Os padrões de consumo são moldados de acordo com as características dos consumidores, ou seja, de acordo com a idade e o sexo. É importante considerar transições ou mudanças na vida das pessoas, quando se faz necessário conhecer os clientes. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta características relacionadas ao fator pessoal.
Uma empresa possui um novo produto para o qual o mercado tem tamanho limitado. Além disso, grande parte dos consumidores conhece o produto e está disposta a pagar um preço alto por ele, e a concorrência potencial não é significativa.
Limitado a trabalhar apenas com as variáveis preço e promoção, o gerente de marketing dessa empresa deve lançar o novo produto utilizando a estratégia de
Em relação à definição de Customer Relationship Management (CRM), assinale a alternativa correta.
Tendo em vista que o investimento em marketing de relacionamento distingue-se por níveis, é correto afirmar que o nível
Um competente profissional de Comunicação e Marketing deve basear suas ações nas políticas e valores
internos da corporação e manter-se informado sobre o mercado em que atua. Deve contribuir para
a criação de estratégias de Comunicação e de Marketing, interagindo com os públicos de interesse da
organização (stakeholders). Deve desenvolver Planos e Programas de Comunicação Corporativa e apoiar
os processos de Planejamentos de Marketing e suas implementações. Além do importante público interno,
a imprensa também ajuda a divulgar e formar um conceito favorável na opinião pública.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
A empresa XYZ está analisando mudanças na embalagem do seu principal produto. Decidiu-se realizar uma série de discussões em grupo (Focus Group). No total foram 4 grupos com 12 participantes cada, em um total de 48 pessoas. A afirmação que se mostra adequada para a situação e objetivos deste tipo de pesquisa é:
Sobre o modelo do Ciclo de Vida da Família, pelo qual os profissionais de marketing buscam identificar padrões e relações nos hábitos e necessidades de famílias, como grupos de consumidores, é INCORRETO afirmar:
De acordo com Chiavenato(2011), assinale a opção que apresenta
uma das vantagens da utilização do BENCHMARKING.
O endomarketing visa a manter todos os integrantes da
organização plenamente informados sobre a sua cultura,
política, objetivos e diretrizes. Sobre o assunto, marque V
para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Visando à educação e à cultura organizacional,
projetos de endomarketing têm que valorizar o ser
humano e melhorar o grau de comprometimento das
pessoas.
( ) Os projetos de endomarketing são essencialmente
sistêmicos.
( ) Os projetos de endomarketing ganharam força, pois
diminuem os custos com propaganda e publicidade.
( ) Endomarketing é a tarefa bem–sucedida de
contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que
desejam atender bem aos consumidores.
( ) Atitudes de endomarketing são decisões da alta
direção da empresa, no sentido de proporcionar um
maior e melhor nível de informação aos acionistas e
de integrá–los ao mercado externo.
É recomendável se valer de um modelo exploratório de pesquisa quando
A classificação da população pelo critério socioeconômico é amplamente utilizada na definição de estratégias de marketing. Sobre aspectos relacionados a esta classificação, é correto afirmar que
Lucas está analisando o grau de fidelidade de sua base de clientes. Representa um índice relevante para análise do grau de fidelidade da base de clientes:
Envolvimento com a oferta é um conceito central para analisar o comportamento do consumidor. Na aplicação deste conceito,
Uma abordagem influente sobre motivação, e incorporada pelos profissionais de marketing, foi formulada pelo psicólogo Abraham Maslow, que propôs uma hierarquia das necessidades humanas. A proposta de Maslow
Uma pesquisa revelou que os compradores de óleos lubrificantes são extremamente sensíveis a preço.
Nesse mercado, um fabricante de óleos lubrificantes que deseje maximizar sua participação de mercado deve selecionar seu objetivo de determinação de preços como