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INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão.

TEXTO I

“Só Gabriela parecia não sentir a caminhada, seus pés como que deslizando pela picada muitas vezes aberta na hora a golpes de facão, na mata virgem. Como se não existissem as pedras, os tocos, os cipós emaranhados. A poeira dos caminhos da caatinga a cobrira tão por completo que era impossível distinguir seus traços. Nos cabelos já não penetrava o pedaço de pente, tanto pó se acumulara. Parecia uma demente perdida nos caminhos. Mas Clemente sabia como ela era deveras e o sabia em cada partícula de seu ser, na ponta dos dedos e na pele do peito. Quando os dois grupos se encontraram, no começo da viagem, a cor do rosto de Gabriela e de suas pernas era ainda visível e os cabelos rolavam sobre o cangote, espalhando perfume. Ainda agora, através da sujeira a envolvê-la, ele a enxergava como a vira no primeiro dia, encostada numa árvore, o corpo esguio, o rosto sorridente, mordendo uma goiaba.”

AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela. 1958.

Todos os excertos a seguir, retirados de distintas obras literárias brasileiras, coincidem em contexto situacional com esse trecho da obra Gabriela, cravo e canela, exceto:

A partir da interpretação da tirinha, analise as afirmativas abaixo.

  1. Compreende-se que as duas crianças, personagens da tirinha, são oriundas de uma escola particular devido ao uso da palavra freguês no último quadrinho.
  2. No pensamento de Manolito, um freguês é aquele que frequenta cotidianamente algum espaço, mesmo que esse seja a escola.
  3. Na lógica de Manolito, aluno e freguês podem ser sinônimos.
  4. Manolito não se conforma com a avaliação de "péssimo" por deixar claro o quanto foi aplicado e estudioso na escola.

De acordo com a leitura do texto, analise as afirmativas abaixo.

  1. O texto pode ser considerado, predominantemente, expositivo-argumentativo.
  2. O primeiro período do texto é uma sequência narrativa, devido à progressão temporal sugerida pelos tempos verbais empregados no trecho.
  3. As duas perguntas finais do texto, por se dirigirem diretamente ao leitor, utilizando
    verbos no modo imperativo, são consideradas sequências injuntivas.

Assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que indica o sentidocorreto do emprego do termo "para" no trecho:"Trabalhar para ganhar a vida".

Observe a frase abaixo:

“Dada a causa, a natureza produz o efeito do modo mais breve em que pode ser produzido”.

Segundo essa frase, a natureza:

Observe o fragmento textual abaixo, retirado do romance Canaã, de Graça Aranha.

“Todas as formas estão diluídas. Cinco horas da manhã. A carroça do padeiro passa estrondando, fazendo a quietude da cidade afundada, mas um instante depois o seu vulto e o seu ruído se dissolvem de novo na cerração. O silêncio torna a cair”.

Nesse texto o observador não pode descrever perfeitamente as formas; nesse caso, o que provoca essa limitação do observador é:

Também pode evitar-se a repetição de palavras idênticas, substituindo a segunda ocorrência do vocábulo por um pronome demonstrativo; a frase abaixo em que isso foi feito de forma adequada é:

A frase abaixo em que ocorre ambiguidade é:

Considerando as informações veiculadas no texto CG1A1-I, julgue o item.

De acordo com as informações do texto, setores econômicos distintos apresentam resultados diferentes em termos de ações voltadas para a sustentabilidade.

Segundo o autor do texto, o emprego da palavra “reprodução” para se referir ao nascimento de um filho

 A ironia ocorre quando a palavra empregada deve exprimir ideia oposta àquela expressa pelo sentido original dessa palavra.
 Considerando a definição, assinale a alternativa em que a expressão destacada foi empregada em sentido irônico pelo autor.

De acordo com as informações do texto, é correto afirmar que

Sem direito e Poesia

 Eis me aqui, iniludível. Incipiente na arte da escrita, desfraldo sentimentos vestindo-os com as palavras que lhes atribuem significado. Às vezes dá vontade ser assim, hermético. Talvez, porque eu sinta
que o mundo não me entende ou porque, talvez, eu não me encaixe harmonicamente no mundo, é que sinto esta liberdade em não me fazer entender. É que, talvez, a vida seja mesmo um mal entendido.
 Portanto, despiciendo as opiniões e me faço prolixo. Suasório para o intento de escrever em uma língua indecifrável ao homem comum. Meu vocabulário, quando quero, é um quarto cerrado e, nele me tranco e jogo fora a chave do entendimento. Dizem-me que as palavras devem ser um instrumento para comunicar-se e que isto é fazer-se entender. Mas eu, que do mundo nada entendo, por que razão deveria me fazer entender?
 Sinto o decesso aproximar-se, pelo esvair-se do fluido vital, e, sem tempo para o recreio desejado, com os ombros arcados pelos compromissos assumidos, tenho no plenilúnio um desejo imarcescível de que haja vida no satélite natural. Talvez, após o decesso, eu possa lá estabelecer morada e, vivendo em uma sociedade singular, haja o recreio em espírito. Na realidade. Na iniludível realidade, meu recreio é uma sala ampla. Teto alto. Prateleiras rústicas com farta literatura e filosofia. Nenhuma porta ou janela aberta a permitir à passagem do tempo. Uma poltrona aveludada. Frio. Lareira acesa. Vinho tinto seco, Malbec.
 O amor? O entregar-se? Não!
 Tratar-se-ia apenas de amor próprio. Sem entrega. Apenas eu. Apenas eu e o tempo. Cerrado na sala cerrada. Divagando sobre o nada e refletindo sobre tudo. Imarcescível seria tal momento. Mas a vida. A vida é singular ao tempo, pois que o tempo é eterno, e a criatura humana é botão de rosa, matéria orgânica falível na passagem do eterno. Sigo... Soerguendome...Sobrevivo...

(Fonte: Nelson Olivo Capeleti Junior/ Artigos13/04/2018 - JUS Brasil)

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

Pode-se dizer que o texto defende a ideia de que:

Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo, com base no texto.

Coluna 1 Períodos históricos
1. Antiguidade
2. Desde a Idade Média
3. A partir da segunda metade do século XIV
4. Século XIX
5. Século XX

Coluna 2 Descrições
(  ) Responsabilidade da Igreja e da aristocracia
(  ) Museu Nacional de Belas Artes
(  ) Humanistas, antiquários, artistas e cientistas
(  ) Conservação de patrimônio e exposições gerais de belas artes
(  ) Bibliotecas e gabinetes
(  ) Mitologia grega

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

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