Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8783 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas”. Segundo esse segmento do texto 2, o conceito de violência:

Em qual das frases abaixo NÃO ocorre elipse?

Em relação aos fins retóricos do texto, é correto afirmar que

Em relação à coesão do texto, é correto afirmar que

Considere as afirmações abaixo sobre a expressão sublinhada na seguinte oração do texto: Os regulamentos do novo Carnaval são as novas regras da cinematografia. (l. 41-42).

I - A expressão as novas regras da cinematografia, na oração em destaque, apresenta sentido cono-tativo.

II - O sentido global do texto contradiz o conteúdo desta oração.

III - Se a palavra novo for deslocada para a posição imediatamente depois da palavra Carnaval, a oração terá seu sentido alterado.

Quais estão corretas?

Considere as duas passagens destacadas abaixo para responder à questão:

“Era uma mulher pequena com um perfil de passarinho. Um pequeno passarinho loiro. E uma fera. “ (1º parágrafo)

“não foram poucas as vezes em que um passarinho imaginário com perfil de professora pousou no meu ombro e me chamou de fingido” (3º parágrafo)

Nota-se que a ação descrita no segundo trecho em destaque corresponde, em relação ao primeiro, a uma ideia de:

A questão refere-se ao Texto I.

De acordo com as ideias e informações expostas no Texto I, assinale a alternativa correta.

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

No trecho “poucos tentam compreender no que exatamente se inscreveram" (ℓ. 8 e 9), a substituição de “no que" por o que comprometeria a correção gramatical do texto.

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

Infere-se do texto que a modernidade impele o ser humano a tomar decisões com as quais ele não concorda.

Com relação aos aspectos linguísticos desse texto, julgue o item a seguir.

A substituição do conectivo “porque" (ℓ.10) por pois manteria os sentidos originais do texto.

Leia o texto, para responder à questão.

Segundo a autora, as mulheres de 40, 50 anos

Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

De acordo com o texto, a oposição de Bakhtin às ideias de Saussure baseia-se

Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

Considere o trecho a seguir: Os estudos de Bakhtin no ocidente, principalmente a partir da década de 70, vão influenciar as pesquisas atuais voltadas para a problemática da enunciação. Com base nessas pesquisas, não é mais possível dizer que a enunciação é um ato individual de utilização da língua por um locutor. Ela é eminentemente social. (linhas 37 a 40). Deste trecho é correto compreender que a influência de Bakhtin

A porção textual que não está diretamente relacionada com o tópico discursivo precedente nem com o que lhe segue é chamada de

Para a semântica, duas palavras são consideradas sinônimas se

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282