Faça a análise linguística das seguintes frases: I. Terminado o discurso, dirigiu-se ao hotel; II. Todas as folhas do contrato eram para mim ler; III. Tenho-o visto entrar e sair do prédio; IV. Ela era as preocupações do pai. Assinale a opção correta:
Visto que o excerto citado faz parte de um diálogo, nas duas últimas linhas do texto infere-se que
Há marcas que vivem da inclusão, e outras que vivem da exclusão
Contardo Calligaris
O propósito do texto é
Há marcas que vivem da inclusão, e outras que vivem da exclusão
Contardo Calligaris
Percebe-se o tom irônico do autor em:
Observe atentamente cada par de frases correlacionadas. A segunda apresenta uma alteração / transformação da primeira num aspecto indicado entre colchetes.
Assinale a opção em que a transformação gerou uma construção incorreta do ponto de vista da norma padrão:
Analise as afirmativas sobre o poema.
I) Há uma relação entre o título e o decorrer do poema que se faz grafar o número 666, que por alguns seguimentos religiosos seria o número do mal, poderíamos atribuir alguma relação com o tempo como se fosse um “castigo" aos humanos o fim da vida, a passagem do tempo.
II) No trecho “A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa." Podemos interpretar que a vida é algo penoso, porém pode-se fazer de uma forma tranquila pois estamos em casa e isso significa que há pouca pressão.
III) Nas repetições dos versos 2,3,4 é usada a figura de linguagem chamada anáfora, com a repetição de “Quando se vê", traz ao leitor um efeito do movimento que fazemos ao piscar, carregado de sentindo da rapidez dos acontecimentos da vida em relação ao tempo.
Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa que melhor atribua significado do título do poema a sua interpretação.
Assinale a alternativa que melhor corresponde a interpretação do trecho retirado do livro “O pequeno Príncipe”.
Assinale a alternativa que corresponde a construção de sentido da tirinha.
Assinale a alternativa que melhor atribua significado do título do poema a sua interpretação.
Texto para responder à questão.

O termo destacado em “uma CHATA que usa o truque de afirmar e depois, como se fosse estilo, obtemperar” expressa o valor semântico de:
Texto para responder à questão.
As marcas linguísticas e o modo de organização do discurso que caracterizam o texto são predominantemente:
Texto para responder à questão.
O elemento destacado em “É uma maldição porque obriga e arrasta COMO um vício penoso" atribui ao segmento a que pertence ideia de:
De acordo com sua organização, estrutura e esquemas retóricos, o texto se constrói em torno