Texto 1 para responder à questão.
Com relação à tipologia textual, assinale a alternativa correta.
Leia os textos acima e as seguintes afirmações:
I. Texto 1 segue os padrões da gramática tradicional da língua portuguesa.
II. Texto 2 segue os padrões da gramática tradicional da língua portuguesa.
III. Ambos os textos 1 e 2 seguem os padrões da gramática tradicional da língua portuguesa.
Assinale a alternativa correta, de acordo com as afirmações acima:
Com relação às ideias do texto 2A1-II, julgue o item subsequente.
Considerando-se que, segundo o último parágrafo, o uso do sistema de aprendizagem de máquina deve “contribuir para cortes de gastos" (l. 11 e 12), é correto inferir do texto que esses gastos são ocasionados pelos analistas na operação humana.
Releia a frase do Texto I:
“Minha mãe e eu o esperávamos, preocupados e famintos."
Assinale a alternativa em que o pronome obliquo se refere ao mesmo termo que na frase destacada acima.
Nesse fragmento, Martins utiliza a repetição de uma mesma palavra, borboleta, como recurso coesivo. Na frase “Ocupava-se em voar pela noite de árvore em árvore", o autor utiliza outro recurso, com a mesma finalidade. Assinale a alternativa que indica o recurso utilizado nessa frase.
Vidas secas apresenta uma voz narrativa em terceira pessoa que, no entanto, consegue matizar-se pelo uso estratégico de recursos ligados à polifonia.
Considerando a leitura do Texto II, percebe-se essa elaboração multiperspectivada e polifônica da voz narrativa no(a)
Uma das marcas mais típicas da narrativa machadiana é a expressão de uma mundividência em que a desilusão com a vida, com a sociedade e com o ser humano são as tônicas.
O Texto V apresenta, sutilmente, a visão desiludida do narrador em relação à existência humana e à vida, por meio da
No Texto VIII, o texto ao lado da foto diz que “O garoto tinha só 14 anos e estava indo para a escola quando uma bala o matou. Em Realengo, outro adolescente da mesma idade foi morto a tiros". A gramática tradicional classifica os sujeitos das duas orações destacadas como “determinados", por estarem explícitos na frase, e “simples", por conterem somente um núcleo.
No entanto, sabe-se que o lugar sintático do sujeito é um lugar de proeminência na estrutura sintagmática dos enunciados e pode transparecer escolhas feitas pelo enunciador.
Tomando por base a citação de Antunes (2002), uma análise mais aprofundada, que ultrapassa os critérios puramente sintáticos de classificação, revela que a escolha feita tem o objetivo de
Assinale a alternativa que apresenta os sinônimos mais adequados para afetadas (l. 32), crepitantes (l. 38) e iminente (l. 40), respectivamente, segundo o contexto em que esses vocábulos aparecem.
Considere os possíveis sentidos atribuídos à frase “Existe muito acesso ao texto, mas não ao conhecimento" (l. 08):
I. Acessar informação não pressupõe adquirir conhecimento, já que há muita informação inútil ou, mesmo, falsa.
II. Textos literários (poesia, contos, romances) são menos importantes que textos didáticos e científicos.
III. É necessário saber filtrar, dentro da grande oferta de textos, aquilo que é relevante e de boa qualidade.
IV. Os textos capazes de gerar conhecimento não são acessíveis a boa parte da população.
Quais dessas afirmativas encontram respaldo no texto?
A palavra “exatidão” (linha 17) poderia ser substituída por qual das palavras abaixo?