De acordo com a exposição da rotina de Dickens no texto citado, pode-se concluir que ele
O grupo de pesquisadores, que assinam a carta, considera que a implantação de um Padrão Brasileiro de Rádio Digital permitiria atender às necessidades do contexto brasileiro.
Assinale a alternativa que NÃO atenderia a essa realidade.
Atenção: Leia com atenção o texto seguinte para responder à questão. Trata-se de uma apresentação que faz o escritor José Castello a um livro que escreveu em homenagem ao cronista Rubem Braga.
No contexto, a frase sem a capacidade de sonhar, os fatos não subsistem e se tornam pó deve ser entendida em apoio à iniciativa de José Castello de escrever um livro de modo a
Acerca das estruturas linguísticas do texto, assinale a alternativa correta.
No texto, sem alteração de sentido, seria sintaticamente correto substituir
Ao afirmar que, na internet, prevalece a lei do cão, o cronista quer dizer que na internet:
Há uma série de inferências possíveis a partir do texto 2; a única inferência inadequada é:
Com relação à correção gramatical e à coerência com as ideias do texto das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados, julgue o item subsequente.
“No entanto" (linha 6) por Porquanto
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
No texto, estruturado em forma dissertativa, o autor expressa seu ponto de vista particular em relação aos direitos humanos.
Com referência às ideias do texto precedente, julgue o próximo item.
Trata-se de um texto publicado no jornal para o qual o próprio autor escreve, havendo indícios de que ele apresentará a tal texto uma crítica.
No que se refere ao texto precedente e às ideias nele veiculadas, julgue o item subsequente.
A expressão “Alguma surpresa?" (R.15) é uma pergunta retórica acerca do fato de a leitura ser a quinta opção de entretenimento no Brasil e a televisão, a primeira.
Com relação às ideias do texto 11A3AAA, julgue o item que se segue.
Infere-se do texto que Seu Borjalino, além da vírgula e da crase, conhecia bem o léxico da língua portuguesa.