Leia o texto abaixo para responder à questão.

De acordo com o texto, analise as afirmativas abaixo.
Assinale a alternativa correta.
Leia o texto para responder à questão.

Ela, nas três últimas estrofes, é sujeito e refere-se à

O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.
Ainda sobre o trecho “Refletir sobre a linguagem exige apenas um bom professor, quadro-negro e a intuição dos alunos. Essa é uma maneira de ensinar a raciocinar cientificamente com pouquíssimos recursos." (linhas 11 e 12), pode-se afirmar que a oração que se inicia pelo anafórico “essa" possui, relacionada ao período anterior, o objetivo de
Leia o texto abaixo para responder à questão

No excerto acima, a sentença linguística “Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.” (linhas 4 e 5) é reproduzida pelo narrador por meio do seguinte mecanismo:
Leia o texto abaixo para responder à questão

Na sentença linguística “tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado" (linha 13), o elemento coesivo sublinhado possui natureza
Leia o texto abaixo, retirado de uma sentença, e responda à questão.

Nesse excerto de sentença, há predominância do tipo textual
Do título “Gramáticas: rota alternativa para as aulas de português” e da leitura atenta ao texto, pode-se pressupor do fato de o signo linguístico “gramática” estar flexionado no plural e estar seguido da expressão “rota alternativa” que

O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra ''Gramática na escolas'', escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas. com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada ''língua natural'', é possível construir ''gramáticas'' e melhorar a educação do País.
Sobre o trecho “que mostram que a reflexão sobre uma língua natural ensina o método científico, auxilia no ensino de ciências e matemática e desenvolve as capacidades de leitura e escrita.” (linhas 8 a 9), um dos assuntos estudados que mais inter-relaciona linguística com conhecimentos matemáticos é
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Deve-se entender, segundo a fundamentação apresentada no texto, que uma promessa
Atenção: Para responder à questão de número, baseie-se no texto abaixo.
Ao se afirmar, no 2º parágrafo, que Ficamos perturbados, está-se admitindo que
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
No 2º parágrafo do texto, a “mobilidade urbana"
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Platão alfinetou Diógenes, e este retorquiu com serenidade.
A frase acima manterá seu sentido básico caso se substituam os elementos sublinhados, respectivamente, por:

Uma consequência da argumentação desenvolvida pelo autor, nos estudos da linguagem, é:

Com base na discussão da autora, pode-se inferir um papel das línguas vinculado ao seguinte aspecto:

A argumentação da autora sobre os negros nos navios negreiros se constrói com base no uso de: