A charge (Texto IX) critica o fato de muitas pessoas terem dado mais importância para a Copa do Mundo do que para os problemas políticos e sociais ocorridos durante o mesmo período.
Na imagem, vários índices são responsáveis por acionar essa crítica na mente do leitor. Dentre estes, o mais significativo é o fato de
Do livro de aventura às crônicas de nossos maiores escritores, são muitos os títulos de obras para os alunos do ensino fundamental II aos quais o professor tem acesso.
O Texto XI pode ser incluído nas
Das afirmações seguintes:
I. As respostas da jovem contribuem para a construção do humor da tira, pois elas mostram que ela está mais preocupada com seus
interesses pessoais, não parecendo estar tão envolvida com a empresa como esperava a outra personagem.
II. Em “Falo de algo maior, que te faz dar seu suor", a palavra “QUE" tem a função de pronome relativo.
III. O homem para se referir à empresa, utiliza corretamente a forma “NESTA" porque ele está dentro da empresa, situação que
pede o pronome demonstrativo ESTA.
Leia a tira.
Assinale a afirmativa incorreta.
Sobre o texto, considere as seguintes afirmativas:
1- O articulista não expressa opiniões nesse texto, atendo-se aos fatos ocorridos.
2- O articulista contrapõe a existência de um Museu do Amanhã no Rio de Janeiro com a falta de uma representação do passado diante do incêndio do Museu Nacional.
3- Trata-se de um texto narrativo, pois conta a história do que aconteceu com o articulista naquele dia.
4- O articulista do texto é uma mulher.
Assinale a alternativa correta.
Sobre o conteúdo da frase de Aristóteles, no texto, assinale a afirmativa correta.
No verso 6, a oração em destaque, em relação ao termo antecedente "a mulher", ao qual se relaciona, apresenta o valor semântico de:
Assinale a alternativa incorreta. A Constituição garante atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de:
Analise o fragmento a seguir.
[...] A expectativa do aluno é que o ensino de literatura se torne significativo para ele, ou seja, possibilite o estabelecimento de nexos com a realidade em que ele vive, bem como de relações com outras artes, linguagens e áreas do conhecimento. (Cereja, William Roberto, Ensino da literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura, 2005, p. 53)
Considerando o contexto apresentado, reflete-se que:
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder a questão subsequente.
Acerca da compreensão e valorização da cultura escrita no contexto escolar, considera-se equivocado o que está contido em:
Para bem compreender o ditado chinês referido no texto, deve-se associar ao
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considere o vocábulo “intrínseco” (l. 22) e analise as assertivas a seguir: ( ) No contexto em que é empregado, o vocábulo refere-se àquilo que é parte da natureza de alguém, característico ou próprio. ( ) Tal palavra poderia ser substituída por “inerente”, desconsiderando alterações estruturais no período, sem prejuízo do significado. ( ) “Intrínseco” é um sinônimo perfeito de “inato”, pois as duas palavras possuem o prefixo –in em seu radical. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: