Com foco na compreensão do texto, Bechara (2019, p. 616) explica que a compreensão de texto consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. E interpretação consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Assim sendo, leia as alternativas e selecione a única proposição correta.
Depreende-se do último período do texto que um pensamento mágico seria aquele que
Assinale a alternativa em que o trecho é marcado pela pessoalidade em relação à pessoa discursiva empregada.
Levando em consideração o cotidiano escolar, assinale a alternativa que apresenta o princípio da Base Nacional Comum Curricular, o qual está relacionado mais diretamente à prática pedagógica abordada.
De acordo com o texto, nota-se que a reação de Padre Antônio e o modo com que trata Pereira deve-se:
Uma leitura atenta do texto permite-nos perceber que a subjetividade que o caracteriza já é antecipada no propósito apresentado logo no início.
Nesse sentido, pode-se afirmar que, para o enunciador:
Ao analisar, no título do texto, o emprego do verbo flexionado no Presente do Indicativo, percebe-se que ele confere, ao enunciado:
O narrador dirige-se explicitamente a seus leitores no seguinte trecho:
Observe os excertos a seguir retirados do texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças” e assinale a alternativa em que se estabelece uma relação semântica de condição.
A partir das informações encontradas no texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças”, é correto afirmar que
“A falta de educação dos visitantes, que sobem em telhados, levam sua própria comida para locais que vendem alimentos e usam qualquer coisa como cinzeiro tira do sério quem vive no local.”
Assinale a opção que apresenta a atitude dos turistas que mostra uma razão adequada de condenação por parte dos japoneses.