Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.
Considerando-se o contexto, relacionam-se numa oposição de sentido os segmentos

Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item abaixo.
No texto, que se caracteriza como dissertativo-informativo, aborda-se a importância de uma dieta saudável e equilibrada para o bom funcionamento do organismo humano.
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
O texto, estruturado em forma dissertativa, trata da relação entre nutrição, saúde e bem-estar.
Leia o texto, para responder à questão.
Esses retratos, junto com muitos outros, formam uma galeria que o país não gosta de ver. São vários Antônios, vários Franciscos, vários Josés que dão carne e osso a um grande drama brasileiro: o trabalho em condições análogas às de escravidão. Sim, todas essas pessoas foram escravizadas – em pleno século XXI.
Enredadas em dívidas impagáveis, manipuladas pelos patrões e submetidas a situações deploráveis no trabalho, elas chegaram a beber a mesma água que os porcos, e algumas sofreram a humilhação máxima de ser espancadas, para não falar de constantes ameaças de morte.
Quando os livros escolares informam que a escravidão foi abolida no Brasil em 13 de maio de 1888, há exatos 130 anos, fica faltando dizer que se encerrou a escravidão negra – e que, ainda hoje, a escravidão persiste, só que agora é multiétnica.
Estima-se que atualmente 160000 brasileiros trabalhem e vivam no país em condições semelhantes às de escravidão – ou seja, estão submetidos a trabalho forçado, servidão por meio de dívidas, jornadas exaustivas e circunstâncias degradantes (em relação a moradia e alimentação, por exemplo). Comparada aos milhões de africanos trazidos para o país para trabalhar como escravos, a cifra atual poderia indicar alguma melhora, mas abrigar 160000 pessoas escravizadas é um escândalo humano de proporções épicas. Em 1995, o governo federal reconheceu oficialmente a continuidade daquele crime inclassificável – e criou uma comissão destinada a fiscalizar o trabalho escravo. O pior é que, em vez de melhorar, a situação está ficando mais grave.
(Jennifer Ann Thomas, Veja, 09 de maio de 2018. Adaptado)
É correto concluir que, em relação às ações oficiais de vigilância do trabalho escravo no Brasil, a autora demonstra ter sentimento de
Leia o texto para responder à questão.
Ao discutir as condições do trabalho atual, o texto deixa evidente que
Analisando o contexto e as falas dos personagens da charge é CORRETO afirmar:
São expressões sinônimas de latente e emergiu adequadas ao contexto, respectivamente,
Dentre as alternativas abaixo, a que se identifica com a mensagem do texto é:
De acordo com a leitura do texto, a opção abaixo que NÃO se relaciona ao universo semântico da ética, apresentado no texto, é:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Assinale a alternativa que apresenta o antônimo da palavra “enfermas” (l. 04).
Quanto às ideias do texto, julgue o item a seguir.
Deduz‐se do texto que a whey protein provoca danos irreversíveis à saúde, razão pela qual seu consumo tem sido regulamentado pela Anvisa.
Quanto às ideias do texto, julgue o item a seguir.
Do texto se extrai que investigações têm demonstrado irregularidades na composição química de amostras de whey protein analisadas e, em especial, nos teores de gorduras e carboidratos totais, em comparação com os citados nos respectivos rótulos.
Assinale a alternativa correta em relação aos termos destacados e sua utilização no texto.
De acordo com as ideias do texto CB2A1-I,
a falta de aplicação imediata das pesquisas científicas é um fato reprovável.