.
No terceiro parágrafo, fica clara a importância da linguagem nas audiências judiciais, momento em que as vítimas têm a oportunidade de desabafar, e os juízes, como a autora do texto, de lhes explicar o trâmite da ação.
Julgue o seguinte item, relativos aos sentidos e às ideias do texto CB4A1AAA.
Depreende-se do texto que o debate acerca da justiça organiza-se em torno de parâmetros básicos, mas que não há consenso quanto ao conceito de justiça e às formas concretas para alcançá-la entre filósofos e cientistas políticos do século XX.