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Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo:

No 2º parágrafo, sem o que está-se referindo precisamente ao elemento textual

A questão refere-se ao Texto II.

Assinale a alternativa em cujo trecho apresentado NÃO seja utilizada uma metáfora.

Na charge, o assunto é tratado de modo:

No trecho “estrada eu sou”, o eu-lírico sugere:

Conforme o texto, uma das propriedades que define o poder público é:

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

Os pronomes retos “Nós” (linha 7) e “Elas” (linha 8) separam claramente dois universos, que, segundo se pode perceber pela interpretação do contexto em que se inserem, são, respectivamente, o dos meninos e o das meninas.

“Este será o primeiro Natal que enfrentaremos, pródigos e lúcidos”; o adjetivo “lúcidos” se justifica porque

Assinale a opção em que o diminutivo “velhinho” apresenta valor semântico diferente do da charge.

O texto 1 é uma pequena notícia de primeira página de O Globo, cujo conteúdo é ampliado em reportagem no interior do jornal.

A marca mais característica de ser este um texto resumido é:

Ao dizer que o cientista inglês “virou um ícone pop”, o autor do texto 1 quer dizer que ele:

“Inteligência e sabedoria não são a mesma coisa. Entretanto, na linguagem cotidiana, usamos os dois termos indistintamente".

Esse segmento do texto 2 mostra que nossa linguagem cotidiana:

Na comparação entre inteligência e sabedoria, realizada no texto 2, a afirmação adequada ao que é expresso no texto é:

Observe a charge a seguir:

A charge acima é uma homenagem a Stephen Hawking, destacando o fato de o cientista:

A frase final do texto 2, atribuída a Sócrates, liga a sabedoria:

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