O Texto 2 dialoga com o Texto 1 no que diz respeito à percepção sobre sabedoria. Nesses textos, a sabedoria é uma
O texto constrói uma percepção sobre a idade da mulher. Dessa percepção, infere-se que a idade da mulher
De acordo com sua organização, estrutura e esquemas retóricos, o texto se constrói em torno
O Texto 2 dialoga com o Texto 1 no que diz respeito à percepção sobre sabedoria. Nesses textos, a sabedoria é uma
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
De acordo com o texto, as empresas, atualmente
O texto constrói uma percepção sobre a idade da mulher. Dessa percepção, infere-se que a idade da mulher
Do último parágrafo do texto, pressupõe-se que o paradoxo que envolve a sabedoria da mulher é de
Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item que se segue.
“vem desgastando" (linha 4) por tem desgastado
Julgue o item subsequente, considerando a correção gramatical do trecho apresentado e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Esclareça-se que o pedido de agendamento de reunião com a Comissão Técnica de Reestruturação deve ser formalizado em documento no qual constem o nome dos participantes e o assunto a ser tratado.

Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
Pelas relações de coesão estabelecidas no texto, percebe-se que o segmento “O outro” (linha 7) retoma, por repetição, o termo “outro” (linha 4).

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item subsequente.
“existem" (linha 19) por há

Considerando o fragmento do texto apresentado, assinale a alternativa correta.
Texto para responder à questão.
Sobre o texto leia as afirmativas a seguir. I. O texto apresenta um personagem narrador que vive seu presente, mas conta algo que ocorreu no passado. II. O personagem narrador conta algo que se passa em seu momento presente. III. A estratégia utilizada na construção do tempo narrativo intenciona a percepção de que os fatos passados têm muita importância e afetam o presente. Está correto apenas o que se afirma em:
I. O narrador de rodeio é testemunha ocular do fato narrado, conforme indica a frase “Deu até vontade de rir...".
II. O narrador de rodeio retrata a cena cruelmente, sem demonstrar constrangimento quanto a essa perspectiva, segundo a ironia presente em “Ezequiel, esse insistente...".
III. A voz narrativa de rodeio banaliza a atuação do peão, demonstrando seu engajamento com relação à causa em favor de animais.
O texto III é um conto, parte da obra Passaporte, de Fernando Bonassi, publicado pela editora Cosac & Naify. Quanto à posição do narrador em relação ao fato narrado, é CORRETO o que se afirma apenas em:
Uma das competências específicas do Ensino de Língua Portuguesa preconizadas pela BNCC a ser desenvolvida na Educação Básica foi transcrita abaixo:
Um dos grandes desafios aos docentes na contemporaneidade é lidar (e ensinar a lidar) com a diversidade e pluralidade, em todas as suas manifestações – uma delas é a variabilidade linguística.
Analise a metalinguagem adotada pelos compositores (Sandra Peres e Luiz Tatti) e o que destacam os verbetes a seguir, no dicionário:


Ainda que poeticamente, os autores espelham a existência de uma acepção negativa, preconceituosa, no que se refere: