Considere os possíveis sentidos atribuídos à frase “Existe muito acesso ao texto, mas não ao conhecimento" (l. 08):
I. Acessar informação não pressupõe adquirir conhecimento, já que há muita informação inútil ou, mesmo, falsa.
II. Textos literários (poesia, contos, romances) são menos importantes que textos didáticos e científicos.
III. É necessário saber filtrar, dentro da grande oferta de textos, aquilo que é relevante e de boa qualidade.
IV. Os textos capazes de gerar conhecimento não são acessíveis a boa parte da população.
Quais dessas afirmativas encontram respaldo no texto?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta emprego de linguagem figurada.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Observe a frase a seguir: “O dentista diz que não devo comer nada por uma hora.” Assinale a alternativa que NÃO apresenta pergunta que possa ser respondida por ela.
“Quando li pela primeira vez essa sentença inicial da Metafísica de Aristóteles, mais de quarenta anos atrás, ela me pareceu um grosso exagero."
Essa opinião do autor do texto foi
Texto 04
Talvez sendo rigorosa, creio que nas escolhas importantes revelamos o que pensamos merecer. Casamento, trabalho, prazer, estilo de vida, nos cuidados ou nos descuidos - não importa. Mas a família, esse chão sobre o qual caminhamos por toda a vida, seja ele esburacado ou plano, ensolarado ou sombrio, não é uma escolha nossa. Porque lhe atribuo uma importância tão grande, para o bem e para o mal, ela tem sido tema recorrente de meu trabalho, em livros, artigos e palestras.
Pela família, com a qual eventualmente nem gostaríamos de conviver, somos parcialmente moldados, condenados ou salvos. Ela nos lega as memórias ternas, o necessário otimismo, a segurança - ou a baixa autoestima e os processos destrutivos. Esse pequeno território é nosso campo de treinamento como seres humanos. Misto de amor e conflito, ela é que nos dá os verdadeiros amigos e os melhores amores.
Para saber o que seria uma família positiva (não gosto do termo "normal"), deixemos de lado os estereótipos da mãe vitimizada, geradora de culpas e raiva; do pai provedor, destinado a trabalhar pelo sustento da família, sem espaço para ter, ele próprio, carinho e escuta; e dos filhos sempre talentosos e amorosos com seus pais. A boa família, na verdade, é aquela que, até quando não nos compreende, quando desaprova alguma escolha nossa, mesmo ASSIM nos faz sentir aceitos e respeitados. É onde sempre somos queridos e onde sempre temos lugar.
LUFT, Lya. Família: como fazer. Veja, São Paulo, n.44,
p.25, 3 nov. 2004. Artigo de Opinião.
Aponte a alternativa em que NÃO se observa uma relação hipotética no trecho destacado.
Com relação às ideias do texto CB1A1-I, julgue o item subsequente.
O autor do texto defende a ideia de que a razão é um elemento de relevância na definição do que possa ser considerado justiça ou injustiça.
Acerca das ideias e dos sentidos do texto CB1A1-II, julgue o item a seguir.
Considerando que situações de pobreza são sensíveis ao grau de desigualdade de um país, a autora do texto argumenta que uma ação de enfrentamento da desigualdade consequentemente combate a pobreza.
Considerando a tipologia do texto, é correto afirmar que ele é predominantemente
O argumento de que se vale o autor do texto para aproximar a ciência e o mercado está no fato de que ambos
Assinale a alternativa que expressa uma ideia contrária à do texto.
Assinale a alternativa CORRETA em relação ao significado das palavras em análise no texto.
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Em síntese, a reflexão de Sêneca transcrita no texto incide sobre