“... eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma, que estavam perfeitamente satisfeitas com suas ideias toscas sobre todos os assuntos, e que julgavam um acinte a mera sugestão de que soubessem um pouco mais a respeito suas opiniões seriam melhores."
Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.
No texto 05, a relação dialógica com o leitor do texto é estabelecida por meio de um recurso linguístico, materializado, no discurso, por meio de:
Com relação às ideias do texto CB1A1-I, julgue o item subsequente.
Para o autor do texto, nem sempre a discussão sobre justiça pode ser feita a partir de uma argumentação racional, visto que, em casos de evidente injustiça, as pessoas são tomadas por um impulso que as impede de raciocinar antes de agir.
Observe a seguir a fala da diretora de uma escola pública. “Na família que não tem uma estrutura, a criança não aprende, dá problema. Crianças de ‘famílias estruturadas’ não apresentam problemas na escola.” Essa fala nos remete a um problema recorrente na relação entre escola e família, apontado por vários autores atualmente, qual seja:
Assinale a alternativa correta a respeito do excerto “[...] Desde o seu início e ao longo de toda a sua longa história, o motor da cultura foi a necessidade de preencher o abismo que separa o transitório do eterno, o finito do infinito, a vida mortal da imortal; o impulso para construir uma ponte para passar de um lado para outro do precipício; o instinto de permitir que nós, mortais, tenhamos incidência sobre a eternidade, deixando nela um sinal imortal da nossa passagem, embora fugaz.".
Na conversa que manteve com o motorista do táxi, o autor firmou uma posição pessoal, representada no segmento
Diante do debate sobre o sigilo das fontes jornalísticas, assinale a opção que indica a posição do autor do texto.
No primeiro parágrafo do texto, o articulista afirma que “Eu vim ao Rio para um evento no Museu do Amanhã. Então descobri que não tinha mais passado". O termo destacado conecta as sentenças em uma relação de:
Considere o seguinte texto:

Assinale a alternativa que completa as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto:
Leia o texto abaixo:

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:
1- A altimetria refere-se a formas alternativas de avaliar artigos científicos que são compartilhados em plataformas online, como redes sociais.
2- O texto configura o uso dessas métricas alternativas como uma forma menos qualificada de avaliação científica.
3- A indagação que se dá no texto pretende levar o leitor à reflexão de que, já que os meios de publicação de informações científicas mudaram, o mesmo pode ocorrer com seus métodos avaliativos.
Assinale a alternativa correta.
“Para um paciente com nariz escorrendo, garganta dolorida e tosse, antibióticos não são necessários. A tosse deve passar no intervalo de duas a três semanas". Essas duas frases poderiam ser encadeadas, sem prejuízo de significado, por meio da expressão:
Analise as seguintes assertivas sobre ideias principais e secundárias no texto e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O subtítulo apresenta a ideia principal do texto, de forma resumida.
( ) Na primeira frase do texto, o autor se dirige para o leitor, mas não há a intenção de alertá-lo sobre o assunto principal abordado no texto.
( ) A frase entre parênteses, nas linhas 14 e 15, indica uma informação secundária ao texto, visto que traz um assunto que vai além do que está sendo abordado no texto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: